HISTÓRIA DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

 
Sporting Clube de Portugal
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nome: - Sporting Clube de Portugal
Fundação: - 1 de Julho de 1906 (104 anos)
Estádio Estádio Alvalade XXI, Lisboa, Portugal
Capacidade: 50.076 pessoas
Presidente: - Luís Godinho Lopes
Treinador: - Domingos Paciência
Patrocinadores: - ZON Multimédia
Portugal PT Comunicações
Portugal Meo
Portugal TMN
PortugalEDP
Portugal Sapo ADSL
Portugal CGD
Portugal Super Bock
Material esportivo Alemanha Puma



Competição: - Primeira Liga
2009/10: - 4.º lugar
2008/09: - 2.º lugar
2007/08: - 2.º lugar

O Sporting Clube de Portugal é um clube multi-desportivo português, fundado em 1906. Nas diversas modalidades presente, é o clube português que mais títulos conquistou e o segundo com mais títulos na Europa, só ultrapassado pelo Barcelona, de Espanha.
Clube de Lisboa, é um dos chamados 3 grandes de Portugal, destacando-se nas últimas duas décadas pela suas escolas de formação em futebol, consideradas as melhores do mundo, conseguindo ser o único clube do mundo a formar dois jogadores eleitos com o título de melhor jogador do mundo, Luís Figo e Cristiano Ronaldo. Joga sempre para o 1º lugar da Liga Portuguesa.

A equipa de futebol do Sporting Clube Portugal joga no seu Estádio José Alvalade, em Lisboa.

EMBLEMA E CORES

O seu emblema, que ostenta um leão rampante de cor branca, e dourado a partir de 2001, sobre fundo verde, foi oficialmente adoptado em 1906, assim como as cores verde e branca, que começaram a ser utilizadas praticamente desde a fundação do clube. Em 1907, D. Fernando de Castelo Branco (Pombeiro) autorizou que o leão rampante do seu brasão fosse utilizado no emblema do Sporting. Deveria ser de cor "prata armado em preto, em campo verde, correspondendo às límpidas, firmes e esperançadas intenções dos seus fundadores". O verde foi sugerido pelo Visconde de Alvalade, simbolizando a sua esperança no novo clube.

A partir de 1920 o emblema passou a conter o leão rampante em escudo com a sigla SCP em coroa, imagem que se manteve durante décadas. Finalmente, em 2001, o Sporting apresentou uma nova imagem gráfica, mais estilizada e rejuvenescida. O novo emblema é coerente com o passado do Sporting mas inova ao introduzir três listas brancas horizontais, que lembram o simbolismo da camisola(camiseta) do clube. Inclui ainda as palavras Sporting e Portugal, escritas por extenso, para destacar a dimensão nacional do clube. O leão é apresentado de forma mais estilizada e com um impacto reforçado conferido pela cor dourada. Em coroa, a sigla SCP continua a perpetuar um nome com mais de um século de história.

Em 2005, o Sporting apresentou um emblema oficial para comemorar o centenário do clube onde se misturavam o passado e o presente. O novo escudo e leão do emblema atual, a branco, foi inserido num círculo com fundo Stromp ou bi-partido onde se destacava o verde, as datas 1906 e 2006 e ainda a expressão: Sporting 100.

As camisolas iniciais apresentavam as duas cores, verde e branco, em duas secções verticais separadas ao centro do peito e das costas, sendo o emblema leonino colocado na faixa verde do lado esquerdo. Hoje este é o equipamento Stromp, usado em alternativa às atuais bem conhecidas listas horizontais alternadas de verde e branco. Os calções brancos do equipamento original passaram a ser de cor preta a partir de 1915.

O lema do Sporting Clube de Portugal é "Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting" relembrando assim um passado repleto de glórias ao nível de (quase) todos os desportos, só possíveis graças ao empenho de todos os que estiveram intimamente ligados com o clube durante os longos anos da sua existência.

História

Primórdios

O Sporting Clube de Portugal tem as suas origens na fundação do Belas Football Clube em 1902 por iniciativa de dois irmãos, Francisco e José Maria Gavazzo. Dois anos depois, tendo o Belas Football Clube realizado um único jogo de futebol contra o Sport Lisboa, alguns dos seus sócios Fundadores criaram o Campo Grande Football Clube. Apesar do nome, esta associação dedicava-se especialmente a festas, bailes e piqueniques, o que gerou alguns conflitos com alguns membros, que entendiam que a prática desportiva deveria ser a sua principal vocação. Em 13 de Abril de 1906, durante uma Assembleia Geral, as opiniões divergentes quanto ao objetivo da instituição, levaram à saída de 5 membros. Um deles, José Alvalade manifestou imediatamente a intenção de formar um novo clube recorrendo à ajuda financeira do seu avô, o Visconde de Alvalade, Dr. Alfredo Augusto Neves Coelho de Alvalade Holtreman.

O Visconde de Alvalade tutelou a criação do novo clube e disponibilizou os terrenos para o campo de jogos na sua própria quinta.
Sporting Clube de Portugal Queremos que este clube seja grande,tão grande quanto os grandes da Europa Sporting Clube de Portugal
José Alvalade

