Sputnik Brasil
23:09 22 Maio 2020
COVID-19 no mundo
Casos confirmados:
5.129.349
Pacientes recuperados:
1.966.524
Mortes:
333.496
Urgente: COVID-19: Brasil ultrapassa a Rússia em infecções e chega a 21 mil mortes
DEPOIS DO CORONAVÍRUS "O TRATADO DE CÉUS ABERTOS" OUTRA AMEAÇA PARA OS POVOS DO MUNDO!
Jens Stoltenberg. |
Porta-voz da OTAN e ex-primeiro ministro da Noruega, Jens Stoltenberg
OTAN apela à Rússia para que cumpra plenamente o Tratado de Céus Abertos
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) pediu à Rússia que cumpra totalmente o Tratado de Céus Abertos, declarou o secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg.
"O retorno da Rússia ao cumprimento é a melhor maneira de preservar os benefícios do tratado", afirmou Stoltenberg em comunicado publicado no site da OTAN.
O chefe da aliança lembrou que "os aliados pediram à Rússia que cumprisse totalmente o tratado desde a Cúpula de Gales em 2014, um apelo que repetiram na Cúpula de Varsóvia em 2016 e na Cúpula de Bruxelas em 2018".
"Os aliados da OTAN e os países associados mantiveram contatos com a Rússia, tanto das capitais quanto da OSCE [Organização para Segurança e Cooperação na Europa] em Viena", para trazer Moscou "de volta ao cumprimento o mais rápido possível".
Além disso, segundo Stoltenberg, os países da OTAN "permanecem abertos ao diálogo no Conselho Rússia-OTAN sobre redução de riscos e transparência".
A OTAN e seus aliados, prosseguiu ele, estão interessados em ter "um relacionamento construtivo" com a Rússia, uma vez que suas ações tornem isso possível.
EUA anunciam saída
Na quinta-feira (21), o presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou que seu governo abandonará o Tratado de Céus Abertos e explicou que a decisão se dará por supostas violações do acordo por parte da Rússia.
No entanto, o presidente mencionou a possibilidade de reverter essa decisão ou elaborar um acordo semelhante, se a Rússia cumprir o tratado novamente.
Por sua vez, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, afirmou em comunicado que seu país deixará o Tratado de Céus Abertos dentro de seis meses a partir desta sexta-feira (22).
O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Alexandr Grushko, afirmou que a Rússia respeitará o Tratado de Céus Abertos enquanto permanecer em vigor e confia que outros Estados-partes farão o mesmo.
O Tratado de Céus Abertos, assinado em 1992 em Helsinque, permite que observadores militares realizem voos desarmados de vigilância aérea para obter imagens de movimentos de tropas e navios em um vasto território, da cidade canadense de Vancouver ao porto de Vladivostok, no Extremo Leste da Rússia.
Hoje, esse documento, em vigor desde 2002, possui 34 signatários, incluindo a Rússia, que o ratificou em maio de 2001.
0 comentários:
Postar um comentário