...E ASSIM NASCEU VITÓRIA



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.





"Cidade Presépio"
"Cidade Luz"
"Ilha do Mel"
"Vix"
"Ilha de Vix"

Vitória é a capital do estado do Espírito Santo, e uma das três ilhas-capitais do Brasil (as outras são Florianópolis e São Luís). Está localizada na Região Sudeste. Situada a 20º19'09' de latitude sul e 40°20'50' de longitude oeste, Vitória limita-se ao norte com o município da Serra, ao sul com Vila Velha, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com Cariacica.

Com uma população de 320.156 habitantes, segundo estimativas de 2009 do IBGE, a cidade é a quarta mais populosa do estado (atrás dos municípios limítrofes de sua região metropolitana: Vila Velha, Serra e Cariacica) e integra uma área geográfica de grande nível de urbanização denominada Região Metropolitana da Grande Vitória, compreendida pelos municípios de Vitória, Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana e Vila Velha.

Vitória é cercada pela Baía de Vitória, é uma ilha de tipo fluviomarinho. Além da ilha principal, Vitória, fazem parte do município outras 34 ilhas (algumas a mais de 1100 km da costa) e uma porção continental, perfazendo um total de 93,381 km². Originalmente eram 50 ilhas, muitas das quais foram agregadas por meio de aterro à ilha maior.

Entre as capitais do Brasil, Vitória possui o 3° melhor IDH e o maior PIB per capita.
Vitória possui dois grandes portos, o Porto de Vitória e o Porto de Tubarão. Esses portos fazem parte do maior complexo portuário do Brasil, que inclui vários portos do estado, e são considerados os melhores (em qualidade) do Brasil.
A cidade administra a Ilha de Trindade e a Ilha de Martim Vaz, a 1100 km da costa, que são importantes bases meteorológicas por causa de sua posição estratégica, em área de dispersão de massas de ar.

História

PALÁCIO ANCHIETA

Vitória surgiu devido aos constantes ataques indígenas, franceses e holandeses a Vila Velha, que era a capital da capitania do Espírito Santo. Os portugueses decidiram então mudar a capital e escolheram uma ilha próxima ao continente, chamada pelos índios de Ilha de Guanaani. A Vila Nova do Espírito Santo, como era denominada, foi fundada em 8 de Setembro de 1551 e posteriormente denominada Vitória, em memória da vitória em uma grande batalha comandada pelo donatário da capitania, Vasco Fernandes Coutinho, contra os Goitacases.

Até o século passado, os limites da capital capixaba eram o atual Forte de São João, onde atualmente está localizado o Clube de Regatas Saldanha da Gama, próximo ao centro da cidade, e também o morro onde funciona o atual hospital da Santa Casa de Misericórdia, no bairro Vila Rubim. A cidade foi sendo construída nas partes altas, o que deu origem a diversas ruas estreitas. A parte de baixo foi sujeita a ataques e devido a isso foram construídos vários fortes na beira do mar.
Em 24 de Fevereiro de 1823 (17 de Março de 1829 ?) a vila de Vitória foi elevada a cidade, mas seu isolamento insular evitava seu desenvolvimento. A partir do ano de 1894, com o ciclo do café, iniciaram-se na ilha diversos aterros nas partes baixas da cidade, alterando a forma da ilha e modernizando-a. Foram construídas após disso diversos bairros, escadarias e foram derrubados casarões. Além disso foi melhorado o saneamento.

Em 1941 surgiu o primeiro cais na capital e em 1927 a ponte que ligou a ilha ao continente. O porto se desenvolveu. Em 1949 foram feitos mais aterros e foram construídas amplas avenidas. Depois dessas várias mudanças a cidade tornou-se o maior centro do Espírito Santo. Em 1970 o Porto de Vitória se tornou um dos mais importantes do país, e a capital começou a se industrializar. A modernização da ilha gerou o desaparecimento de quase todos os vestígios da Colônia e do Império na ilha.

Geografia
Seu litoral é bem recortado e, além de larga costa, Vitória possui 40% do território coberto por morros, dificultando o crescimento das áreas urbanizadas do município e fazendo com que o município tenha muitos bairros nobres e as cidades vizinhas, que possuem menor IDH, mais regiões suburbanas.

Relevo
O relevo das ilhas é um prolongamento do continente, de constituição granítica, circundado pelo mar e áreas de mangue e restinga. O maciço central da ilha de Vitória, Morro da Fonte Grande, possui altitude de 308,8m e os principais afloramentos graníticos são a Pedra dos Dois Olhos, com 296m, e o Morro de São Benedito, com 194m de altitude. O ponto mais alto da cidade é o Pico do Desejado, na ilha de Trindade, com 601m de altitude.

