A HISTÓRIA DA PORTUGUESA DE DESPORTOS DE (SP)



ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS
Fundado em 14/Agosto/1920
End.: Rua Comendador Nestor Pereira, 33
Canindé - São Paulo/SP CEP: 03034-070
Estádio Oswaldo Teixeira Duarte - Cap.: 27.500
Site: www.portuguesa.com.br

História da Lusa

A Fundação

A Associação Portuguesa de Esportes (esse o nome de fundação) foi fundada em 14 de agosto de 1920, com a denominação de Associação Portuguesa de Esportes, fruto da fusão de cinco clubes representates da colônia portuguesa: Luzíadas Futebol Club, Portugal Marinhense, Associação 5 de Outubro, Associação Atlética Marquês de Pombal e Esporte Club Lusitano. O seu primeiro presidente foi o farmacêutico Eugênio Torres Lima.

O pedido de filiação da Portuguesa à Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA) foi deferido no dia 2 de setembro de 1920, mas como não havia mais tempo para a inscrição no campeonato daquele ano, a Portuguesa fundiu-se ao Associação Atlética Mackenzie College (em 11 de outubro), já inscrito, e participaram juntos do campeonato de 1920, adotando o nome Portuguesa-Mackenzie.

Em 1923, a Associação Portuguesa de Esportes desligou-se do parceiro e passou a disputar jogos com sua nova denominação. Foi em 1940 que o clube recebeu o atual nome ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS, com sede da Rua Cesário Ramalho.

HISTÓRICO

PRIMEIRA FASE - Cambuci

» Em 1922 com a compra de instalações da Praça de Esportes União Artística Recreativa Cambuci, inaugurada solenemente em 25 de janeiro de 1925, onde, em 1926, iriam ser travadas as primeiras batalhas esportivas. Em 1926 também, aconteceu no Campo do Cambuci a primeira festa junina, na época Festa Joanina em razão de ser promovida apenas na noite de São João. Em 1957, já como Festa Junina, levando referência também a Santo Antônio e São Pedro, os festejos passaram em definitivo para o Canindé onde fazem sucesso até hoje.

» 1928 - A Portuguesa realizou seu primeiro jogo internacional contra a equipe do Peñarol de Montevidéo em São Paulo.

SEGUNDA FASE - São Bento

» Iniciada com a compra de um terreno na Avenida Tereza Cristina, no bairro do Ipiranga, em 1929. No 9° aniversário do Clube. Em seguida o time fixou sede no tradicional Largo de São Bento.
» 1941 - O clube participa da fundação da Federação Paulista de Futebol.
» Em 03 de fevereiro de 1947, a Portuguesa, conquista sua primeira vitória internacional no futebol. Venceu o Sol de América do Paraguai por 4 a 0.
» Em 1951, o então presidente, Dr. Mário Augusto Isaias, comandou o clube a uma excursão internacional, e acabou trazendo da Europa a sua primeira Fita Azul, título concedido a clubes que conseguiam mais de 10 jogos invictos no exterior. E a equipe detentora de tamanho prestigio tinha como técnico Oswaldo Brandão e era composta pelos jogadores Nininho, Manduco, Brandãozinho, Paulo Jacob, Muca, Djalma Santos, Pinga, Ceci, Julinho, Aldo, Simão, Leopoldo, Renato, Nino, Carlos e Rubens. Os jogos: Portuguesa 3x1 Fenerbahce, 4x2 e 3x1 Galatasaray, 4x1 Besiktas, 4x1 Seleção de Ankara, ambos na Turquia; 4x3 Atletico Madrid e 1x1 Valencia na Espanha; 5x3 Halsinberg Club, 1x0 Sandra, 3x1 Gotemborg e 3x2 Norkoping, todos da Suécia.

TERCEIRA FASE
Canindé
» A partir da gestão de Luiz Portes Monteiro em 1956, a Portuguesa adquiriu o atual espaço do Canindé, local que havia sido usado pelo São Paulo Futebol Clube e vendido à família Whadi Sadi.
» Em 1956, a Portuguesa, adquire o Canindé (que ganhou carinhosamente o apelido de Estadio Ilha da Madeira), antiga instalação do São Paulo FC por 35 milhões de cruzeiros.
A inauguração foi no dia 11 de novembro, onde a Lusa enfrentou o Combinado Palmeiras-São Paulo, e venceu por 3 a 2 , de virada.

Craques historicos
» Grande é a relação de jogadores refinados que passaram pela Lusa: Djalma Santos jogou por 10 anos no clube; Brandãzinho na decada de 50, jogando ao lado de Djalma Santos; Enéas apontado por muitos o maior de todos eles e Dêner, talvez, a maior revelação da historia do clube.
» O maior artilheiro da historia do clube foi o meia-atacante Pinga que fez 190 gols em 316 partidas, seguido de perto por Eneas (179 gols).

