CIDADE DE RECIFE

Recife 


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Município do Recife
"Veneza Brasileira"
"Florença dos Trópicos"
"Cidade Maurícia"
"Manguetown"
"Capital dos Naufrágios"
Do topo, em sentido horário: vista aérea do bairro de Boa Viagem; Ilha de Antônio Vaz e pontes do Centro do Recife; Marco Zero; "Torre de Cristal" no Parque das Esculturas Francisco Brennand; pôr do Sol com um panorama da cidade; Rio Capibaribe e o bairro da Jaqueira; e Rua da Aurora.

Do topo, em sentido horário: vista aérea do bairro de Boa Viagem; Ilha de Antônio Vaz e pontes do Centro do Recife; Marco Zero; "Torre de Cristal" no Parque das Esculturas Francisco Brennand; pôr do Sol com um panorama da cidade; Rio Capibaribe e o bairro da Jaqueira; e Rua da Aurora.
Bandeira do Recife
Brasão do Recife
Bandeira Brasão
Hino
Aniversário 12 de março
Fundação 12 de março de 1537 (481 anos)
Gentílico recifense
Lema Ut luceat omnibus
"Que a luz brilhe para todos"
Padroeiro(a) Santo Antônio e Nossa Senhora do Carmo
Prefeito(a) Geraldo Júlio (PSB)
(2017 – 2020)
Localização
Localização do Recife
Localização do Recife em Pernambuco
Recife está localizado em: Brasil
Recife
Localização do Recife no Brasil
08° 03' 14" S 34° 52' 51" O
Unidade federativa  Pernambuco
Região
intermediária
Recife IBGE/2017
Região
imediata
Recife IBGE/2017
Região metropolitana Recife
Municípios limítrofes Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Camaragibe, Paulista e Olinda.
Distância até à  capital Brasília 2 220 km
Características geográficas
Área 218,435 km²
População 1 633 697 hab.  IBGE/2017[
Densidade 7 479,1 hab./km²
Altitude 4 m
Clima tropical As'
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,772 elevado PNUD/2010
Gini 0,68 PNUD/2010
PIB R$ 48 032 462,96 mil (BR: 14º) – IBGE/2015
PIB per capita R$ 29 701,32 IBGE/2015
Página oficial
Prefeitura www.recife.pe.gov.br
Câmara www.recife.pe.leg.br

Recife é um município brasileiro, capital do estado de Pernambuco, localizado na Região Nordeste do país. Com área territorial de aproximadamente 218 km², é formado por uma planície aluvial, tendo as ilhas, penínsulas e manguezais como suas principais características geográficas. Cidade nordestina com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M), o Recife é a quarta capital brasileira na hierarquia da gestão federal, após Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, e possui o quarto aglomerado urbano mais populoso do Brasil, com 4 milhões de habitantes em 2017, superado apenas pelas concentrações urbanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A capital pernambucana tem, num raio de 300 km, três capitais estaduais sob sua influência direta: João Pessoa (122 km), Maceió (257 km) e Natal (286 km).

O Recife é sede do aglomerado urbano mais rico do Norte-Nordeste e oitavo mais rico do Brasil, além de ter o décimo quarto maior PIB do país e o maior PIB per capita entre as capitais nordestinas. A cidade é a nona mais populosa do país, e sua região metropolitana é a sétima do Brasil em população, além de ser a terceira área metropolitana mais densamente habitada do país, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. A metrópole pernambucana desempenha um forte papel centralizador em seu estado e região: abriga sedes de instituições como a Sudene, a Eletrobras Chesf, o Comando Militar do Nordeste, o TRF da 5ª Região, dentre muitas outras, e o maior número de consulados estrangeiros fora do eixo Rio-São Paulo, sediando Consulados-Gerais de países como Estados Unidos, China, Alemanha, França e Reino Unido. O município foi eleito por pesquisa da MasterCard Worldwide como uma das 65 cidades com economia mais desenvolvida dos mercados emergentes no mundo: apenas cinco cidades brasileiras entraram na lista, tendo o Recife recebido a quarta posição, após São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, e à frente de Curitiba.




Mais antiga entre as capitais estaduais brasileiras, o Recife surgiu como "Ribeira de Mar dos Arrecifes dos Navios" no ano de 1537, na principal área portuária da Capitania de Pernambuco, a mais rica capitania do Brasil Colônia, conhecida em todo o mundo comercial da época graças à cultura da cana-de-açúcar e ao pau-brail (ou pau-de-pernambuco) No século XVII, a cidade foi por vinte e quatro anos a sede da colônia de Nova Holanda, que teve como um dos administradores o conde Maurício de Nassau. Após a expulsão dos neerlandeses, feita na Insurreição Pernambucana, o Recife emerge como a cidade mais importante de Pernambuco, tendo uma grande vocação comercial influenciada principalmente pelos comerciantes portugueses, os chamados "mascates" O Centro Histórico do Recife — em que pesem as demolições e descaracterizações — representa em conjunto com os sítios históricos de Olinda, Igarassu e dos Guaarapes um dos mais valiosos patrimônios barrocos do Brasil.
Dentre as suas muitas alcunhas atribuídas, "Veneza Brasileira" é a mais conhecida. O romancista francês Albert Camus esteve no Recife em 1949 e comparou a capital pernambucana a outra cidade italiana ao descrevê-la, em seu livro Diário de Viagem, como a "Florença dos Trópicos".

0 comentários:

Postar um comentário