POR QUE DILMA NÃO COMPARECEU À CIMEIRA ÍBERO AMERICANA DO MÉXICO?


Cúpulas Ibero-Americanas





XXIV Cúpula Ibero-Americana Vera Cruz 2014 - TODOS OS DOCUMENTOS

                     SEM A PRESENÇA DO BRASIL, CUBA, VENEZUELA, ARGENTINA E BOLÍVIA, A XXIV CIMEIRA ÍBERO AMERICANA DO MÉXICO PERDEU QUASE TODA A SUA IMPORTÂNCIA. 

Por parte de Portugal compareceram o primeiro ministro Pedro Passos Coelho, chefe de  governo e o presidente Cavaco e Silva, chefe de Estado. Enquanto pelo lado da Espanha estiveram presentes o chefe de governo Mariano Rajoy Brey e o chefe de Estado rei Filipe VI, estadistas com reconhecido perfil liberal privatizante e portanto hostis a governos socializantes como é o caso do Brasil e da grande maioria dos Estados Íberos Americanos. Talvez esteja aí o motivo da ausência de Dilma, Raúl Castro, Maduro, Cristina Fernandez Kirchener e Evo Morales, além é claro do descrédito daqueles governos junto a seus povos. Em Espanha o desemprego e os cortes na Educação e na Saúde estão gerando acirrados protestos de rua, além da entrega de rentosas estatais aos tão badalados e "progressistas"  investidores estrangeiros. Em Portugal a política de Saúde e de Educação foi a primeira a ser visada por esses bonecos liberais! O primeiro decreto de Pedro Passos Coelho ao assumir seu mandato em 21 de junho de 2011 foi cortar os gastos com este setor de suma importância na vida dos mais necessitados, justamente numa altura em que Portugal, mesmo com todas as dificuldades provocadas pela crise do Euro, se aproximava da cabeça da Europa em desenvolvimento tecnológico, atraindo,  inclusive, centenas de técnicos e cientistas portugueses, que se encontravam trabalhando nos países mais desenvolvidos desse continente com salários iguais e às vezes até mais atraentes. Enfim, Portugal, nos seus dois governos socialistas de Guterrez e José Socrates conseguiu se transformar num país de emigração em um país de imigração! Agora a palavra oficial é emigrar mesmo para aquela mão de obra de ponta, que custou aos cofres públicos portugueses grandes sacrifícios orçamentais.  Entregou os estaleiros de Viana do Castelo, Está a acabar com a RTPi, com programações de baixo nível e massificantes! Agora quer entregar a TAP uma das melhores empresas aéreas em atendimento e segurança do mundo e que dá lucro ao país, aos investidores internacionais, que nem sequer conhecem e se preocupam com as amarguras do pacífico e trabalhador povo português. Assim, conhecendo de sobra as intenções nefastas destes falsos representantes de seus povos, Dilma e os demais líderes progressistas desta Íbero América, não se sentiram à vontade para participar de uma cimeira, que, no fundo, não daria em nada, que não fosse fortalecer as posições liberais desses senhores carrascos de seus povos e freios de sua libertação! Por isso estiveram ausentes em Vera Cruz em 8 e 9 de dezembro de 2014, Brasil, Argentina, Venezuela, Cuba e Bolívia. Enfim, um fracasso total!!!
Embora houvesse outras explicações por parte desses governos, a grande verdade por trás de tudo isso jamais foi dita. Ora, um diálogo de aproximação entre esses povos tão irmãos e de mesma cultura, jamais seria possível dada a diferença de ideologias e posições sociais entre representantes de cada um desses países. Do lado de Portugal, Cavaco e Silva e Pedro Passos Coelho e do lado espanhol o sr. Mariano Rajov, representantes frenéticos do Liberalismo que está destruindo Portugal e Espanha, países hoje com o maior índice de desemprego desse continente. Do lado dos jovens países íbero americanos uma ânsia de progresso e libertação sem limites! Enfim, quando esses arrogantes e falsos representantes do lado de lá, entenderem, que do lado de cá do Atlântico existe uma vontade frenética de aproximação entre povos tão parecidos e de mesma cultura e idioma, aí sim, as cimeiras serão um sucesso total, onde faltarão mesas e cadeiras.............   
JPL





Cimeira Ibero-Americana de Veracruz, no México, assinala fim das reuniões anuais





torrebelem3.jpg
Torre de Belém, construída em 1510
é um símbolo histórico de Portugal e da capital Lisboa.
A XXIV Cimeira Ibero-Americana que decorre segunda e terça-feira, 8 e 9/12 na cidade mexicana de Vera Cruz vai ser a última com periodicidade anual, uma consequência da alteração dos equilíbrios internos e do surgimento de novos organismos regionais.

