HOMENAGEM ÀS MÃES DO MUNDO

HOMENAGEM DO CENTRO CULTURAL LUSO BRASILEIRO A TODAS AS MÃES DO MUNDO


O CENTRO CULTURAL LUSO BRASILEIRO, DESEJA A TODAS AS MÃES DA  TERRA E DA ETERNIDADE, VOTOS DE UMA FELIZ COMEMORAÇÃO E QUE A RAINHA MÃE, A VIRGEM MARIA, CONTINUE SEMPRE COM SEU MANTO SAGRADO A PROTEGER OS FILHOS QUERIDOS DESSAS MÃES...





Mãe fonte de Amor
Cesar Moura

Madre mulher Mãe genitora Fonte de amor Dor pelo filho que chora Chora a mãe pelo filho que foi Ao romper da aurora O teu cheiro é suave, de flor. O leite que amamenta a criança Também acalenta de amor Mamãe é ser tudo na vida Só o teu colo apazigua na hora da dor. Lembra do primeiro dia na escola? Foi você que encorajou Esta pobre criança que só se sentia segura Em teus braços de amor. Mãe os teus dias são para sempre Mesmo que não esteja aqui, minha mãe, Sou filho da tua esperança Que um dia com coragem içou. Aprendi a ser valente por justiça Porque você assim me ensinou Mulher da minha vida, minha amiga Agradeço por todo o seu amor! Mãe, minha querida mamãe.
facebooktwittergoogle

Mamãe

Marco Antonio do Nascimento





Mamãe era mais que uma mulher. Era duas, três mulheres... Era todas as mulheres do mundo. Mamãe capinava, roçava, plantava... Ainda lhe sobrava tempo para amar. Amava seus filhos ternamente. Nos beliscava, nos mordia, nos acariciava. Mas era tudo amor. Amor puro de mãe pura. Na madrugada, O fogão à lenha clareava toda a casa. Mamãe soprava, soprava e a água fervia. O silêncio informava que Papai já estava em pé. O ar puro confidenciava que o café puro já estava pronto. Café puro. Feito por mãos puras e ternas. Hoje, Mamãe não capina, não roça, não planta mais. Mas continua amando... Tenho saudades de seus beliscões. De suas mordidas... De suas carícias... Daquelas manhãs de silêncio... Hoje, o ar não é mais puro. O café não é puro e nem cheira tanto. E o silêncio não permite que eu ouça Papai... Apenas Mamãe continua pura. Pura como o sorriso puro de uma criança pura. E a saudade sempre aparece... Quando ouço o pio triste, De um sabiá no meu pensamento.
facebooktwittergoogle+
sms

Mãe

Iracema Pereira da Silva

Mãe, como é bom acordar com você ao meu lado, A sua coragem me ajuda a enfrentar os desafios da vida, E sua compreensão e carinho me fazem sentir muito amando. Mãe, o seu sorriso enche de alegria a minha vida, A sua fé me dá a certeza de que dias melhores virão, E seus sábios conselhos, iluminam o meu caminho. Mãe, o seu amor é o maior tesouro que tenho, A revigorar minhas forças a cada novo dia, E tens o dom de renovar minhas esperanças perdidas. Mãe, contigo aprendi que a vida é maravilhosa, A enxergar que até nas pequenas coisas da Natureza, Encontramos a grandeza da criação de DEUS!
facebooktwittergoogle


Carlos Drummond de Andrade

Para Sempre

Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
— mistério profundo —
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.
Carlos Drummond de Andrade, in 'Lição de Coisas'

 COMO NASCEU O Dia das Mães

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Dia Das Mães
Mothers' Day Cake.jpg
Bolo decorado com a inscrição Happy Mother's Day, Feliz Dia da Mãe, em português.
Nome oficial Dia das Mães ou Dia da Mãe (português)


Proclamação do Dia das Mães (Thomas Woodrow Wilson, 09.05.1914)

O Dia das Mães também designado de Dia da Mãe é uma data comemorativa em que se homenageia a mãe e a maternidade. Em alguns países é comemorado no segundo domingo do mês de maio (como no Brasil e na Irlanda). Em Portugal é comemorado no primeiro domingo do mês de Maio.