Clima
O clima da cidade é tropical, com temperatura média anual de 23 °C e ocorrência de precipitações pluviométricas, principalmente nos meses de outubro a janeiro. As temperaturas podem variar muito no inverno, podendo chegar aos 30 °C em épocas de grande seca, e 12 °C quando ocorrem tempestades. A maior temperatura máxima absoluta já registrada na cidade foi de 39,6 °C(INMET) em 25 de fevereiro de 2006 e a menor de 9 °C. Vitória, por causa da Corrente Fria das Malvinas, empata com o Rio de Janeiro como a capital brasileira com menores taxas de precipitação pluviométrica, sendo que na cidade é de 1153mm. Vitória também é a cidade que apresenta as menores amplitudes térmicas de todo o Espírito Santo.

Vitória é uma das cidades mais quentes do estado do Espírito Santo, devido à poluição e à grande aglomeração de prédios, além das várias montanhas na ilha, que bloqueiam o vento sul, que tradicionalmente ocorre em dias frios no estado. Isso faz com que as mínimas da cidade sejam 2 °C mais quentes do que no restante do estado. Outro fator que contribui para isso é o fato de chover 350mm na cidade a menos do que no estado. Essa variação térmica pode ser facilmente notada comparando as temperaturas de Vitória com as da cidade vizinha de Vila Velha, notando-se em todas as épocas do ano, especialmente no inverno, que as mínimas de Vila Velha são de um a três graus Celsius menores que as de Vitória e, às vezes, até as máximas são menores um ou dois graus.

Praias

A capital capixaba conta com diversas praias, as quais não são extensas em razão do tamanho da ilha. Entre as mais conhecidas está a Praia de Camburi, na parte continental da cidade. Com seis quilômetros de extensão, é a maior praia de Vitória, sendo totalmente urbanizada e a mais frequentada pelos turistas e fica entre os bairros de Jardim da Penha até Jardim Camburi atualmente não conta com quiosques,que foram retirados durante as obras do calçadão. Outras praias são por exemplo a Curva da Jurema, a Ilha do Boi, a Praia da Castanheira a Praia do Canto, entre outras.

Vegetação
A vegetação da ilha é composta por floresta tropical, tendo também uma vegetação litorânea, com espécies de fauna e flora. Parques, como o Augusto Ruschi, com uma vegetação de Mata Atlântica, contam com diversas espécies de plantas.

Demografia
Vitória é a segunda capital brasileira com a melhor qualidade de vida, de acordo com as pesquisas da Fundação Getúlio Vargas, esta mesma instituição de pesquisa também afirma que Vitória é a 9º melhor cidade do Brasil para trabalhar. A capital do Espírito Santo tem a maior renda per capita entra as capitais do Brasil.

PIB per capita (2007): 60.592,00 (1ª posição entre as capitais)
Esperança de Vida (em anos) ao nascer: 70,74 (4ª posição entre as capitais)
IDHM-R Índice de renda: 0,858 (3ª posição entre as capitais)
IDHM-E Índice de Educação: 0,948 (3ª posição entre as capitais)
IDHM-L Índice de Longevidade: 0,762 (4ª posição entre as capitais)
ICH índice de Carência na Oferta de Serviços Essenciais à Habitação: 0,882
Taxa de alfabetização de adultos: 95,48% (5ª posição entre as capitais)
Média do ENEM 2007: 60,225 (1ª posição entre as capitais do Brasil)
Taxa bruta de frequência escolar: 93,36% (3ª posição entre as capitais)
Índice Gini: 0,61
Maior IDH entre as capitais do sudeste e terceiro maior entre as capitais (0,856)
Número de eleitores: 237.554
Taxa de crescimento populacional anual: 2,36%
Melhor capital para o jovem iniciar carreira
Nona melhor cidade para se trabalhar
O aeroporto de Vitória é o 14º em movimentação de passageiros do Brasil, e nele embarcaram e desembarcaram, no ano de 2006, 1.661.192 passageiros. É o 14º em movimentação de cargas, tendo transportado no ano de 2006 13.023.544 kg
Vitória tem o maior porto em movimentação por toneladas do Brasil
Frota de veículos: 120.826
Menor população das capitais da região sudeste

Cidades-irmãs
Vitória possui as seguintes cidades-irmãs:

Oita, Japão
Havana, Cuba
Mântua, Itália
Darmstadt, Alemanha
Dunkerque, França
Zhuhai,China
Yantai,China
Beirute,Líbano
Vitoria-Gasteiz,Espanha

Subdivisões
Vitória é subdividida em oito partes em termos, chamadas de regiões administrativas, sendo elas: I - Centro; II - Santo Antônio; III - Bento Ferreira; IV - Maruípe; V - Praia do Canto; VI - Continental; VII - São Pedro e; VIII - Jardim Camburi.

