Ricardo Sá Pinto
Ricardo Manuel de Andrade da Silva Sá Pinto (Porto, 10 de Outubro de 1972) é um ex-futebolista português. Atualmente comanda o Vasco da Gama.
Como jogador
Primeiros anos
Foi dos jogadores mais carismáticos do Sporting Clube de Portugal, e como tal é apelidado na família Sportinguista de "Ricardo Coração de Leão" tanto pela sua entrega ao jogo como pelo seu palmarés ao serviço do clube verde e branco: 3 supertaças, 2 taças de Portugal e 1 título de campeão nacional. Marcou também 49 golos ao serviço do Sporting.
Começou a sua carreira de profissional na época de 1992/93 no Sport Comércio e Salgueiros onde foi comprado pelo Sporting Clube de Portugal no final da época seguinte.
Real Sociedad
Em 1997 transferiu-se para a Real Sociedad de Espanha onde permaneceu até à temporada 1999/00 quando voltou para Portugal integrando o plantel do então Campeão Nacional Sporting Clube de Portugal. No seu palmarés, além de 66 golos marcados na 1ª divisão portuguesa, encontram-se três Supertaças, duas Taças de Portugal e um Campeonato Nacional.
Standard de Liège
Após uma despedida do Sporting, transferiu-se para o Royal Standard de Liége da Bélgica, utilizando na camisola o número 76, em homenagem à claque sportinguista Juventude Leonina que foi criada nesse mesmo ano de 1976.
Acabou a carreira após um ano no Standard de Liége, no final da época 2006/2007 no jogo All Stars'07 realizado pela fundação Luís Figo, onde marcou o seu último golo enquanto profissional de futebol. Será para sempre lembrado pela sua veia goleadora, espírito de equipa, garra, carácter de leão e lealdade, superando ao longo da sua carreira difíceis obstáculos, como quatro operações aos joelhos, tendo conseguido, contra todas as perspectivas, voltar a jogar ao mais alto nível e tornar-se então num dos jogadores mais queridos da família leonina.
Seleção Nacional
Ricardo Sá Pinto foi também jogador da selecção nacional Portuguesa e conta com duas participações no Campeonatos da Europa (1996 e 2000). Fez também toda a qualificação da selecção nacional para o Mundial de 2002, mas não participou na fase de grupos após ter sofrido uma lesão no joelho.Tem 45 internacionalizações e marcou 10 golos ao serviço da selecção nacional de Portugal.
Como treinador
União de Leiria e Sporting
No início de julho de 2010, tornou-se treinador adjunto da União de Leiria mas passado um ano recebe e aceita o convite por parte da nova Direcção do Sporting e tornou-se treinador da equipa júnior, acabando por ser campeão nacional na época 2011/12 em conjunto com Abel Ferreira.
A 13 de fevereiro de 2012, após o despedimento de Domingos Paciência, torna-se treinador da equipa principal do Sporting. Levou a equipa às meias-finais da Liga Europa, após ter eliminado o gigante Manchester City nos quartos-de-final da competição. Foi também finalista da Taça de Portugal nessa época.
Oceano Cruz
No dia 5 de outubro de 2012, terminou o seu contrato com o Sporting, tendo sido substituído, interinamente, por Oceano Cruz.
OFI Creta
Já no dia 10 de junho de 2015, após treinar o OFI Creta e levar o clube às meias-finais da Taça da Grécia. Após a boa campanha de Os Belenenses no ano anterior, terminando o campeonato na sexta posição, qualificando-se para a as eliminatórias da Liga Europa da UEFA, Sá Pinto foi o técnico escolhido, conseguindo chegar à fase de grupos, mas com uma campanha medíocre no campeonato demitiu-se em dezembro do mesmo ano, no 13º lugar, após muita contestação dos adeptos
Al-Fateh
No dia 29 de maio de 2016, é anunciado a sua contratação no Al-Fateh como treinador principal da equipa do país da Árabia Saudita. Em junho de 2017 rescindiu contrato.
Standard de Liège
No dia 1 de julho do mesmo ano foi apresentado no Standard de Liège para recuperar a equipa da crise que passava. A equipa terminou em segundo lugar, conquistou a Copa da Bélgica e qualificou-se para a Liga dos Campeões. Alcançou também o recorde de 19 jogos sem perder em casa. O treinador português foi considerado um dos melhores treinadores do ano na Bélgica em 2018.
Legia Varsóvia
A 13 de agosto de 2018, Ricardo Sá Pinto assinou contrato com o Legia Varsóvia. Terminou a temporada como vice-campeão da liga polaca.
Braga
No dia 4 de julho de 2019, Ricardo Sá Pinto foi contratado pelo Sporting Clube de Braga, clube que treinou até 23 de Dezembro de 2019. No SC Braga, foi responsável pela melhor participação da história do clube na fase de grupos da Liga Europa, com 14 pontos conquistados. Bateu também o recorde de invencibilidade de equipas portuguesas nas competições europeias (13 jogos). Venceu todos os jogos da fase de grupos da Taça da Liga, tendo também tido o melhor ataque da fase de grupos. O SC Braga viria a vencer a Taça da Liga, juntando assim mais um troféu ao palmarés de Ricardo Sá Pinto.
Títulos
Como jogador
- Sporting
- Primeira Liga: 2001-02
- Taça de Portugal: 1994-95 e 2001-02
- Supertaça de Portugal: 1995, 2000 e 2002
Como treinador
- Sporting
- Primeira Liga (juniores): 2011-12
- Standard de Liège
- Taça da Bélgica: 2018
- SC Braga
- Taça da Liga: 2019-20
0 comentários:
Postar um comentário