Fundação

Foi na região de Ora, que abarcava as atuais zonas do Lumiar, Campo Grande e Alvalade, em Lisboa. Os dez sócios fundadores foram José Alvalade, José Maria Gavazzo, Frederico Seguro Ferreira, Alfredo Augusto das Neves Holtreman, Fernando Soares Cardoso Barbosa, José Stromp, Henrique Almeida, Leite Júnior, João H. Scarlett, Francisco Quintela Mendonça e Alfredo Botelho, e realizaram a primeira Assembleia Geral em 8 de Maio de 1906 com o objetivo de eleger a direção. Foi então eleito o Dr. Alfredo Augusto das Neves Holtreman como Presidente da Direção, sendo-lhe conferido o título de "sócio-protetor" em virtude de todo o apoio prestado à criação do novo clube. Nesta reunião, Holtreman, afirmou que pretendia que o clube, na ocasião ainda sem nome definido, fosse "um grande clube, tão grande como os maiores da Europa". A primeira direção, que se manteria em funções até 1910, era ainda constituída por José Holtreman Roquete, como vice-presidente e pelos primeiro e segundo secretários, respectivamente Frederico Seguro Ferreira e Henrique Leite. A 26 de Maio foi adotado o nome Campo Grande Sporting Clube, mas, a 1 de Julho, por sugestão de António Félix da Costa Júnior, a Assembleia Geral aprovou a alteração definitiva para Sporting Clube de Portugal. Esta foi uma data marcante uma vez que, em Julho de 1920, por proposta de Nuno Soares Júnior, a Assembleia Geral adotou a data de 1 de Julho de 1906 como a da fundação oficial do Sporting. Em contraste com outros clubes rivais, os sportinguistas, defendem que a forma de contabilizar a idade do clube é a mais correta, uma vez que não se recorre à fundação de entidades anteriores que lhe deram origem nem contabilizando períodos de inatividade, mais ou menos longos, para justificar a sua ancestralidade.

ESTREIAS

Em 3 de Fevereiro de 1907, realizou-se o primeiro jogo oficial de futebol do clube leonino, tendo o Sporting perdido por 5-1 no jogo contra o Cruz Negra. No dia 1 de Dezembro desse mesmo ano realizou-se o primeiro derby com a vitória do Sporting por 3-2 na partida contra o eterno rival lisboeta, o Sport Lisboa e Benfica, que na ocasião ainda era designado por Sport Lisboa. O primeiro campo e a primeira sede foram inaugurados, no Sítio das Mouras, a 4 de Julho de 1907, sendo as suas instalações consideradas as melhores do país naquela época. Em 1907-1908, o Sporting sagrou-se vice-campeão regional de futebol. Foi nesta competição, em 25 de Outubro de 1908, que o Sporting perdeu pela primeira vez para o Benfica por 0-2. Esse jogo foi ainda marcado por outra estreia: o equipamento bipartido de verde e branco com calções brancos, que só vieram a ser substituídos pelos atuais pretos em 1915.

PRIMEIRAS DÉCADAS

Em 1910, ano em que José Alvalade assumiu a presidência, o Sporting destacou-se no Ténis por equipas e conquistou os títulos nacionais de salto à vara, lançamento do peso e salto em comprimento. No ciclismo, o atleta sportinguista Laranjeira Guerra venceu em 1912 o percurso Lisboa-Porto. Também em 1912, o Sporting venceu o primeiro da longa série de Campeonatos Nacionais de Corta-Mato e António Stromp fez excelentes provas nos Jogos Olímpicos de Estocolmo, tornando-se o primeiro atleta olímpico sportinguista. Este foi o início do percurso que tornaria o Sporting a maior potência olímpica do país, tanto em número de representantes como de medalhas conquistadas. Naqueles anos, o clube foi campeão nunca vencido numa modalidade muito em voga na época, a luta de tração à corda. No futebol, o clube vence o Campeonato de Lisboa de Futebol, na quarta categoria, em 1912, 1913 e 1914. Em 1915 vence o mesmo campeonato já na categoria de Honra bem como a Taça de Honra, batendo o Benfica por 3-1. No ano seguinte repete o feito, ganhando novamente as duas competições. Nesta equipa leonina jogava um dos primeiros símbolos do clube, Jorge Vieira, atleta várias vezes campeão e agraciado com diversas medalhas nacionais e internacionais. O Sporting viria a ganhar 19 Campeonatos de Lisboa, seis deles consecutivos, até à extinção da prova em 1947.
Eis a equipa Sportinguista de 1922/23: - Henrique Portela, Cipriano dos Santos, Jorge Vieira; José Leandro, Filipe dos Santos, Joaquim Ferreira; Torres Pereira, Jaime Gonçalves, Francisco Stromp, João Francisco e Carlos Fernandes

Em 1922, o Sporting conquistou mais um Campeonato de Lisboa de Futebol e foi finalista vencido do primeiro Campeonato de Portugal. No entanto, no ano seguinte viria a conquistar as duas provas, obtendo o primeiro título de Campeão de Portugal numa final frente à Académica de Coimbra, em Faro, no dia 24 de Junho de 1923, jogo que venceu por 3-0. Foi também naquele ano que as secções de natação, pólo aquático e râguebi iniciaram então a atividade. Em 1928, na sua primeira digressão ao Brasil, a equipa de futebol do Sporting estreou as novas camisolas com listas horizontais verdes e brancas. Esta mudança ocorreu na partida frente ao Fluminense Football Club no Estádio de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, a 15 de Julho de 1928. A escolha das novas camisolas foi completamente casual, ficando a dever-se ao fato de os equipamentos às listas usados pela equipa de râguebi serem mais frescos e estarem em melhor estado do que os do futebol. Já em Portugal, em outubro de 1928, num jogo vitorioso frente ao Benfica, disputado sob intensa chuva, a equipa utilizou o equipamento listado que se manteve em uso daí para a frente.

A partir de 1940

As míticas camisolas listadas de verde e branco serviram para ganhar, na década de 1940 e 1950, 10 títulos de Campeão Nacional de Futebol e 5 Taças de Portugal.

José Travassos, em 1955, é o primeiro jogador português de Futebol a envergar a camisola(camisa) da Seleção da Europa, frente à Grã-Bretanha, em Belfast, ficando célebre a sua alcunha de "Zé da Europa".

Da esq. para a direita: Jesus Correia, Vasques, Peyroteo, Travassos e Albano.
Obs. Travassos foi considerado à época como um dos melhores jogadores do mundo. E Jesus Correia que também era jogador de hoquei em patins, foi várias vezes campeão do mundo p/Seleção Portuguesa dessa modalidade.