- Região Administrativa 01 - Centro - Compreende 08 bairros (Centro, Fonte Grande, Forte São João, Piedade, do Moscoso, Parque Moscoso, Santa Clara e Vila Rubim), numa área de aproximadamente 2.201.923 m². Essa região caracteriza-se por ser o berço da cidade, fundada em 8 de setembro de 1551. Abriga construções históricas, tem os morros ocupados e resume o que era a Capital até o início do século.
Com o crescimento e a expansão da cidade para outras áreas, viveu nos últimos anos um processo de esvaziamento. Com o Projeto de Revitalização do Centro e agora com a implantação da administração regional, dá-se um novo impulso ao enfrentamento dos problemas da área. É previsto como uma das prioridades da administração desta regional a restauração do Mercado de Vila Rubim.

- Região Administrativa 02 - Santo Antônio - Compreende 13 bairros (Santo Antônio, Bela Vista, Ilha do Príncipe, Caratoíra, Estrelinha, Ariovaldo Favalessa, Grande Vitória, Inhanguetá, Mário Cypreste, do Cabral, do Quadro, Santa Tereza, Universitário) numa área aproximada de 4.649.790 m².
A região abriga, ao mesmo tempo, bairros antigos da capital e áreas de urbanização mais recente. Também há ocupações em morros.

- Região Administrativa 03 - Bento Ferreira - Compreende 13 bairros (Bento Ferreira, Consolação, Cruzamento, de Lourdes, Fradinhos, Gurigica, Horto, Ilha de Santa Maria, Jesus de Nazareth, Jucutuquara, Monte Belo, Nazareth e Romão) numa área aproximada de 4.376.542 m². As áreas planas resultaram de aterros, ficando ao nível ou até mesmo abaixo do nível do mar, o que vem demandando altos investimentos em sistemas de drenagem. Cortam essa região as principais vias de tráfego da cidade.

- Região Administrativa 04 - Maruípe - Compreende 12 bairros (Maruípe, da Penha, Bonfim, Itararé, Joana D'Arc, São Benedito, Santa Cecília, Santa Martha, Santos Dumont, São Cristovão,Tabuazeiro, Andorinhas) numa área aproximada de 5.671.517 m2. De ocupação antiga, a região guarda um pouco da história da cidade no Museu Solar Monjardim em Santa Cecília, abriga o Hospital Universitário nos bairros Santos Dumont e Bonfim (comunidade Eucalipto) e no Bairro da Penha, o Parque Horto de Maruípe, o maior da cidade.

- Região Administrativa 05 - Praia do Canto - Compreende 09 bairros (Barro Vermelho, Enseada do Suá, Ilha do Boi, Ilha do Frade, Praia do Canto, Praia do Suá, Santa Helena, Santa Lúcia, Santa Luiza) numa área aproximada de 5.315.956 m2. É a região com melhor infra-estrutura da cidade, abriga ilhas, praças e praias famosas e tem intensa atividade de comércio e serviços.

- Região Administrativa 06 - Continental - Compreende 13 bairros (Antônio Honório, Boa Vista, Goiabeiras, Jabour, Jardim da Penha, Maria Ortiz, Mata da Praia, Morada de Camburi, Pontal de Camburi, República, Segurança do Lar, Solon Borges e Aeroporto) numa área aproximada de 13.007.200 m². Localizada ao Norte da Baia de Vitória, a região abriga a Universidade Federal do Espírito Santo e a produção de panelas de barro, artesanato de origem indígena com mais de 400 anos, utilizadas para preparar a moqueca capixaba.

- Região Administrativa 07 - São Pedro - Localizada na baía noroeste de Vitória, compreende 10 bairros (Comdusa, Conquista, Ilha das Caieiras, Nova Palestina, Redenção, Resistência, São José, Santo André, São Pedro e Santos Reis), numa área aproximada de 3.600.782 m². Na região mais carente de Vitória e de povoação mais recente, os bairros surgiram a partir da ocupação do lixão da cidade e da invasão de áreas de manguezal, no final da década de 70.
A partir dos anos 90, intensificaram-se os investimentos em urbanização, desenvolvimento sócioeconômico, recuperação e preservação ambiental. Nos últimos anos, foram alocados cerca de R$ 30 milhões num programa de desenvolvimento urbano integrado. Este programa foi um dos representantes do Brasil na Habitat 2 e tornou-se referência no País. Estuário onde se localiza o maior manguezal do Espírito Santo.

