PELOS CAMINHOS DA POESIA



"Meu Amor, me abraça agora!
Hoje o mundo é de nós!
Põe teus sonhos para fora...
Cuida do resto depois!"

Luís Cláudio Costa Freitas

Barra do Piraí - RJ - Brasil



"O povo, muito imprudente,
não vê, nas lições, valia:
Depois que ocorre o acidente,
se lembra da ecologia!...

Jussara de Almeida Taveira
Barra do PIraí - RJ - Brasil


VINGANÇA

Quero sentir-te nos meus braços presa,
e dizer bem baixinho ao teu ouvido
um segredo de amor terno e sentido
que guardo no meu peito, com avareza...

Quero ter afinal certeza
deste amor que na vida me tem sido,
o meu sonho mais lindo e mais querido,
a luz de uma esperança sempre acesa...

Nesta rosa que tens, viva e vermelha,
esmigalhada em tua boca, -- a abelha
do meu beijo algum dia há de pousar

Quero unir minha vida à tua vida,
sentir que és minha só, ter-te possuída,
para então, só depois, te abandonar...

J. G. DE ARAÚJO JORGE


ONDE TE ENCONTRAREI?

Procuro-te insistentemente mas não te encontro. Não vejo-te nos caminhos do meu caminhar.
Onde te escondes? A procurar-te, a buscar-te, a desejar-te. Um dia nos vimos na estrada que conduz ao vilarejo.
Te vi, te amei e te desejei.
A alegria, o coração.
A imagem envolvente das noites infindas e insones eras tu.
A imagem dos sonhos de amor!
Prosseguiste no teu caminhar, e desapareceste na penumbra da neblina matutina invernal.
Jamais a esqueci.
Procuro-te insistentemente, mas não te encontro.
Não vejo-te nos caminhos do meu caminhar.
Onde te escondes? A procurar-te, a buscar-te, a desejar-te
-Na trilha da floresta dos avinhedos as suaves marcas dos passos teus se me deparei.
Elas perdiam-se nas rasas águas do rio das flores,
Penetravam na lagoa dos peixes bravios.
A recordação do teu olhar, a serena imagem da beleza
intocável.
O ardente desejo de ver-te e amar-te.
Prossigo na infrutífera busca pelos caminhos do meu caminhar.
Pés cansados e doloridos. Procuro-te insistentemente mas não te encontro.
Nas noites infindas e insones a imagem tua permanece em meus sonhos.
Onde te escondes? A procurar-te, a buscar-te a desejar-te!

Wálter Di Biase
Barra do Piraí - RJ - Brasil


MAR PORTUGUÊS

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

Fernando Pessoa


POR QUÊ ?

Foi tudo uma surpresa, tudo de repente,
talvez nenhum de nós saiba explicar por quê,
- você deixou de ser o que era antigamente
e o que era antigamente eu já não sou, se vê...

Eu era um amigo. E para mim, você
por muito tempo foi a amiga e confidente,
-deixei-a ler, assim como um cigano lê
nas mãos, toda a minha alma indiferentemente...

Por muito tempo, os dois, felizes nos julgamos,
até que certo dia... (e eu não lhe disse nada nem você disse nada) nós nos afastamos...

Hoje, você me evita... Hoje, evito a você...
E seguimos então, cada um por sua estrada
sem que nenhum de nós saiba explicar por quê...

J. G. de Araújo Jorge

0 comentários:

Postar um comentário