O conclave dos países ibero-americanos -- iniciado em 1991 e que este ano terá como tema "Ibero-América no Século XXI: educação, inovação e cultura" -- reúne os chefes de Estado e de governo de Espanha, Portugal e Andorra, e os seus homólogos políticos de 19 países da América Latina, que em caso de ausência serão representados por outros membros dos executivos.

O Presidente da República de Portugal e o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho vão estar presentes em Vera Cruz, naquela que será a última cimeira em que Cavaco Silva participa na qualidade de chefe de Estado.
O rei Filipe VI de Espanha e o chefe do Governo, Mariano Rajoy, também já confirmaram a sua presença na cidade mexicana.
Em 2012, a cimeira de Cádiz (sul de Espanha) avançou com uma proposta de revisão da periodicidade das cimeiras, que agora vai ser legitimada.
Assim, a cimeira União Europeia-América Latina vai decorrer nos anos ímpares, e a Ibero-Americana nos anos pares, sugerindo-se ainda uma relação "mais simétrica e horizontal" entre os países da península ibérica e os Estados latino-americanos, que implicará um financiamento mais equilibrado através de uma menor contribuição dos europeus.
O próximo encontro dos 22 países integrantes será no último trimestre de 2016, provavelmente na Colômbia.
"A América Latina é diferente da que existia em 1991, quando se celebrou a primeira cimeira [em Guadalajara, México]. O PIB quadruplicou, diminuíram a pobreza e a desigualdade, o crescimento é estável...", referiu Rebeca Grynspan, responsável pela Secretaria-geral Ibero-Americana (Segib) que garante a organização das cimeiras, citada pela agência noticiosa Efe.
Em 1991, esta cimeira era a única que reunia os chefes de Estado da região (a Organização de Estados Americanos [OEA] promovia os encontros a nível de ministros dos Negócios Estrangeiros). Mas atualmente, os líderes destes países também já se encontram em diversos fóruns regionais: Cimeira das Américas, UNASUR, Mercosul, CELAC, ALBA ou na Aliança do Pacífico.
Os líderes políticos que se deslocam à histórica cidade portuária do Golfo do México pretendem ainda que a reunião assinale o início de um processo de renovação que converta este fórum num instrumento mais concreto destinado à cooperação cultural, educativa e para a inovação.
Fontes diplomáticas citadas pela agência espanhola Efe referiram que a XXIV cimeira também vai debater a criação de um sistema de arbitragem para contenciosos entre empresas. O mecanismo está pensado para o âmbito privado, em particular dirigido às pequenas e médias empresas, com a sua organização assegurada por organizações empresariais.

Com três caravelas conquistarei um reino que não é o meu.
(Palavras de Cristóvão Colombo, reveladas por Henrique José de Souza)
A criação deste sistema de arbitragem será um dos três pontos principais da Declaração de Veracruz, que deverá ser aprovada no final do encontro. Os dois outros temas em destaque no texto, ainda segundo fontes diplomáticas, serão um programa para facilitar a mobilidade académica e a apresentação do Cartão Jovem ibero-americano.
 