- Região Administrativa 08 - Jardim Camburi - Localizada ao Norte da Baía de Vitória, a região é formada pelo bairro Jardim Camburi numa área aproximada de 2.605.116 m². Abriga parte da mais famosa praia de Vitória, a Praia de Camburi. Área com grande crescimento populacional (em condomínios e prédios, abrigando anova classe média da cidade) e comercial. Está dividida da Região Continental pelo Aeroporto de Vitória, e é disputada pela cidade vizinha de Serra como área de sua comarca, devido aos impostos gerados pela maior empresa exportadora de minério de ferro do mundo que possui nesta região uma usina de pelotização e um porto para suas atividades.

Bairros
A capital capixaba conta com 79 bairros distribuídos pela ilha e região continental. Os bairros mais nobres, como Praia do Canto, Barro Vermelho, Enseada do Suá, Ilha do Frade, Ilha do Boi, Jardim Camburi, Jardim da Penha e Mata da Praia, estão situados ao norte e ao leste, e os mais carentes do município à oeste da Ilha de Vitória, tais como: Resistência, Nova Palestina, São Pedro, Estrelinha, entre outros.

Economia
A economia de Vitória é voltada para as atividades portuárias, ao comércio ativo, a indústria, a prestação de serviços e também ao turismo de negócios. A capital capixaba conta com dois portos que são dos mais importantes do país: o Porto de Vitória e o Porto de Tubarão. As indústrias mais importantes da capital são a ArcelorMittal Tubarão (antiga CST) e a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). Esses portos, junto com vários outros do estado, formam o maior complexo portuário do Brasil.

Comércio
O principal shopping center de Vitória é o Shopping Vitória, que conta com mais de 400 lojas, uma grande praça de alimetnação e um complexo cinemático, sendo o maior do estado. Há também o Shopping Norte Sul, com 99 lojas, o Shopping Centro da Praia, o Shopping Boulevard, entre outros.



Infraestrutura

Segurança
O município criou, no ano de 2003, a Guarda Civil Municipal de Vitória, através da Lei Municipal n° 6.033/2003.

A Gerência de Proteção Comunitária é responsável, dentro da estrutura da GCMV, com os Agentes Comunitários de Segurança, pelo patrulhamento municipal, atuando nas principais orlas (praias), parques e praças da cidade, além de estarem sempre presente nas escolas e creches municipais, com o intuito de dirimir conflitos, assim como nos pontos turísticos tradicionais e eventos culturais, mantendo a ordem e encaminhando à autoridade policial, os casos em flagrante delito.

No mês de abril do ano de 2008, foi a primeira Guarda Municipal que teve aprovado, junto à Polícia Federal, o emprego de armamento segundo o que diz a Lei nº 10.826 de 2003 (estatuto do desarmamento), sendo a primeira Guarda (GM) do país a atuar legalmente armada, sem recorrer ao Poder Judiciário (mandado de segurança ou habeas corpos preventivo).

Os Guardas de Vitória estão aptos a orientarem a população e seus visitantes inclusive com informações turísticas.

Atualmente o efetivo é de 200 Agentes Comunitários de Segurança (ACS - farda AZUL) realizando ronda permanente no território municipal, em viaturas, motocicletas, bicicletas, quadricíclos e no patrulhamento ostensivo a pé. A previsão é de ampliar para 500 ACS.

Comunicação
Os principais meios de comunicação que os vitorienses utilizam são a internet, a televisão, as rádios, os jornais impressos e as telefonias fixa e móvel.

Há na capital emissoras afiliadas a outras, sendo as principais: TVE - ES (Rede Pública) - Canal 2, TV Gazeta (Globo) - Canal 4, TV Vitória (Record) - Canal 6, TV Tribuna (SBT) - Canal 7, TV Capixaba (Band) - Canal 10, A (Rede TV!) - Canal 18, fica localizada no município vizinho de Vila Velha, o de maior população do estado, mas será em poucos anos ultrapassado pela cidade de Serra.

Vários jornais diários circulam pela cidade, além dos semanais e jornais online, entre os quais: A Gazeta, A Tribuna, Notícia Agora, Gazeta On Line, Diário Net, ES Hoje, Século Diário, Folha Vitória, Informe Síndico.
As principais empresas responsáveis pela telefonia fixa em Vitória são a Oi (antiga telemar), a Embratel, a TIM, a Vivo e a GVT.
As operadoras que fazem cobertura na região são a Oi, a Vivo, a Tim, a Claro e a Nextel.