Jesus Correia, Vasques, Peyroteo, Travassos e Albano foi um dos mais temíveis ataques do mundo. E o ataque do Santos só conseguiu ser melhor devido ao fenômenal Pelé. Travassos tinha um toque de bola elegante(um pouco parecido com o Tostão), um drible desconcertante e uma velocidade incrível, como ficou demonstrado naquela Copa Rio de 1952, onde em pleno Maracanã, perante um Fluminense recheiado de grandes craques, como Pinheiro, Píndaro, Didi, etc., etc. este genial Travassos, mesmo com o Sporting jogando na retranca, conseguiu demonstrar toda a sua intimidade com a bola(esférico)


A 10 de Julho de 1956 é inaugurado o Estádio José Alvalade, em Campo Grande, que viria a ser demolido, quando da construção do novo complexo Alvalade XXI para a realização em 2004 da Copa da Europa, albergando ainda outras modalidades esportivas. Esses terrenos adjacentes ao novo estádio são hoje utilizados como parque de estacionamento em dias de jogos ou outros grandes eventos.

OUTRO GRANDE ÍDOLO DA HISTÓRIA DO SPORTING FOI ANTÓNIO OLIVEIRA
Frase célebre de António Oliveira, dita numa véspera de clássico com o Benfica, quando, lesionado, não pode jogar - "Por cada leão que cair outro se levantará"
António Oliveira

António Oliveira (10 de Junho de 1952, Penafiel) foi treinador da Selecção Portuguesa de Futebol entre 1994-1996 e 2000-2002. Foi presidente do FC Penafiel,durante três épocas, tendo abandonado por vontade própria a liderança do Clube em 2006, sendo substituído por uma Comissão Administrativa composta por 13 elementos, coordenada pelo Dr. Alberto Clemente de Melo e Sousa.

Aos 15 anos começou a jogar futebol federado integrado nas camadas jovens do FC Porto. Ainda com idade de júnior, aos 17 anos, passou a treinar com a equipa principal dos portistas por iniciativa do treinador brasileiro Paulo Amaral. Oliveira, que jogava na posição de médio-ofensivo, assumiu-se como uma das estrelas da equipa que, entretanto, passou a ser treinada por José Maria Pedroto, um dos mais conceituados técnicos portugueses de sempre.

Na temporada 77/1978, o FC Porto conquistou o título nacional depois de ter estado 19 anos sem qualquer triunfo. Nessa época Oliveira entrou em todos os jogos e marcou 19 golos. Aos 26 anos era já um futebolista conceituado na Europa e foi contratado no Verão de 1978 pelo Bétis de Sevilha, de Espanha. Mas a experiência no campeonato espanhol não correu bem e regressou ao FC Porto no início de 1979. De salientar, a caricata história que o envolveu, no regresso de Espanha, quando jogava no Bétis, ter sido detido pela Guardia Civil junto à fronteira com Portugal, devido ao facto de deter na sua posse uma mala de notas falsas, história essa, que viria a ser desmentida pelo próprio e pelos Órgãos de Comunicação Social, não tendo a mesma passado de um "boato" sem qualquer fundamento. Ainda assim, participou na conquista de novo título por parte do clube das Antas.

No Verão de 1980 uma luta de poderes dentro do FC Porto entre Pinto da Costa e o então presidente Américo Sá provocou uma grande instabilidade no clube. Oliveira, saturado com a situação, deixou as Antas e ingressou no FC Penafiel, a equipa da sua terra natal. No Penafiel teve a sua primeira experiência como treinador, função que acumulou com a de jogador. Mas esteve pouco tempo neste clube pois na temporada seguinte regressou a um clube considerado dos "grandes", no caso o Sporting, onde voltou a ser apenas futebolista. Em Alvalade conquistou mais um título nacional, na temporada 81/1982. Em Setembro de 1982, já com a época em curso, assumiu as funções de treinador do Sporting, mantendo-se também como jogador, conquistou nessa época a Supertaça portuguesa.

Na época 85/1986, já ao serviço da equipa madeirense, o Marítimo, abandonou em definitivo a carreira de jogador para a passar a ser em exclusivo treinador de futebol. Para além dos vários títulos conquistados como jogador no FC Porto e Sporting, foi internacional pela seleção portuguesa em 24 jogos. Depois de ter treinado o Marítimo em 85/1986 passou a ser o responsável pela seleção de Esperanças, à frente da qual esteve duas temporadas.

Oliveira passou sucessivamente pelo Vitória de Guimarães, Académica de Coimbra, Gil Vicente e Sporting de Braga até que em 1994 foi contratado para seleccionador nacional. A sua estreia como técnico da selecção ocorreu a 1 de Setembro desse ano, em Belfast, num jogo em que Portugal ganhou 2-1 à seleção da Irlanda do Norte. Em Novembro de 1995 qualificou Portugal para o Euro 1996 de Futebol que iria ter lugar na Inglaterra. Neste torneio a selecção nacional impressionou com o seu bom futebol e chegou aos quartos-de-final, sendo eliminada pela República Checa 1-0.

Oliveira, entretanto, regressa ao FC Porto, como treinador, e nas duas épocas que esteve nas Antas (96/1997 e 97/1998) conquistou os dois títulos nacionais. Ainda em 1998 ganhou a Taça de Portugal ao Sp. Braga. Mas a sua estadia nas Antas foi marcada por várias polémicas e acabou por sair do clube. Regressou então ao Bétis de Sevilha, mas ao fim de poucos dias de trabalho, desentendimentos com o presidente do clube da Andaluzia levaram-no a abandonar Sevilha ainda antes da época começar.