A XXIII Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo teve lugar na Cidade do Panamá, Panamá, os dias 18 e 19 de outubro de 2013 sob o tema “O papel político, econômico, social e cultural da Comunidade Ibero-americana no novo contexto mundial”
XXII: Cádis (Espanha) novembro 2012
 

A XXII Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo celebrou-se em Cádis, Espanha, nos dias 16 e 17 de novembro de 2012. Os mandatários ibero-americanos centraram as suas deliberações sobre o tema: “Uma relação renovada no Bicentenário da Constituição de Cádis”.
XXI: Assunção (Paraguai) outubro 2011
 

A XXI Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo celebrou-se em Assunção, Paraguai, nos dias 28 e 29 de outubro. Os mandatários ibero-americanos centraram as suas deliberações sobre o tema: “Transformação do Estado e Desenvolvimento”.
XX: Mar del Plata (Argentina) dezembro 2010
A XX Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo foi celebrada nos dias 3 e 4 de Dezembro na cidade argentina de Mar del Plata. Os mandatários ibero-americanos centraram as suas deliberações sobre o tema: “Educação para a Inclusão Social”. Também os bicentenários...
XIX: Estoril (Portugal) novembro 2009
 

XIX Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo celebrada na localidade portuguesa do Estoril de 29 de Novembro a 1 de Dezembro.
Calendário de Reuniões da Conferência Ibero-Americana 2009
Seminários Preparatórios sobre Inovação e Conhecimento
Documentos aprovados pela Cimeira:
XVIII: São Salvador (El Salvador) outubro 2008
 

A XVIII Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo celebrou-.se no Salvador durante os dias 29 e 31 de outubro do ano 2008.
O lema deste ano é “Juventude e Desenvolvimento”.
XVII: Santiago do Chile (Chile) novembro 2007

A XVII Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo celebrou-se no Chile durante os dias 8e 10 de novembro do ano 2007. O lema foi a “Coesão social e políticas sociais para conseguir sociedades mais inclusivas na Ibero-América”.
XVI: Montevidéu (Uruguai) novembro 2006
 

Migrações e Desenvolvimento foi o tema da XVI Cúpula Ibero-Americana
Os Chefes de Estado e de Governo da Ibero-América reuniram-se em Montevideo (Uruguai) nos dias 4 e 5 de Novembro de 2006.
Os Coordenadores Nacionais e os Responsáveis pela Cooperação começaram a preparar a Cúpula com a SEGIB em...
XV: Salamanca (Espanha) outubro 2005
 

A XV Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Ibero-americana de Nações reuniu-se este ano na cidade espanhola de Salamanca nos dias 14 e 15 de outubro.

Conferência Ibero-americana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Países participantes na Conferência Ibero-americana
A Conferência Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo ou Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo é uma reunião anual dos chefes de Estado e Governo dos Países da Ibero-América: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela (todos desde 1991), e Andorra desde 2004.
Os seus objectivos são a promoção da cooperação e o desenvolvimento entre os países ibero-americanos. Segundo a Declaração Final da VI Cimeira, foi proposto criar um Comité de Alto Nível para propor um cronograma de trabalho e promover estudos sobre a constituição da Comunidade Latino-Americana de Nações e a sua vinculação com a Comunidade Ibero-Americana.

Organização

  • Secretaria Pro Tempore, integrada por três países: O que realizou a Cimeira do ano anterior, o anfitrião desse ano e o que o será no seguinte. Entre cimeiras, a Secretaria convoca reuniões de trabalho com representantes de todos os países membros para estudar e preparar o esboço do documento de declaração final que aprovarão os chefes de Estado e de Governo no final do encontro, assim como a preparação dos temas e agenda de discussão;
  • Secretaria de Cooperação Ibero-Americana (SECIB), com sede en Madrid, criada em 1999 como a encarregada dos programas e projetos de cooperação. Substituída pela SEGIB desde 2005.
  • Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB), proposta na XIII Cimeira (2003), para ser aprovada em 2004 substituindo a SECIB. Entrou em funções em 2005.

