Versos do Antigamente por Maria Celestina Silva (recolha R.A.)


Pus-me um dia a percorrer este lindo Portugal, 

Só queria ver e sentir s seus encantos sem igual.

 Fui e vi campos no Minho, sempre mimosos e frescos,

e vi as gentes minhotas, com os seus trajes pitorescos.

Trás dos Montes alpestres, com os seus vales sombrios,

vi aguas dos altos montes, despenharem-se nos rios.

E no Douro verdejante, com vinhedos e choupais,

ouvi rouxinóis à noite, cantar suspiros e ais.

Nas acidentadas Beiras, vi brilhar a branca neve,

perto da Penhas Douradas, aonde o ar é já mais leve.

Percorri a Estremadura, que lindas férteis campinas,

Aonde cresce o louro trigo, e pastam vacas turinas.

No Alentejo, vi as messes, ondeando como mar, 

e muitas casinhas brancas, como noivas a noivar.

E mais ao sul no Algarve, terra das amendoeiras,

Vi os quentes doces frutos, que pendem lá das figueiras.

Mas não pára aqui o encanto, que deslumbra o meu olhar,

Vamos meu coração vamos, para as terras de além-mar.

Aonde os Açores emergem como pérolas mimosas,

e onde a ilha da Madeira, tem o perfume das rosas.

São Tomé e as suas roças, em Angola descansei,

sob os ramos do embondeiro, à sua sombra gozei.

Passo o Cabo a Moçambique, que tão lindo porto tem,

Depois Diu, Damão e Goa, Macau e Timor também.

E de tudo quanto vi, eu trouxe esta impressão final,

Que não há terra tão linda, como o nosso Portugal!

 


0 comentários:

Postar um comentário