Revolta da Maria da Fonte - 1846





Considera-se que a implantação do Liberalismo em Portugal ocorreu em 1834, quando os partidários de D. Pedro IV derrotam D. Miguel absolutista. D. Maria II sobe ao trono. Contudo, a luta política vai reacender-se logo em 1836, com a Revolução de setembro, que opôs cartistas (defensores da Carta Constitucional) e setembristas (defensores de uma nova Constituição). Em 1842, Costa Cabral encabeça um golpe e repôs a Carta Constitucional. O seu governo procurou promover a modernização do país.

É nesse contexto que se dá a Revolta do Minho, iniciada em março de 1846, também conhecida como "Revolta da Maria da Fonte" por atribuir a uma camponesa da aldeia de Fonte Arcada um papel de destaque no levantamento popular. O governo de Costa Cabral (1842-1846) determinou o enterro em cemitérios (e não junto das igrejas), o que despoletou um grande descontentamento popular.  

Em abril a agitação continuou, com ataques a funcionários do governo acusado de estar a preparar novos impostos. Costa Cabral deu ordens ao exército para reprimir os protestos, o que teve como efeito a propagação da revolta a outras zonas do país. Após a sua demissão  houve um período de acalmia, a que se seguiu a guerra civil da Patuleia (1847). 

Só em 1851 se inicia um período conhecido como Regeneração, que se estendeu até 1890, em que não se conheceram conflitos políticos e sociais graves no nosso país.

José Afonso escreveu a canção "As sete mulheres do Minho", que enaltece a coragem das  mulheres minhotas contra o governo de Costa Cabral.

0 comentários:

Postar um comentário