Esteve quase dois anos sem trabalhar, mas em Agosto de 2000 voltou a orientar a selecção portuguesa, que qualificou-se para o Mundial 2002. Neste torneio, disputado na Coreia do Sul e no Japão, Portugal foi uma das grandes desilusões, eliminado pelos EUA e Coreia do Sul, o que levou ao despedimento de António Oliveira.

No início da época 03/2004, Oliveira foi eleito presidente do FC Penafiel, tendo como objectivo fazer regressar o clube ao primeiro escalão do futebol português. Tendo conseguido esse objetivo logo nessa época. Na época 05/2006 a sua equipa desce de novo de divisão, abandonando a direção do clube, sendo dado pela imprensa portuguesa como um dos possíveis sucessores de Pinto da Costa no FC Porto.

Terminou, o curso de Direito, no regime pós-laboral, da Universidade Católica do Porto, em Maio de 2010.

O regresso de Oliveira

Há muitos anos que António Oliveira tem o lugar que merece no futebol portugês e o Mundo pode dar as voltas que entender que ninguém o conseguirá excluir da galeria onde estão os melhores. Esse espaço de esplendor foi conquistado com mérito num tempo substancialmente diferente daquele em que vivemos. Sem a projeção mediática que ajuda a fabricar estrelas em poucos meses; sem máquinas de marketing que exportam qualquer bicho-careta para as melhores ligas e sem a informação a correr, como agora, à velocidade da luz. Fez papel de príncipe nas décadas de 70 e 80 mas o génio era tanto que, se fosse hoje, estaria condenado a vestir a camisola 10 de um clube de topo - em Espanha ou Itália, muito provavelmente. Mas não. Sevilha (Bétis) foi o mais longe que conseguiu ir e a expressão da sua grandeza ficou-se por Portugal e pela Seleção Nacional. O percurso de treinador, depois, fez jus ao espírito rebelde e inquieto com que a comunidade da bola sempre olhou para Oliveira. Começou de forma precoce (aos 27 anos!) e teve um final a condizer. A recusa em voltar a sentar-se nos bancos não quer dizer, contudo, que tenha morrido para o futebol. Muito longe disso.

Segundo Nuno Farinha em, 27 de Dezembro 2010 Record

António Oliveira está no top 100 da 1ª década do século XXI, segundo a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol. Surge ao lado de treinadores como José Mourinho Arsène Wenger, Alex Ferguson, Fábio Capello, Guus Hiddink e Vicente Del Bosque. António Oliveira, está na 92ª posição, mesmo só estando no ativo durante os três primeiros anos.
Precedido por
Bobby Robson Técnico do Porto
1996-1998 Sucedido por
Fernando Santos

Futebol Clube do Porto

Presidentes emblemáticos

António Nicolau d'Almeida • José Monteiro da Costa • Afonso Pinto de Magalhães • Américo de Sá • Jorge Nuno Pinto da Costa

Jogadores notáveis

Pinga • Barrigana • Simplício • Hernâni • José Maria Pedroto • Virgílio • Octávio Machado • António Oliveira • Fernando Gomes • Frasco • Teófilo Cubillas • Mihaly (Miguel) Siska • Custódio Pinto • Carlos Simões • Ademir • Duda • Valdemar Mota • Acácio Mesquita • Américo • António Araújo • Virgílio Mendes • Jaburu • Rolando • Miguel Arcanjo • Seninho • Pavão • Lima Pereira • Rodolfo Reis • Jaime Magalhães • Vermelhinho • Eduardo Luís • António André • António Lima • Eurico Gomes • Augusto Inácio • Jaime Pacheco • João Pinto • António Sousa • Bandeirinha • Paulo Futre • António Morato • Rui Águas • Rabah Madjer • Stéphane Demol • Juary • Casagrande • Celso • Branco • Mickey Walsh • Józef Młynarczyk • André • Geraldão • Fernando Gomes • Fernando Couto • Rui Barros • Domingos • Carlos Secretário • Paulinho Santos • Capucho • Sérgio Conceição • Rui Jorge • Jorge Costa • António Folha • Emílio Peixe • Henrique Hilário • Vítor Baía • Arnold Wetl • Jardel • Aloísio • Doriva • Esquerdinha • Emerson • Emil Kostadinov • Stéphane Paille • Miklós Fehér • Péter Lipcsei • Ivica Kralj • Grzegorz Mielcarski • Ion Timofte • Sergei Yuran • Vasili Kulkov • Sergei Ovchinnikov • Ljubinko Drulovic • Zlatko Zahovič • Lars Eriksson • Russell Latapy • Jorge Andrade • Ricardo Carvalho • Bruno Alves • Pedro Mendes • José Bosingwa • Costinha • Nuno Valente • Paulo Ferreira • Maniche • Deco • Raul Meireles • Pepe • Ricardo Quaresma • Lisandro López • Lucho González • Derlei • Helton • Diego • Carlos Alberto • Anderson • Hulk • Dmitri Alenichev • Pedro Emanuel • Aly Cissokho • João Moutinho • Radamel Falcao García • Belluschi • Freddy Guarín • Jorge Fucile • Cristian Rodríguez • Rolando • Fernando • Mariano González

Grandes técnicos
Joseph Szabo • Mihaly (Miguel) Siska • Dorival Yustrich • José Maria Pedroto • Artur Jorge • Tomislav Ivic • Bobby Robson • António Oliveira • Fernando Santos • José Mourinho • Jesualdo Ferreira • André Villas-Boas

Clássicos

O Clássico (FC Porto x SL Benfica) • Dragões Versus Leões (FC Porto x Sporting CP)

Principais títulos

25 Campeonatos Portugueses • 16 Taças de Portugal • 17 Supertaças de Portugal • 2 Taças Intercontinentais • 1 Supertaça Europeia • 2 Ligas dos Campeões Europeus • 2 Taça UEFA/Liga Europa • Deca-campeonato de Hóquei em Patins

Modalidades Principais

Futebol • Andebol • Atletismo • Basquetebol • Bilhar • Boxe • Desporto Adaptado • Automobilismo • Futebol de Praia • Hóquei em patins • Natação • Pesca desportiva.