Rádios
AMs: Rádio Tribuna AM - 590, Rádio Vitória - 640, Canção Nova - 730, Rádio Gazeta AM - 820, Rádio Jornal AM - 870, Rede Deus é Amor - 1050, Rádio ES - 1160, Nova Estação - 1250.
FMs: TV Vitória (Audio) - 87.7, 88 FM-88.7, Rede Aleluia FM - 90.1, Rádio Líder 91.1, Transamérica Hits - 91.7, Antena 1 - 92.5,OI FM - 93.1, CBN - 93.5 ,Band FM - 94.9, Rede Novo Tempo - 95.9, Nossa Rádio - 96.5 , Jovem Pan Vitória 100.10, etc.

Transportes
A cidade possui dois sistemas de transporte urbano: o municipal, que funciona somente no município, e o Sistema Transcol, que liga a capital às outras cidades da Grande Vitória.
O acesso à cidade se dá pelas vias aérea, marítima, rodoviária ou ferroviária.
As principais estradas que ligam a cidade são a BR-101, principal rodovia brasileira, que passa pela Região Metropolitana da Grande Vitória, a BR-262, que liga o centro-oeste e Minas Gerais com Vitória, e a Rodovia do Sol, ES-060, que faz a ligação com o litoral sul do Estado. A Estrada de Ferro Vitória a Minas dá suporte ao corredor centro-leste e também transporta passageiros da Região Metropolitana até Belo Horizonte. O acesso marítimo é feito por pequenas embarcações até grandes cargueiros dos mais diversos países, e também por cruzeiros marítimos, que fazem escalas no Porto de Vitória.

Aeroporto

O Aeroporto Eurico de Aguiar Salles localiza-se na parte continental da cidade e é o principal aeroporto do Espírito Santo. Opera voos nacionais e internacionais (para passageiros apenas voos nacionais) e tem capacidade para receber aviões de médio e grande porte. Costumam operar no aeroporto jatos executivos e helicópteros. Conta com voos diretos e diários para os aeroportos de Congonhas (São Paulo), Guarulhos (São Paulo), Santos Dumont (Rio de Janeiro), Galeão, Confins (Belo Horizonte), Brasília , Salvador , Ipatinga , Campinas , Curitiba , Maringá .

Rodoviário
Sendo uma ilha com uma geografia recortada, a cidade possui seis pontes, dentre as quais se destacam a Darcy Castelo de Medonça (mais conhecida como Terceira Ponte), a Desembargador Paes Barreto, a Florentino Avidos e a Ponte do Príncipe.

Portos
A cidade possui dois portos: o Porto de Vitória e o de Tubarão. O Porto de Vitória é situado no Centro da capital e atinge uma profundidade de aproximadamente 12,50 metros. É composto de cerca de 13 berços de atracação voltados para a movimentação de cargas diversas. Como está situado no centro da cidade, o acesso por meio terrestre também é complicado, com restrições de horários devido ao trânsito, o que explica a baixa movimentação de cargas. Atualmente é mais utilizado para reparos em navios/plataformas de petróleo, recebimento de cruzeiros marítimos e shows de médio porte. Já o Porto de Tubarão foi projetado na década de 1960, pela Companhia Vale do Rio Doce, quando o cais de Minério de Paul dava os primeiros sinais de saturação. Inaugurado em 1966, no Governo Castelo Branco, o Porto de Tubarão teve sua capacidade de embarque ampliada aos poucos até atingir 80 milhões de toneladas/ano, na última década. É especializado na exportação de minério de ferro, mas nos últimos anos implantou silos para armazenagem de grãos e farelo de soja. Fica localizado no final da orla da Praia de Camburi.

Trem
Na Estação Pedro Nolasco, localizada em Cariacica, na Grande Vitória, situa-se o final da ferrovia Vitória-Minas, que tem seu início na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Uma viagem completa dura 12 horas. O trajeto é marcado pela paisagem das serras e a Mata Atlântica. A ferrovia pertence à mineradora Vale.

Educação
No ensino médio, Vitória possui uma escola entre as melhores instituições do Brasil. No ENEM 2007 o IFES-ES ficou em 13º lugar entre as escolas públicas.

As principais instituições de ensino superior, com o bairro de localização na cidade são:

Públicas
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - Goiabeiras, Santos Dumont e Bonfim.
Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) - Jucutuquara.

