China diz que os EUA corroem a estabilidade global e buscam 'superioridade absoluta'

Nova estratégia militar chinesa usa tom mais crítico a Washington e fala em usar a força caso Taiwan busque independência
Soldados do exercíto chinês participam de cerimônia no Memorial do Massacre de Nanquim Foto: CHANDAN KHANNA / AFP 13-12-2019
Soldados do exercíto chinês participam de cerimônia no Memorial do Massacre de Nanquim Foto: CHANDAN KHANNA / AFP 13-12-2019
 
PEQUIM - A China acusou os EUA de minar a estabilidade global e de buscar “superioridade absoluta”, no primeiro Livro Branco da Defesa do país desde que o presidente chinês, Xi Jinping, iniciou uma ampla reforma militar em 2015. O país asiático usou um tom mais crítico a Washington no documento publicado pelo Ministério de Defesa nesta quarta-feira, em que acusa a Casa Branca de adotar “políticas unilaterais” e de buscar instigar disputas entre as principais potências mundiais.

Pequim afirmou que os EUA estão atrás de “inovações tecnológicas e institucionais em busca da superioridade militar absoluta” e prejudicam a “estabilidade estratégica global”, com pesados investimentos em ativos de defesa nuclear, espacial, cibernética e antimísseis.

O documento intitulado "A defesa nacional da China na nova era", em uma referência ao principal slogan de Xi, observou que “o sistema e a ordem de segurança internacional são prejudicados pelo "crescente hegemonismo, por políticas de poder, unilateralismo e constantes conflitos regionais e guerras”.

A linguagem empregada se afasta do relatório anterior, que se concentrou em esforços necessários para melhorar a cooperação militar entre as duas maiores economias do mundo.
 
Pressão americana move a parceria estratégica de Rússia e China
O documento menciona Taiwan, onde “forças separatistas” representam “a mais grave ameaça imediata à paz e estabilidade” na área. Pequim "não promete renunciar ao uso da força" ao lidar com a ilha e "derrotará resolutamente qualquer um que tente separar Taiwan da China", afirma o texto.

’Concorrente Estratégico’

Xi prepara-se para celebrar 70 anos de governo do Partido Comunista em Pequim no final deste ano, em um momento em que enfrenta uma guerra comercial com os EUA que agravou uma série de disputas de segurança entre os dois países.
 


0 comentários:

Postar um comentário