...EASSIM NASCEU LUANDA

Luanda é a menor província de Angola, com 2.257 km² de área.

Sua população, isto é, da província, aproxima-se de 5.000.000 habitantes. Sua capital é Luanda, a maior cidade e capital de Angola. Luanda é também a província de Angola mais industrializada e com o maior crescimento econômico, que se deveu ao fato de praticamente não ter sofrido diretamente os efeitos da guerra civil e também por se ter registrado um êxodo das populações a partir das suas áreas de origem para Luanda. Atualmente, Luanda conta com novos investimentos em função do fim da guerra civil.

A província tem nove municípios que são:

* Cacuaco
* Cazenga
* Ingombota
* Kilamba Kiaxi
* Maianga
* Rangel
* Samba
* Sambizanga
* Viana

O centro da cidade está a sofrer transformações e arranha-céus muito sofisticados contrastam com os musseques dos arredores da cidade. Acredita-se que mais de 70% da população da capital viva nas zonas suburbanas.

Luanda tem uma baía e uma restinga (Ilha de Luanda) que se estende por mais de catorze quilômetros de praias, restaurantes e moradias de pescadores.

Luanda Sul é a zona de maior desenvolvimento habitacional e é o local onde foi construído o primeiro shopping center de Angola: o Belas Shopping.

A província é semiárida de clima tropical quente e seco. A temperatura média anual da província situa-se entre os 25ºC e os 26ºC, com o máximo de 27ºC, coincidindo com o período das chuvas. Julho e Agosto são meses mais frescos, especialmente no litoral, onde a temperatura desce um pouco abaixo dos 25ºC. O clima da região é influenciado pela proximidade do mar — Corrente de Benguela — e, apesar de não ser demasiado quente, é húmido.
Nas zonas não urbanas, a vegetação mais comum é o capim e poucas árvores, com
destaque para o imbondeiro (Adansonia digitata).

0 comentários:

Postar um comentário