Origens

A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. A Enciclopédia Britânica diz: "Uma festividade derivada do costume de adorar a mãe, na antiga Grécia. A adoração formal da mãe, com cerimônias para Cibele ou Rhea, a Grande Mãe dos Deuses, era realizada nos idos de março, em toda a Ásia Menor." 
Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada pela ativista Ann Maria Reeves Jarvis, que fundou em 1858 os Mothers Days Works Clubs com o objetivo de diminuir a mortalidade de crianças em famílias de trabalhadores. Jarvis organizou em 1865 o Mother's Friendship Days (dias de amizade para as mães) para melhorar as condições dos feridos na Guerra de Secessão que assolou os Estados Unidos no período. Em 1870 a escritora Julia Ward Howe (autora de O Hino de Batalha da República) publicou o manifesto Mother's Day Proclamation, pedindo paz e desarmamento depois da Guerra de Secessão.
Reconhecida como idealizadora do Dia das Mães na sua forma atual é a filha de Ann Maria Reeves Jarvis, a metodista Anna Jarvis, que em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte de sua mãe, criou um memorial à sua mãe e iniciou uma campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido. Ela obteve sucesso ao torná-lo reconhecido nos Estados Unidos em 8 de maio de 1914, quando a resolução Joint Resolution Designating the Second Sunday in May as Mother's Day foi aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos, instalando o segundo domingo do mês de maio como Dia das Mães. No âmbito desta resolução o Presidente dos Estados Unidos Thomas Woodrow Wilson proclamou no dia seguinte que no Dia das Mães os edifícios públicos devem ser decorados com bandeiras. Assim, o Dia das Mães foi celebrado pela primeira vez em 9 de maio de 1914.
Com a crescente difusão e comercialização do Dia das Mães Anna Jarvis afastou-se do movimento, lamentou a criação e lutou para a abolição do feriado.

Dados históricos

No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas, a pedido das feministas da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, oficializou a data no segundo domingo de maio. A iniciativa fazia parte da estratégia das feministas de valorizar a importancia das mulheres na sociedade, animadas com as perspectivas que se abriram a partir da conquista do direito de votar, em fevereiro do mesmo ano. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.
Em Portugal, o Dia da Mãe é comemorado no primeiro domingo de Maio, seguindo a tradição da Igreja Católica que neste mês celebra Santa Maria, Mãe de Jesus (em particular Nossa Senhora de Fátima), embora durante muitos anos tivesse sido comemorado no dia 8 de Dezembro, dia da Nossa Senhora da Conceição.

Importância econômica

No Brasil e nos Estados Unidos o Dia das Mães é a segunda melhor data do comércio, depois do Natal. A National Retail Federation (Federação Nacional de Varejo norte-americana) estimou para 2012 que os gastos para o Dia das Mães devem ultrapassar $18.6 bilhões ($152 por pessoa) nos Estados Unidos.

Datas fixas

Dia Mês País
3 Março Geórgia
8 Março Albânia, Rússia, Sérvia, Montenegro, Bulgária, Roménia , Moldavia, Butão
21 Março Egito, Síria, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait
7 Abril Grécia
10 Maio México, Guatemala, Bahrein, Índia, Malásia, Qatar, Singapura
15 Maio Paraguai
26 Maio Polônia
27 Maio Bolívia, República Dominicana
8 Junho Luxemburgo
12 Agosto Tailândia
15 Agosto Bélgica e Costa Rica (Assunção de Maria)
8 Dezembro Panamá, Portugal (não oficial)

Dias variáveis no mês

Dia Mês País
Segundo Domingo Fevereiro Noruega
Primeiro Domingo Maio Lituânia, Hungria, Cabo Verde, Espanha, Moçambique, Angola, Portugal
Segundo Domingo Maio África do Sul, Austrália, Bélgica, Brasil', Chile , China, Colômbia (exceto na cidade de Cúcuta), Dinamarca, Alemanha, Estônia, Panamá,Grécia, Itália, Japão, Canadá, Cuba, Países Baixos, Nova Zelândia, Áustria, Peru, Suíça, Formosa, Turquia, EUA, Venezuela, Finlândia, Hong Kong
Último Domingo Maio Colômbia (só na cidade de Cúcuta), França (se coincide com Pentecostes, é transferido para o primeiro domingo de Junho), Suécia
Terceiro  Domingo Outubro Argentina, Bielorrússia
Início do Mês

Dias variáveis no ano

Dia País
Primeiro Dia da Primavera Palestina, Líbano
2 semanas antes do Natal, Antiga Iugoslávia 
Outubro

Índia







0 comentários:

Postar um comentário