Em 1957 e 1958, o sportinguista Manuel Faria vence a famosa Corrida de São Silvestre, de São Paulo.

Em 1960 o clube é declarado Instituição de Utilidade Pública, pelo Estado Português.

Desde 1960

Desde 1960, o título mais significativo alcançado no Futebol foi a Taça dos Vencedores de Taças, conquistada ao clube húngaro MTK Budapest (3-3 e 1-0). No jogo decisivo, o Sporting fez o golo solitário através de canto direto, o célebre e eterno "cantinho do Morais". A caminho da final, o Sporting venceu por 5-0 o Manchester United, depois de uma derrota por 4-1 na primeira mão, e obteve um recorde que ainda hoje perdura de 16-1 frente ao Apoel Nicosia, de Chipre, como resultado mais avultado numa competição europeia.



No Futebol venceu também 18 Campeonatos Nacionais, o último em 2001-2002, e 15 Taças de Portugal, sendo a última em 2007-2008 com uma vitória de 2-0 contra o Futebol Clube do Porto após prolongamento. Conquistou pela última vez a Supertaça Cândido de Oliveira também na época 2007-2008, vencendo a equipa do Futebol Clube do Porto por 2-0, em jogo realizado no Estádio do Algarve.

Héctor "Chirola" Yazalde

O primeiro empréstimo de sempre de um jogador de Futebol foi o argentino Hector Yazalde, cedido pelo FC Barcelona ao Sporting Clube de Portugal, que ainda hoje detém o recorde de golos marcados numa época, no campeonato português, 46 tentos em 30 jornadas. Yazalde estabeleceu também um novo recorde europeu de golos a 19 de Maio de 1974, sagrando-se naturalmente Bota de Ouro europeu, batendo a marca do húngaro Skoblar. O recorde ainda não foi ultrapassado. Como prémio recebeu um automóvel, um Toyota, que vendeu, dividindo o dinheiro pelos companheiros de equipa.


No Hóquei em Patins o Sporting foi a melhor equipa do mundo entre finais dos anos 1970 e início dos anos 1980 com uma Taça dos Campeões Europeus (1977), três Taças das Taças (1981, 1985 e 1991) e uma Taça CERS (1984). Mais tarde, a modalidade extingiu-se, tendo sido retomada em 2010.

O Ténis de Mesa Sportinguista é dono de um recorde impressionante de 11 Campeonatos Nacionais consecutivos, entre 1984-85 e 1994-95, num total de 30 campeonatos conquistados, 20 Taças de Portugal e 5 Supertaças, entre muitos outros troféus conquistados pelos seus atletas a título individual e de pares.

No Ciclismo, foi do Sporting Clube de Portugal o maior ciclista português de todos os tempos: Joaquim Agostinho, o qual obteve o 3º lugar na Volta à França em Bicicleta por três vezes. O Sporting é também o único clube no mundo a ostentar no seu palmarés uma vitória em etapas na Volta à França em Bicicleta, por intermédio do ciclista português Paulo Ferreira.

Francis Obikwelu

Em Atletismo o clube possui um palmarés verdadeiramente excepcional, do qual fazem parte 215 títulos Nacionais e 89 Internacionais. A maior potência de Portugal e uma das maiores da Europa e do Mundo. Carlos Lopes, do Sporting Clube de Portugal, foi o primeiro atleta português a ganhar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, ganhando também uma de Prata nos Jogos Olímpicos de Montreal, sendo a de Ouro na Maratona.

No Futsal o clube conquistou 9 Campeonatos Nacionais, 2 Taças de Portugal e 3 Supertaças, sendo o clube com mais vitórias na modalidade. Conta ainda no seu palmarés com uma Taça Nacional, conquistada na época 1990/91, uma Taça das Nações, de 2007/08, e um 3º lugar na UEFA Futsal Cup, alcançado em 2002/03.

No Andebol, o Sporting Clube de Portugal pelo seu palmarés, é a maior potência do Andebol português. Conquistou 19 Campeonatos Nacionais, 12 Taças de Portugal, 2 Supertaças de Portugal e 1 Taça Challenge, tornando-se na primeira equipa portuguesa a conquistar um título europeu.

Em Bilhar o clube tem o maior bilharista português de sempre: Jorge Theriaga.

Estes dados confirmam a variedade e a qualidade desportiva do Sporting Clube de Portugal, e dignificam os seus préstimos em prol do Desporto em Portugal, na Europa e no Mundo.

Atualidade

Estádio José Alvalade em dia de jogo.

Atualmente a equipa de futebol do Sporting Clube de Portugal joga no novo Estádio José Alvalade, com a sua exuberante e colorida fachada, rica em amarelos, verdes e brancos, as cores presentes no seu símbolo é um dos mais modernos estádios do Mundo. Foi inaugurado a 6 de Agosto de 2003, inauguração esta apadrinhada pelo clube inglês Manchester United, jogo que ficou 3-1, com a vitória do Sporting C.P. Este estádio conta com 50.076 lugares todos sentados e cobertos, onde também foi jogado o Euro 2004, e a final da Taça UEFA que teve o Sporting Clube de Portugal como finalista na temporada 2004/2005. Conta ainda com a Academia Sporting/Puma (nome do patrocinador) em Alcochete , utilizada durante esse campeonato como centro de estágio e preparação da Seleção Portuguesa de Futebol. A Academia Sporting é a primeira e única na Europa a receber o certificado de qualidade (ISO) que é atribuído pela Empresa Internacional de Certificação. A Academia considerada a melhor do Mundo é o resultado do esforço na aposta na formação de jovens. O Sporting conta com a melhor escola de talentos europeia e uma das melhores do mundo, na atualidade. Novos talentos despontam todos os anos, desde Luís Figo até Cristiano Ronaldo. Em 2009 foi lançado o Sporting Clube de Portugal - Site de Apoio, espaço de apoio ao clube, com a participação de antigos e atuais dirigentes, Associação de Adeptos Sportinguistas, e anónimos, sendo atualmente um ponto de encontro entre as diversas correntes Sportinguistas.

