O DIA DAS CRIANÇAS E DA VIRGEM MARIA


POR QUE O DIA 12 DE OUTUBRO É O DIA DAS CRIANÇAS?

Embora tenha sido criada nos anos 20, somente nos anos 60 é que a data ganhou força quando a marca de brinquedos Estrela resolveu fazer uma campanha junto à Johnson, a “Bebê Robusto”, para alavancar as vendas.

A estratégia deu tão certo que outras empresas resolveram aderir à comemoração, e foi então que o dia das crianças passou a ser celebrado no país todo.

Por que o dia 12 de outubro foi escolhido?

O dia 12 de outubro foi oficializado como dia das crianças por sugestão dos deputados que aprovaram a ideia de uma data para comemorar os pequenos. Não há relatos das razões pelas quais levaram a escolha, mas há uma coincidência interessante: 12 de outubro também é a data em que Cristóvão Colombo descobriu as Américas, chamando-as de “continentes das crianças”. Interessante, né?

Além disso, no Brasil, também é comemorado o dia da padroeira do país, Nossa Senhora Aparecida. É por esse motivo que a data é feriado nacional.


O mundo todo comemora o dia das crianças na mesma data?

Ao contrário do que algumas pessoas podem achar, o 12 de outubro não é dia das crianças em todo o mundo. Na verdade, a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece o dia universal das crianças em 20 de novembro, pois é a data de aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças.

Entretanto, alguns países comemoram em outras datas e têm costumes diferentes. A seguir, veja alguns exemplos bem interessantes.
Japão

No Japão, o dia das crianças é comemorado 2 vezes ao ano: uma para meninos e outra para meninas. No dia 5 de maio é a vez dos meninos. As famílias expõem capacetes de guerra desejando que os pequenos sejam fortes e comem bolinhos de arroz recheados com feijão vermelho. No dia 3 de março acontece a comemoração das meninas com uma exposição de bonecas.
Países da África Central: Congo, Camarões e Gabão

Nesses países, o dia das crianças é comemorado no dia 25 de dezembro, junto ao natal para que todas as crianças do mundo sejam homenageadas.

Portugal

Em Portugal, a cultura cristã é muito forte. Por isso, o dia das crianças é comemorado no dia 1° de junho por ser em seguida do mês que homenageia Maria, mãe de Cristo. No país, as escolas e as cidades organizam atividades infantis para as crianças comemorarem.

Em verdade, neste dia , em que as crianças do Brasil comemoram o seu dia, deveríamos nós, adultos, aproveitar para fazermos uma reflexão sobre a maldade que com elas fazemos no dia a dia premidos pela ganância da cúpula de uma sociedade cuja ideologia é a maximização dos lucros. que nem sequer ficam aqui dentro. Se pararmos um pouco para refletir, vamos descobrir o quanto somos robôs desta cúpula desumana, que está destruindo nossas crianças e nossas famílias. Quem sabe esta parada da covid não tenha trazido essa reflexão! Que a Virgem Maria, Jesus e o nosso Deus protejam sempre nossas crianças são os votos deste blog.......
 

  

0 comentários:

Postar um comentário