Privadas
Faculdades Integradas de Vitória (FDV) - Santa Lúcia.
Faculdades Integradas Espírito-Santenses (FAESA) - São Pedro e Monte Belo.
Universidade São Camilo (USC)
Faculdade Brasileira (UNIVIX) - Goiabeiras
Faculdade Espírito Santo UNES (UNES) - Forte São João.
Faculdade Batista de Vitória (FABAVI) - Consolação.
Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM)
FUCAPE Business School (FUCAPE) - Mata da Praia.
Faculdade Salesiana de Vitória (FSV) - Forte São João.
Faculdade Estácio de Sá (FESV) - Jardim Camburi

Cultura

Teatros
Theatro Carlos Gomes - Localizado na Praça Costa Pereira, Centro de Vitória, foi construído em 1927. Sua arquitetura foi inspirada no Teatro Scala, de Milão (Itália), e projetada pelo arquiteto italiano André Carloni. A cúpula foi feita pelo artista plástico capixaba Homero Massena e nela predomina o estilo neo-renascentista italiano.
Teatro Universitário - Mantido pela Universidade Federal do Espírito Santo, fica no campus da universidade, no bairro Goiabeiras.
Teatro Sesi - Inaugurado em julho de 2000, denominado Espaço Cultural Rui Lima do Nascimento. Atualmente é palco tanto de espetáculos locais quanto de nacionais e é um dos principais espaços de arte teatral do Espírito Santo.
Teatro Galpão

Espetáculos
Geralmente os espetáculos na cidade são feitos na Praça do Papa, que tem capacidade para aproximadamente 25 mil pessoas. A Praça do Papa atualmente é uma das áreas de lazer para a população.
Vários também são realizados no Ginásio Álvares Cabral, com capacidade para 6600 pessoas e localização na avenida Marechal Mascarenhas de Morais, 2100, em Bento Ferreira.

Carnaval
O Carnaval de Vitória é um evento cultural que tem como seu ponto alto os desfiles das 14 escolas de samba da Grande Vitória (10 do especial e 4 do acesso), sendo 8 do próprio município. Os desfiles são realizados uma semana antes do Carnaval carioca, na passarela do samba popularmente conhecida como Sambão do Povo, no que é conhecido como o 3º melhor Carnaval do Brasil, atrás apenas do Rio e de São Paulo.

A atual campeã é a Independentes de Boa Vista, do município de Cariacica. Em 2011, o desfile acontecerá em 3 dias, de quinta a sábado. Há também o Carnaval de rua, com desfiles de bandas e blocos.

Museus
Museu Solar Monjardim
Museu de Arte do Espírito Santo
Museu da Igreja José de Anchieta

Religião
O Catolicismo é a religião mais professada em Vitória, assim como em todo o Espírito Santo, embora seja grande o nominalismo religioso entre os católicos do estado. Nossa Senhora da Penha é considerada pelos católicos a padroeira do Espírito Santo. Em abril, reúnem-se no convento fiéis para celebrar a Festa da Penha, saindo em Romaria da Catedral de Vitória e indo em direção ao Convento da Penha, localizado em Vila Velha.

Entre os cristãos não-católicos, a maior é a Assembleia de Deus em sua várias ramificações, seguida da Igreja Cristã Maranata, fundada no estado, há 40 anos e da multifacetada Igreja Batista. A maior denominação protestante é a Igreja Presbiteriana, presente na cidade em sua forma organizada desde 1928. Tem hoje 13 comunidades com trabalhos eclesiásticos, além de estar presente na área socioeducatica com o Instituto Sarça, da 1ª Igreja Presbiteriana de Vitória emparceria com a prefeitura municipal.

Esportes
Vitória possui vários eventos esportivos, como o Renault Speed Show, Regata Eldorado Brasilis, Campeonato Brasileiro de Pesca de Arremesso, Torneio Costa Brasil de Pesca Oceânico, Copa Latina de Beach Soccer e Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia. Os esportes mais praticados na cidade são o Futebol(Campo, areia e quadra), Vôlei(quadra e areia), Basquetebol, Surf, Pesca de Arremesso, entre outros.

Futebol
Existem atualmente dois times profissionais na cidade. Juntos contabilizam 45 títulos estaduais e protagonizam o maior e mais antigo clássico do Estado, o Vi-Rio.

Vitória Futebol Clube: Suas cores são o azul e o branco. É o clube mais antigo do estado, fundado em 1912. Possui 9 títulos capixabas e é o único clube do estado que possui um título internacional, além de ter participado 1 vez do Campeonato Brasileiro da Série A. O "Alvianil de Bento Ferreira", como é conhecido, possui sua sede no bairro Bento Ferreira, local onde também fica seu estádio, o Estádio Salvador Venâncio da Costa, o Ninho da Águia.

