EASSIM NASCEU PELOTAS



Pelotas
 

Da Wikipédia, a enciclopédia livre Apelido : Princesa do Sul
 

Localização no Rio Grande do Sul, Brasil
 

Pelotas está localizado em Brasil

Localização no Brasil
 

Coordenadas: 31 ° 46′19 ″ S 52 ° 20′33 ″ País brasil
Região- Sul
Estado do Rio Grande do Sul
Fundada em 1812
1835 (cidade)
 

Governo
 

• Prefeita Paula Schild Mascarenhas (PSDB)
Área • Total de 1.609 km2 (621 sq mi)
 

Elevação
 

7 m (23 pés)
Maior elevação
429 m (1.407 pés)
Menor elevação
0 m (0 pés)
 

População 

(2006 346.452 hab.
 • Densidade 215,32 / km2 


Fuso horário UTC-3   Verão  UTC-2 

Prefeitura de Pelotas

Pelotas é uma cidade e município brasileiro, o terceiro mais populoso do sul do estado do Rio Grande do Sul e está localizada a 270 km de Porto Alegre, capital do estado e a 130 km da fronteira uruguaia. A Lagoa dos Patos fica a leste e o canal de São Gonçalo fica ao sul, separando Pelotas da cidade de Rio Grande.

No século 19, Pelotas era o principal centro brasileiro para a produção de carne seca (charque), um alimento básico feito por escravos e destinado a alimentar os escravos das plantações de cana-de-açúcar, café e cacau em todo o
país. Atualmente Pelotas abriga duas grandes universidades, a Universidade Federal de Pelotas, e a Universidade Católica de Pelotas. Juntos, elas representam uma população de 22 mil estudantes do ensino superior.

A cidade possui três clubes de futebol: Esporte Clube Pelotas (fundado em 1908), Grêmio Esportivo Brasil (também conhecido como Brasil de Pelotas; fundado em 1911)  e Grêmio Atlético Farroupilha (fundado em 1926).

História

A história da cidade começa em junho de 1758, através de uma doação que Gomes Freire de Andrade, conde de Bobadela, fez ao coronel Thomáz Luiz Osório, dando-lhe terras que ficavam às margens da Lagoa dos Patos. Em 1763, fugindo da invasão espanhola, muitos habitantes da aldeia de Rio Grande buscaram refúgio nas terras pertencentes a Osório. Mais tarde, também vieram refugiados da Colônia do Sacramento, que haviam sido entregues pelos portugueses aos espanhóis em 1777.

Em 1780, o fazendeiro português José Pinto Martins se estabeleceu em Pelotas. A prosperidade de seu estabelecimento estimulou a criação de outras fazendas e o crescimento na região, criando uma população que definiria a cidade primitiva.

A Paróquia Civil de São Francisco de Paula, fundada em 7 de junho de 1812, pelo padre Pedro Pereira de Mesquita, foi elevada à categoria de cidade em 7 de abril de 1832. Três anos depois, em 1835, a cidade foi declarada cidade, com o nome Pelotas.
 
No Brasil, 'pelota' pode se referir a uma jangada de couro, e o nome da cidade vem dos barcos feitos de galos de coral cobertos com peles de animais, usados ​​para cruzar rios em tempos de pecuária.
 
Nos primeiros anos do século XX, o progresso foi estimulado pelo Banco Pelotense (Banco de Pelotas), fundado em 1906 por investidores locais. Sua liquidação, em 1931, foi devastadora para a economia local.
 
Em 1990, o Urban Conurbation de Pelotas foi criado como resultado de uma lei estadual. Em 2001, tornou-se a Conurbação Urbana de Pelotas e Rio Grande, e em 2002 a Conurbação Urbana do Sul. O objetivo é integrar as cidades participantes e é o embrião de uma futura região metropolitana, incluindo as cidades de Arroio do Padre, Capão do Leão, Pelotas, Rio Grande e São José do Norte, que têm uma população total de cerca de 600.000 habitantes. 

Geografia
 
O Laranjal na costa da Lagoa dos Patos
 
Topografia

Por estar situada em uma planície próxima ao oceano, a área urbana encontra-se em uma elevação baixa, estando, em média, a 7 metros (23 pés) acima do nível do mar. O interior do município fica em um planalto chamado Serras de Sudeste. Consequentemente, a altitude na área rural de Pelotas atinge 429 metros (1.407,4 pés) no distrito de Quilombo.

A cidade se estende até o Laranjal, um bairro na costa da Lagoa dos Patos. Além das regiões litorâneas de Santo Antônio e Valverde, a área também possui uma área ainda mais remota, o Balneário dos Prazeres (popularmente conhecido como Barro Duro).






0 comentários:

Postar um comentário