A 13 de Outubro de 2009, um total de 1066 sócios presentes votaram favoravelmente, no pavilhão do Multidesportivo Açoreana Seguros, a passagem da Sporting - Comércio e Seviços, S.A., empresa que detém os direitos televisivos do futebol, para a Sporting - Sociedade Desportiva de Futebol, S.A.D.

Atualmente o Sporting Clube de Portugal tem em exposição no Museu Mundo Sporting, cerca de 16 mil troféus em exposição.

Estádio José Alvalade

O Estádio José Alvalade foi inaugurado a 10 de Junho de 1956 e o novo complexo Alvalade XXI foi inaugurado a 6 de Agosto de 2003. É pertença do Sporting Clube de Portugal.

Novo Complexo Alvalade XXI



Academia Sporting Puma

A Academia Sporting / Puma, inaugurada a 21 de Junho de 2002, é um amplo espaço de propriedade do Sporting Clube de Portugal perto de Alcochete para formação de jovens atletas e treino de equipas profissionais de futebol. É reconhecida internacionalmente como uma das melhores escolas de futebol do Mundo, tendo os jogadores aí formados arrecadado até hoje um total de 39 títulos a nível nacional, entre 15 da categoria Juniores, 11 em Juvenis, 10 nos Iniciados e 3 nos Infantis.

Claques Organizadas

Sendo uma das equipas mais populares de Portugal, O Sporting Clube de Portugal conta com as seguintes claques

* Juventude Leonina - A maior e mais antiga claque organizada em Portugal, fundada pelos filhos de um Presidente do clube em 1976, tendo mais de 3000 membros.
* Diretivo Ultras XXI - Criada por um líder anterior da Juve Leo, conta com mais 2.000 membros.
* Torcida Verde - Formada em 1984.

Uniformes

Equipamentos atuais

* 1º - Camisa listrada em branco e verde, calção preto e meias listradas em branco e verde;
* 2º - Camisa preta com manga verde, calção e meias pretas;
* 3º - Camisa com metade branca e metade verde, calção preto e meias listradas em branco e verde.

Equipamentos dos guarda-redes

* Branco com detalhes em verde-limão;
* Verde-limão com detalhes cinzas.
* Cinza com detalhes brancos;

Palmarés no Futebol

Portugal Campeonato de Lisboa

(Prova realizada entre 1906/07 e 1946/47 - 40 Participações em 41 Edições)

Vencedor (19)
1914/15, 1918/19, 1921/22, 1922/23, 1924/25, 1927/28, 1930/31, 1933/34, 1934/35, 1935/36, 1936/37, 1937/38, 1938/39, 1940/41, 1941/42, 1942/43, 1944/45, 1946/47, 1947/48

Portugal - Taça de Honra

(Prova realizada entre 1914/15 e 1991/92 - 57 Edições)

Vencedor (29)
1914/15, 1915/16, 1916/17, 1921/22, 1922/23, 1924/25, 1927/28, 1930/31, 1933/34, 1934/35, 1935/36, 1936/37, 1937/38, 1938/39, 1940/41, 1941/42, 1942/43, 1944/45, 1946/47, 1947/48, 1948/49, 1949/50, 1961/62, 1963/64, 1965/66, 1970/71, 1984/85, 1990/91, 1991/92

Portugal - Campeonato de Reservas

(Prova realizada entre 1908 e 1993/1994 - 85 Edições)

Vencedor (42)
1911/12, 1916/17, 1922/23, 1923/24, 1924/25, 1925/26, 1927/28, 1929/30, 1931/32, 1932/33, 1932/1933, 1933/34, 1934/35, 1936/37, 1937/38, 1939/40, 1941/42, 1943/44, 1945/46, 1946/47, 1947/48, 1950/51, 1951/52, 1952/53, 1954/55, 1958/59, 1959/60, 1960/61, 1961/62, 1966/67, 1967/68, 1968/69, 1972/73, 1982/83, 1983/84, 1984/85, 1985/86, 1987/88, 1989/90, 1990/91, 1991/92, 1993/94

Portugal - Campeonato de Portugal

(Prova realizada entre 1921/22 e 1937/38)

Vencedor (4)
1922-23, 1933-34, 1935-36, 1937-38

Portugal Campeonato Português

Vencedor (18)
1940/41, 1943/44, 1946/47, 1947/48, 1948/49, 1950/51, 1951/52, 1952/53, 1953/54, 1957/58, 1961/62, 1965/66, 1969/70, 1973/74, 1979/80, 1981/82, 1999/00, 2001/02

Segundo lugar
1934/35, 1938/39, 1939/40, 1941/42, 1942/43, 1944/45, 1949/50, 1959/60, 1960/61, 1967/68, 1970/71, 1976/77, 1984/85, 1994/95, 1996/97, 2005/06, 2006/07, 2007/08, 2008/09

Terceiro Lugar
1935/36, 1936/37, 1937/38, 1945/46, 1954/55, 1962/63, 1963/64, 1971/72, 1974/75, 1977/78, 1978/79, 1980/81, 1982/83, 1983/84, 1985/86, 1989/90, 1990/91, 1991/92, 1992/93, 1993/94, 1995/96, 2000/01, 2002/03, 2003/04, 2004/05

Portugal Taça de Portugal

Vencedor (15)
1940/41, 1944/45, 1945/46, 1947/48, 1953/54, 1962/63, 1970/71, 1972/73, 1973/74, 1977/78, 1981/82, 1994/95, 2001/02, 2006/07, 2007/08