Rio Branco Atlético Clube: Suas cores são o preto e o branco. Conhecido como "Capa-preta", o Rio Branco Atlético clube é o maior detentor de títulos estaduais com 36 campeonatos capixabas conquistados. Tem também a maior torcida do estado. Já participou 6 vezes da série A do Campeonato Brasileiro. A sede do clube fica no bairro Santa Lúcia. Atualmente, o clube não possui estádio próprio.

Futebol de areia (Beach soccer)
Como o Espírito Santo é um dos estados pioneiros do Futebol de Areia no Brasil, Vitória já sediou 3 competições do Campeonato Brasileiro de Futebol de Areia (outras 4 edições também foram realizadas no estado). O jogador natural de Vitória, Buru foi eleito pela FIFA o melhor jogador de futebol de areia do mundo.

Remo
Em Vitória estão sediados cinco clubes de remo: Clube de Regatas Álvares Cabral Clube de Regatas Saldanha da Gama, Clube Náutico Brasil, Caxias Esporte Clube e Associação de Remo Feminino do Espírito Santo. O Espírito Santo já foi berço de muitos atletas de destaque nacional na modalidade. O último a se destacar foi o remador Tiago Almeida, do CR Saldanha da Gama, que integrou a última Seleção Olímpica Brasileira. A cidade de Vitória tem um espaço privilegiado para para os atletas da modalidade. Possui duas raias oficiais de remo: uma na Baía de Vitória e outra no Bairro de Santo de Antônio. A Federação de Remo do Espírito Santo (FEARES) foi fundada pelo Professor Paulo Pimenta e é uma das poucas do país que conta com tantos clubes filiados.

Pontos turísticos
Fundada em 1551, a cidade de Vitória preserva ainda várias formas arquitetônicas da época. São casarios, igrejas, palácios e escadarias, localizadas em sua quase totalidade no centro da cidade.

Palácio Anchieta: contruído pelos Jesuítas no século XVI, o Palácio Anchieta abriga desde o século XVIII a sede do Governo Estadual. De frente para o mar, com vista para o Porto de Vitória, a contrução guarda o túmulo do padre jesuíta José de Anchieta e é uma das sedes de governo mais antigas do Brasil.

Ilha das Caieiras: teve origem com o primeiro donatário da capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho, durante a colonização do estado.

Penedo de Vitória: medindo 136 metros de altura, esta montanha-ilha é o símbolo máximo da baía de Vitória

Escadaria Maria Ortiz: inaugurada em 1824, a escadaria foi construída na antiga Ladeira do Pelourinho, ligando a Cidade Alta à Baixa.

Forte São João: edificado no século XVII, com o objetivo de se defender contra invasores franceses, holandeses, espanhóis e navios piratas.

Catedral Metropolitana de Vitória: sua construção foi iniciada na década de 1920. A catedral é um símbolo da arquitetura histórica da ilha.

Theatro Carlos Gomes: construído na década de 1920, é um importante imóvel cultural e artístico.

Casarios antigos de Vitória
Escadarias de Vitória: a cidade conta com belas escadarias, entre as quais a Escadaria Bárbara Lindemberg, que foi construída no século XX e localiza-se em frente ao Palácio Anchieta.

Capela de Santa Luzia: erguida no século XVI, é a construção mais antiga da cidade.

Igreja do Rosário: tombada pelo patrimônio histórico, foi erguida no século XVIII.

Pier de Iemanjá: localizado na praia de Camburi, é um importante ponto turístico de Vitória.

Orla da Praia do Canto
Santuário de Santo Antônio: construído na década de 1960 pelos padres pavonianos, é uma das edificações católicas de maior destaque da cidade.

Porto de Vitória: é o principal terminal de transporte marítimo da cidade.

Praça do Papa
Parque Moscoso: primeiro parque de Vitória, construído no fim do século XIX e inaugurado no ano de 1912.

Noite
A noite em Vitória é considerada a melhor do estado e se concentra em sua maioria na Praia do Canto, um dos bairros mais elegantes de cidade, onde há cerca de 40 bares, boates e atrações culturais. Outro lugar muito frequentado é a Rua da Lama, que se localiza em Jardim da Penha e concentra muitos bares e atrai o público universitário. Existem ainda outras boates e bares variados espalhados pela cidade.

