Opiniões sobre o impeachment: "Aumentará o perigo de ruptura no país"

   Margarida Lacombe, especialista em teoria do direito, afirma que cassação de Dilma Rousseff, implicaria na perda da boa política e desrespeito ao voto

   A opinião de Margarida Lacombe, professora de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é de que a aprovação do impeachment de Dilma  significaria a perda da "boa política" e o aumento da "intolerância" no país.

Segundo Lacombe, é importante que o país tenha um período longo de estabilidade, com os presidentes eleitos cumprindo integralmente seus mandatos, "para que as pessoas aprendam a exercer a política".

   "Romper esse processo é bastante prejudicial sob o ponto de vista pedagógico de exercício da democracia. Em vez de cortar (o mandato da Dilma), por que os descontentes, a oposição, não utilizam a via política para pressionar e compor com o Presidente da República, para alcançar o poder?", questiona.
  Em sua análise, a oposição usou "um atalho" para chegar à Presidência, o que gera descrédito nos partidos políticos e no sistema democrático.

   "A tolerância é uma palavra chave quando falamos de democracia. A democracia pressupõe uma convivência com as diferenças e com o plural. Se politicamente a gente não precisa disso, você pode ter uma elite unida entre si e que alcance o poder (sem eleição). Aí você não precisa mais fazer aliança com o outro", ressalta.

   Para Lacombe, essa situação está se refletindo "em outros setores da sociedade. Se a intolerância é uma palavra de ordem, começa a haver também mais intolerância de raça, de gênero, ou de qualquer outro tipo de coisa. Porque esse impeachment indica que você não precisa respeitar o outro".
    
 Afronta brutal

   Na visão da professora Margarida, a cassação do mandato de Dilma seria "uma afronta brutal à nossa democracia", porque... Continue lendo...

0 comentários:

Postar um comentário