Portugal - Supertaça de Portugal

Vencedor (7)
1981/1982, 1986/1987, 1994/1995, 1999/2000, 2001/2002, 2006/2007, 2007/2008

Finalista Vencido
1979/1980

Taça das Taças

Vencedor (1)
1963/64

Taça Intertoto

(Grupo A3)

Vencedor (1)
1967/1968

Taça Ibérica

Vencedor (1)
1999/2000

Taça UEFA

Finalista Vencido
2004/2005 (Sporting 1 - 3 CSKA de Moscovo)

Taça Latina

Finalista Vencido
1948/49 (Sporting 1 - 2 FC Barcelona)

Participações em competições internacionais

* Taça dos Clubes Campeões Europeus ou Liga dos Campeões da UEFA: 17 Participações; Melhor resultado: Quartos-de-Final em 1982/1983
* Taça UEFA ou Taça das Cidades com Feira ou Liga Europa: 30 participações; Melhor resultado: Segundo em 2004/05
* Taça das Taças: 8 participações; Melhor resultado: Vencedor em 1963/64
* Taça Latina: 4 participações; Melhor resultado: Segundo em 1948/49

Outros realces

* Taça Império: 1943
* Torneio Internacional do Guadiana: 2005, 2006, 2008
* Taça Monumental "O Século": 1948, 1953
* Trófeu Bodas de Ouro Athletic Bilbao: 1948
* Trófeu Teresa Herrera: 1961
* Trófeu Ibérico Badajoz: 1967, 1970
* Torneio Internacional de Lourenço Marques: 1969
* Taça Cidade de Luanda: 1969
* Trófeu Montilla Morilles: 1969
* Torneio Cidade S. Sebastian: 1970, 1991
* Torneio Internacional de Atenas: 1974
* Torneio Internacional de Caracas: 1981
* Trófeu Joaquim Agostinho: 1985
* Torneio de Newcastle: 1992, 2004
* Trófeu Reebok: 1999
* Trófeu Teleweb: 2000
* Taça Peninsular: 2000
* Trófeu Cidade de Vigo: 2001
* Taça Amizade: 2005
* Trófeu Colombino: 2006
* Troféu Cidade de Nova York: 2010

Recordes

* Maior goleada para as Competições Europeias em casa

Sporting 16 - 1 Apoel Nicosia em 1963/64

* Maior goleada para as Competições Europeias fora

ÍA Akraness 0 - 9 Sporting em 1986/87

* Jogo Inaugural da Taça dos Campeões Europeus

Sporting 3 - 3 Partizan de Belgrado no Estádio Nacional, Jamor, 4 de Setembro de 1955

* Primeiro golo na Taça dos Campeões Europeus

Martins aos 14 minutos, contra Partizan de Belgrado a 4 de Setembro de 1955 (Martins bisou nesse jogo)

Órgãos Sociais

À data de 1 de Julho, 2010.

Direção

* Presidente: José Eduardo Bettencourt
* Vice-presidentes: Mário Moniz Pereira, Júlio Rendeiro, Rogério Brito, Luis Palha da Silva, José Filipe Nobre Guedes
* Vogal: João Xara-Brasil

Assembleia Geral

* Presidente: José Eugénio Dias Ferreira
* Vice-presidente: Paulo Ávila Abreu
* Secretários: Marcelo Godinho Rebanda, João Lino de Castro, António Terra da Motta

Conselho fiscal e disciplinar

* Presidente: Agostinho da Silva Abade
* Vice-presidente: José Maria Ricciardi
* Vogais: Rui Gonçalves Ascenção, Tito Arantes Fontes, Alberto Laplaine Guimarães, Sikander Abdul Sattar, Samuel Fernandes de Almeida
* Substitutos: Sérgio Sousa Nunes, Felipa Xara-Brasil Monteiro

Sociedade Desportiva de Futebol, S.A.D.

* Presidente: José Eduardo Bettencourt (futebol, comerciais)
* Vice-presidente: José Filipe Nobre Guedes (não-executivo)
* Presidente da assembléia geral: Rogério Alves
* Vogais: Pedro Mil-Homens (academia), Pedro teles Baltazar (não-executivo), José Filipe de Mello e Castro Guedes (financeiro e mercado)

Treinadores, Adjuntos, Gerentes

* Treinador: Paulo Sérgio
* Adjuntos: Nuno Valente, Alberto Cabral e Sérgio Cruz
* Preparador físico: José Herculano
* Preparador de guarda-redes: Vítor Silvestre
* Roupeiro: Paulinho (Paulo Gama)
* Diretor Geral de Futebol: José Couceiro
* Director de futebol: Costinha
* Gestor da equipa: Miguel Salema Garção
* Director de comunicação: Nuno Dias

Presidentes

À data de 25 de Outubro, 2010.