O Estado do Espírito Santo teve a sua certidão de nascimento registrada em Vila Velha, no dia 23 de maio de 1535. Era um domingo, em que a Igreja comemorava o Dia do Divino Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade.
Justamente naquele dia a caravela Glória aportava na enseada entre os morros do Moreno e da Penha, sob o comando do donatário Vasco Fernandes Coutinho. Em homenagem à comemoração, a Capitania foi registrada como Espírito Santo e começava ali o nosso Estado. O donatário trouxe de Portugal, 60 homens para iniciar a Colonização do Solo Espírito Santense.

Imagem de índios na época da catequização pelos Jesuítas.

O início da colonização foi violento e, apesar da resistência dos índios, que receberam os colonizadores a flechadas, foram espantados pelos disparos das armas de bordos (os canhões) e fugiram para as florestas. Após vencer as primeiras dificuldades, Vasco Fernandes tomou posse da terra e iniciou a colonização. Vieram com o donatário os fidalgos portugueses Dom Jorge de Menezes e Dom Simão Castelo Branco.

No pequeno núcleo de colonização surgiram as primeiras cabanas e, as culturas agrícolas foram iniciadas para dar sustentação à Capitania. Foi também construída uma igrejinha dedicada a São João, em homenagem ao rei de Portugal, Dom João III. Para se defender dos ataques selvagens e dos piratas que infestavam o Atlântico, Vasco Fernandes iniciou a construção de um forte em local estratégico, onde está hoje o 38º Batalhão de Caçadores do Exército, na Prainha, em Vila Velha.

Nos primeiros anos de povoamento, o domínio português limitou-se a uma pequena parte das planícies litorâneas, por causa dos índios, que inconformados com a presença de uma civilização inteiramente estranha aos seus costumes, não davam trégua. Faziam ataques insistentes e conseguiram paralisar as produções dos engenhos de cana de açúcar dos colonizadores. Porém a força dos portugueses era superior, mas mesmo assim, tiveram que lutar muito para se manterem em terra.


Passado este problema, Vasco Fernandes fez a distribuição das terras da sua Capitania aos seus colaboradores. A Ilha do Boi foi doada a Dom Jorge de Menezes, e a Ilha dos Frades, a Valentim Nunes. Em 1537, Duarte Lemos, recebeu , em doação, a Ilha de Santo Antônio, onde construiu a igreja de Santa Luzia (fica atrás do hospital dos Servidores, na cidade alta), para os cultos religiosos dos colonizadores.

Os ataques dos índios fizeram com que Vasco Fernandes fosse a Portugal buscar mais recursos para fortalecer a Capitania nesta guerra. Porém, enquanto buscava recursos, todas as leis, normas e costumes impostos por Vasco, passaram a ser desrespeitados pelos colonos e por Dom Jorge de Menezes, substituto do donatário. Não havia entendimento entre os colonizadores. Os índios Tupiniquins, aliados aos Goitacás, aproveitaram e guerrearam os colonizadores, destruindo os engenhos e as fazendas. Mataram a flechadas Dom Jorge de Menezes e seu substituto Simão Castelo Branco.

Os colonizadores acuados com os ataques dos índios, sem a presença de Vasco Fernandes, para melhor se protegerem, mudaram-se para a Ilha de Santo Antônio, para ficarem sob o domínio de Duarte Lemos e fundaram a Vila Nova do Espírito Santo. Os índios Tupiniquins e os Goitacás, fizeram novas investidas, mas sem sucesso.

Ao retornar de Portugal, Vasco Fernandes Coutinho com mais recursos para combater os índios, reergueu a vila primitiva, dando-lhe o nome de Vila Velha, por ser o primeiro núcleo da colonização a ser fundado. Na época, a atual Vitória, continuou a ser chamada de Vila Nova do Espírito Santo, até o dia em que os colonizadores de Duarte Lemos derrotaram os índios, numa guerra dramática, em 1551. Os índios Tupiniquins e os Goitacás expulsaram os colonos de Vila Velha, que se refugiaram na Vila Nova. Os índios investiram contra a Vila Nova e foram massacrados. Essa vitória deu origem a um novo nome da ilha. A partir daí, a Ilha passou a chamar-se Vitória, hoje a Capital do Espírito Santo.

Vasco Fernandes Coutinho continuou seu trabalho de colonizador. O donatário morreu passando as terras para o seu filho. A dinastia dos Coutinho só terminou em 1674, quando as terras da Capitania foram vendidas para Francisco Gil de Araújo.

Paulo César Dutra
Jornalista e radialista profissional filiado à Fenaj e Sindicato dos Jornalistas/ES. Natural de Colatina. e-mail: paulodutra2002@yahoo.com.br
Já trabalhou em vários jornais, rádios e revistas do ES e em assessorias ...

Matéria em construção...

0 comentários:

Postar um comentário