PARABÉNS RIO DE JANEIRO ----- 1º DE MARÇO DE 2016


Francisco Alves um luso-descendente nascido no Rio de Janeiro homenageia com uma interpretação popular o povo humilde da cidade fundada por Estácio de Sá 



Em 1 de março de 1565, Estácio de Sá fundou a cidade de São Sebastião do 

Rio de Janeiro, em terreno plano entre o morro Cara de Cão e o morro do Pão de Açúcar, sua base de operações. O objetivo da fundação foi dar início à expulsão dos franceses que já estavam na área há dez anos.
Combateu os franceses e seus aliados indígenas por mais dois anos. Em 20 de janeiro de 1567, com a chegada da esquadra comandada por Cristóvão de Barros com reforços comandados pessoalmente por seu tio Mem de Sá (indígenas mobilizados pelos padres jesuítas José de Anchieta e Manuel da Nóbrega), lançou-se ao ataque, travando os combates de Uruçu-mirim (atual praia do Flamengo) e Paranapuã (atual Ilha do Governador).
Gravemente ferido por uma Lança indígena que lhe vazou um olho durante a Batalha de Uruçu-mirim (20 de janeiro), veio a falecer um mês mais tarde (20 de fevereiro), provavelmente por septicemia decorrente do ferimento.
Existe uma capela na Igreja de São Sebastião dos Frades Capuchinhos, na rua Haddock Lobo nº 266 no bairro da Tijuca na cidade do Rio de Janeiro, com a sua campa tumular, onde encontra-se a seguinte inscrição:
"Aqui jaz Estácio de Saa, 1o Capitam e Conquistador desta terra cidade, e a campa mandou fazer Salvador Correa de Saa, seu primo, 2o Capitam e Governador, com suas armas e essa Capela acabou o ano de 1583."
O saudoso tenor português Luís Piçarra interpreta uma canção popular da Terra de Estácio de Sá, Santarém, capital do Alentejo.
Vista aérea em primeiro plano do Forte de São João,
      entre o morro Cara de Cão e o Pão de Açúcar, nos dias atuais


0 comentários:

Postar um comentário