* 1906–1910 Alfredo Augusto das Neves Holtreman (Visconde de Alvalade)
* 1910 Luís Caetano Pereira
* 1910–1912 José Holtreman Roquette (José Alvalade)
* 1912–1913 Luís Caetano Pereira
* 1913–1914 José da Mota Marques
* 1914–1918 Daniel Queirós dos Santos
* 1918 Mário de Lemos Pistacchini
* 1918 António Nunes Soares Júnior
* 1918–1921 Mário de Lemos Pistacchini
* 1921 António Nunes Soares Júnior
* 1921–1922 Manuel Garcia Carabe
* 1922–1923 Júlio Barreiros Cardoso de Araújo
* 1923–1924 Pedro Sanches Navarro
* 1924–1925 Júlio Barreiros Cardoso de Araújo
* 1925–1926 José Salazar Carreira
* 1926–1927 Pedro Sanches Navarro
* 1927–1928 António Nunes Soares Júnior
* 1928–1929 Joaquim Guerreiro de Oliveira Duarte
* 1929 Eduardo Mário Costa
* 1929–1931 Álvaro José de Sousa
* 1931 Artur Silva
* 1932 Álvaro Luís Retamoza Dias
* 1932–1942 Joaquim Guerreiro de Oliveira Duarte
* 1942–1943 Augusto Amado de Aguilar
* 1943 Diogo Alves Furtado
* 1943–1944 Alberto da Cunha e Silva
* 1944–1946 Augusto Fernando Barreira de Campos
* 1946–1953 António José Ribeiro Ferreira
* 1953–1957 Carlos Cecílio Góis Mota
* 1957–1958 Francisco de Cazal-Ribeiro
* 1958–1961 Guilherme Braga Brás Medeiros
* 1961–1962 Gaudêncio L. da Silva Costa
* 1962–1963 Joel Azevedo da Silva Pascoal
* 1963–1964 Horácio de Sá Viana Rebelo
* 1964–1965 Martiniano A. Piarra Homem de Figueiredo
* 1965–1973 Guilherme Braga Brás Medeiros
* 1973 Orlando Valadão Chagas
* 1973 Manuel Henrique Nazareth
* 1973–1986 João António dos Anjos Rocha
* 1986–1988 Amado de Freitas
* 1988–1989 Jorge Manuel Alegre Gonçalves
* 1989–1995 José de Sousa Cintra
* 1995–1996 Pedro Miguel Santana Lopes
* 1996–2000 José Alfredo Parreira Holtreman Roquette
* 2000–2005 António Augusto Serra Campos Dias da Cunha
* 2005–2009 Filipe Soares Franco
* 2009– José Eduardo Bettencourt

Modalidades

Atletismo

Sendo o clube mais representado nos Jogos Olímpicos de Atenas e tendo conquistado mais medalhas que o próprio país, esta humilde secção do Sporting Clube de Portugal, liderada pelo Prof. Mário Moniz Pereira, detém também a hegemonia do atletismo nacional, e é responsável por grande parte dos 13.000 títulos conquistados pelo clube ao longo dos seus 100 anos de história.

Campeonatos nacionais de futebol em Portugal 2010/2011 Portugal

Liga ZON Sagres Académica • Beira-Mar • Benfica • Braga • Marítimo • Nacional da Madeira • Naval • Olhanense • Paços de Ferreira • Portimonense • Porto •Rio Ave • Sporting • União de Leiria • Vitória de Guimarães • Vitória de Setúbal
Liga Orangina Arouca • Belenenses • Desportivo das Aves • Estoril • Fátima • Feirense • Freamunde • Gil Vicente • Leixões • Moreirense • Oliveirense • Penafiel • Santa Clara • Sporting da Covilhã • Trofense • Varzim
II Divisão B - Zona Norte Andorinha • Bragança • Camacha • Caniçal • Desportivo de Chaves • Fafe • Lousada • Macedo de Cavaleiros • Marítimo B • Merelinense • Oliveirense • Pontassolense • Ribeirão • Tirsense • União da Madeira • Vizela
II Divisão B - Zona Centro Aliados de Lordelo • Anadia • Boavista • Cesarense • Coimbrões • Eléctrico • Esmoriz • Gondomar • Padroense • Pampilhosa • Sertanense • Sporting de Espinho • Sporting de Pombal • Tondela • Tourizense • União da Serra
II Divisão B - Zona Sul Atlético Clube • Atlético de Reguengos • Carregado • Casa Pia • Farense • Juventude de Évora • Lagoa • Louletano • Madalena • Mafra • Operário • Oriental • Pinhalnovense • Praiense • Real SC • Torreense
III Divisão - Série A Amares • Caçadores das Taipas • Esposende • Fão • Limianos • Maria da Fonte • Melgacense • Mirandela • Santa Maria • Valenciano • Vianense • Vieira
III Divisão - Série B Amarante • Candal • Famalicão • Joane • Leça • Mondinense • Oliveira do Douro • Paredes • Rebordosa • Serzedelo • Sousense • Vila Meã
III Divisão - Série C Aguiar da Beira • Alba • Alpendorada • Avanca • Bustelo • Cinfães • Fiães • Lourosa • Oliveira de Frades • Penalva do Castelo • Sampedrense • São João de Ver
III Divisão - Série D Académico de Viseu • Águias do Moradal • Benfica Castelo Branco • Gândara • Marinhense • Monsanto • Nogueirense • Oliveira Bairro • Riachense • Sourense • Tocha • Vigor Mocidade
III Divisão - Série E 1° de Dezembro • Alcochetense • Bombarralense • Caldas • Crato • Malveira • Odivelas • Oeiras • Peniche • Sacavenense • Sintrense • Tojal
III Divisão - Série F Aljustrelense • Beira-Mar de Monte Gordo • Cova da Piedade • Esperança de Lagos • Estrela de Vendas Novas • Fabril • Messinense • Moura • Odemirense • Pescadores • Sesimbra • União de Montemor
III Divisão - Série Açores Angrense • Boavista de São Mateus • Capelense • Lusitânia dos Açores • Prainha • Santiago • Sporting Ideal • União Micaelense • Vilanovense • Vitória do Pico
III Divisão - Série Madeira 1º de Maio • Bom Sucesso • Câmara de Lobos • Cruzado Canicense • Estrela da Calheta • Juventude Gaula • Machico • Portosantense • Ribeira Brava • Santana • Santacruzense • Xavelhas

* Esta página foi modificada pela última vez às 16h12min de 1 de março de 2011.

Sugestão deste Blog para você torcedor leonino. Lembre-se, que acima de tudo somos humanos e devemos nos respeitar mutuamente, tanto nos estádios, como nas estradas de volta para nosso lares, como nos locais de trabalho...

 Conheça a cidade onde nasceu seu clube! Clique ...E Assim Nasceu Lisboa.













0 comentários:

Postar um comentário