Edições

XVII Conferência Ibero-americana.
Dirigentes na XVIII Conferência Ibero-americana, em São Salvador (El Salvador).
Edição Cidade País Data
I Guadalajara  México 18 e 19 de julho de 1991
II Madri Flag of Spain.svg Espanha 23 e 24 de julho de 1992
III Salvador  Brasil 15 e 16 de julho de 1993
IV Cartagena das Índias  Colômbia 14 e 15 de junho de 1994
V Bariloche  Argentina 16 e 17 de outubro de 1995
VI Santiago e Vinha do Mar  Chile 13 e 14 de novembro de 1996
VII Ilha Margarita  Venezuela 8 e 9 de novembro de 1997
VIII Porto  Portugal 17 e 18 de outubro de 1998
IX Havana  Cuba 15 e 16 de novembro de 1999
X Cidade do Panamá  Panamá 17 e 18 de novembro de 2000
XI Lima  Peru 17 e 18 de novembro de 2001
XII Bávaro República Dominicana 15 e 16 de novembro de 2002
XIII Santa Cruz da Serra  Bolívia 14 e 15 de novembro de 2003
XIV São José Costa Rica 18 e 19 de novembro de 2004
XV Salamanca Flag of Spain.svg Espanha 14 e 15 de outubro de 2005
XVI Montevidéu Uruguai 3 e 4 de novembro de 2006
XVII Santiago  Chile 8 a 10 de novembro de 2007
XVIII São Salvador El Salvador 29 a 31 de outubro 2008
XIX Estoril, Cascais  Portugal 30 de novembro a 1 de dezembro de 2009
XX Mar do Prata  Argentina 3 e 4 de dezembro de 2010
XXI Assunção Paraguai 28 e 29 de novembro de 2011
XXII Cádiz Flag of Spain.svg Espanha 16 a 18 de novembro de 2012
XXIII Cidade do Panamá  Panamá 2013

Organismos criados ou associados à Cimeira Ibero-Americana

  • Associação de Bibliotecas Nacionais Ibero-Americanas (ABINIA)
  • Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e Caribe (Fundo Indígena)
  • Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI)
  • Organização Ibero-Americana da Juventude (OIJ)
  • Conselho Ibero-Americano do Desporto (CID)
  • Centro Ibero-Americano de Segurança Social (CISS)
  • União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI)
  • Conferência de Autoridades Audiovisuais e Cinematográficas Iberoamericanas (CAACI)

¿Por qué no te callas?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Plenário da votação em Santiago.

¿Por qué no te callas? (espanhol para "Por que não te calas?") foi uma frase dita pelo rei Juan Carlos de Espanha ao presidente Venezuelano Hugo Chávez durante a XVII Conferência Ibero-Americana, realizada na cidade de Santiago do Chile, no final de 2007.
O motivo desta forte declaração do rei espanhol foram as constantes interrupções do presidente Hugo Chávez na resposta do primeiro-ministro espanhol José Luis Rodríguez Zapatero em defesa do ex-primeiro-ministro José María Aznar, a qual Chávez criticou duramente devido ao suposto apoio de Aznar ao fracassado golpe de estado contra o presidente venezuelano em 2002.
Chávez o chamou de "fascista". Isto depois de Chávez referir as ligações de Aznar à maçonaria e o convite que ele lhe fez para pertencer ao "clube"

O incidente

Enquanto Hugo Chávez criticava José María Aznar, o rei espanhol se irritou, dizendo a frase "¿Por qué no te callas?" a Chávez.
A frase acabou aborrecendo Hugo Chávez. Disse que cobraria mais impostos das transnacionais espanholas no país. Além disso, Chávez ainda congelou as relações com a Espanha.

Reação de Chávez

O presidente da Venezuela respondeu, logo depois do fim da Cúpula, que o monarca não poderia ter tal comportamento.
  • "Exijo respeito, porque eu também sou um chefe de Estado e eleito democraticamente", ressaltou Chávez. * "Ele (o rei) é tão chefe de Estado quanto eu, com a diferença de que fui eleito  três vezes", disse durante um ato acadêmico em uma universidade particular chilena.

Repercussão

Nos dias seguintes ao episódio, o governo espanhol tentou minimizar o incidente, mas Chávez incrementou as tensões com repetidas declarações acerca do ocorrido.
A famosa frase dita pelo rei espanhol virou mania na Internet, com vários vídeos postados no site Youtube. Também virou febre em toques para celulares uma música remix da frase.
A banda brasileira Jota Quest utilizou a gravação da frase de Juan Carlos para encerrar sua música La Plata (canção).
Também foi usada pelos críticos ao Chávez, já que até então, nenhum chefe de estado e governo, criticado pelo presidente venezuelano, havia reagido.

Matéria em construção...



0 comentários:

Postar um comentário