A Portuguesa no Brasileirão 1996
» A melhor campanha da Lusa foi o vice-campeonato de 1996, que tinha como time base Clêmer; Walmir, Cesar Augusto, Marcelo e Zé Roberto; Roque, Capitão, Gallo e Caio; Rodrigo Fabri e Alex Alves. O técnico era José Cândido Sotto maior, o Candinho.
» Na primeira fase, a Lusa disputou 23 partidas, venceu 11, empatou 3 e perdeu 9. Fez 32 gols e sofreu 29, totalizando 36 pontos e se classificou para as quartas de final na oitava colocação. Nesta fase enfrentou o Cruzeiro/MG (3x0 e 0x1). Na semifinal, jogou contra o Atletico/MG e venceu a primeira partida por 1x0, empatando a segunda por 2x2, classificando-se para a final.

A FINAL
» A Primeira partida foi em São Paulo e a Lusa desperdiçou várias chances de gol. Mesmo assim a equipe saiu vencedora por 2x0, o que lhe dava a vantagem de perder até por um gol de diferença.
» A segunda partida foi realizada no Estádio Olimpico (Porto Alegre/RS) em 15 de dezembro desse mesmo ano. Com publico superior a 40.000 pagantes, a Lusa segurou o resultado adverso de 1 a 0 , mas que lhe assegurava o titulo até os 38 minutos do segundo periodo, quando Aílton, fez o segundo gol da equipe gremista.

SUMULA:

Portuguesa: Clemer; Walmir, Emerson, Cesar e Carlos Roberto (Flavio); Capitão, Gallo, Caio e Zé Roberto; Alex Alves e Rodrigo Fabri (Tico). Tec.: Candinho
Grêmio: Danrlei; Arce, Rivarola (Luciano), Mauro Galvão e Roger; Dinho (Ailton), Luiz Carlos Goiano, Emerson (Zé Afonso), e Carlos Miguel; Paulo Nunes e Zé Alcino. Tec. Luiz Felipe Scolari
Arbitro: Marcio Rezende de Freitas Gols: Paulo Nunes aos 03mn do 1ºt; e Ailton aos 38 do 2ºt.

Estádio do Canindé
O nome oficial é Estadio "Dr. Oswaldo Teixeira Duarte", homenagem ao ex-presidente do clube.
Na época da compra do Estadio, no local havia apenas um campo para treinos e outras pequenas instalações. Em seguida, foram construidos um alambrado, um campo oficial e uma arquibancada de madeira. Daí o apelido, "Ilha da Madeira".

Reinauguração

A reinauguração ocorreu em 09/01/1972 no jogo Portuguesa 1 x 3 Benfica (Portugal), depois da construção do primeiro anel, com capacidade para 10.000 pessoas.

FESTAS JUNINAS DA PORTUGUESA



Estão entre as mais famosas do Brasil e continuam sendo realizadas todos
os anos no estádio do Canindé



UM APELO DO CENTRO CULTURAL LUSO BRASILEIRO À IMENSA COLÔNIA LUSO BRASILEIRA DE SÃO PAULO...

Vamos deixar de vaidades, separatismos e almoços de confraternização e fazer da Portuguesa, junto com o Vasco da Gama, os maiores clubes do Brasil!!!
São clubes que representam a cultura nacional, a cara do nosso povo, a alma de nossa gente, mas que o separatismo da mídia e das próprias correntes internas, impedem que se projetem e popularizem junto à majoritária comunidade luso-brasileira. Há... se soubéssemos a força que temos!?

Torcedor da Lusa, não deixe de acessar: ...E assim nasceu São Paulo, pois esta cidade tem tudo a ver com a história deste clube!


Fonte: Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br e www.portuguesa.com.br



Matéria em construção...

1 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente nossa querida Portuguesa sofre da síndrome de uma cúpula de uma colônia, que torce contra o povo que se diz representar, a síndrome do Salazarismo, que manteve o nosso querido País irmão debaixo de um obscurantismo perverso...
Nossa querida Portuguesa era para ser, tal como nosso Vascão, o clube de maior torcida em São Paulo, pois os Ferreiras, os Oliveiras, etc., etc., ainda são maioria em São Paulo!
Nossa Portuguesa é acima de tudo um clube de raízes, que não pode ser confundido com esses clubes de mídia...
Chega de humilhação! Vamos colocar gente à frente de nosso Clube, com uma mentalidade mais arejada, mais politizada, mais culta...............

Postar um comentário