Resumo da Independência do Brasil, fatos, causas, processo
Independência do Brasil - Resumo
Grito da Independência
às margens do Ipiranga
História da Independência do Brasil
A Independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822. A partir desta data, o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por D. Pedro I às margens do riacho do Ipiranga em São Paulo.
Causas:
- Vontade de grande parte da elite política brasileira em conquistar a autonomia política;
- Desgaste do sistema de controle econômico, com restrições e altos impostos, exercido pela Coroa Portuguesa no Brasil;
- Tentativa da Coroa Portuguesa em recolonizar o Brasil.
Dia do Fico
- D. Pedro não acatou as determinações feitas pela Coroa Portuguesa, que exigia seu retorno para Portugal. Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro negou ao chamado e afirmou que ficaria no Brasil.
Medidas pré-independência:
Logo após o Dia do Fico, D. Pedro I tomou várias medidas com o objetivo de preparar o país para o processo de independência:
- Organização a Marinha de Guerra;
- Convocou uma Assembleia Constituinte;
- Determinou o retornou das tropas portuguesas;
- Exigiu que todas as medidas tomadas pela Coroa Portuguesa deveriam, antes de entrar em vigor no Brasil, ter a aprovação de D. Pedro;
- Visitou São Paulo e Minas Gerais para acalmar os ânimos, principalmente entre a população, que estava exaltada em várias regiões do país.
A Proclamação da Independência
Ao viajar de Santos para São Paulo, D. Pedro recebeu uma carta da Coroa Portuguesa que exigia seu retorno imediato para Portugal e anulava a Constituinte. Diante desta situação, D. Pedro deu seu famoso grito, às margens do riacho Ipiranga: “Independência ou Morte"!
Pós Independência
- D. Pedro I foi coroado imperador do Brasil em dezembro de 1822;
- Portugal reconheceu a independência, exigindo uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas;
- Em algumas regiões do Brasil, principalmente no Nordeste, ocorreram revoltas, comandadas por portugueses, contrários à independência do Brasil. Estas manifestações foram duramente reprimidas pelas tropas imperiais.
EM QUE DIA DA SEMANA ACONTECEU O GRITO DA INDEPENDÊNCIA?
O Grito da Independência aconteceu numa tarde de sábado, quando D. Pedro I e sua comitiva galopavam de Santos para São Paulo e o príncipe-regente pediu para dar uma paradinha estratégica a fim de satisfazer uma necessidade fisiológica. Ainda abotoando o uniforme, recebeu um maço de cartas de Portugal que o deixaram irado:- a Coroa pretendia limitar sua autoridade, rebaixando-o a mero delegado da Corte portuguesa no Brasil.
Comentário:- Quase 200 anos se passaram e o Brasil continua comemorando uma independência entre os Pereiras e Oliveiras daqui e de além - mar! Uma independência feita pelo almirante Thomas Cochrane, que até hoje é a maior fake news do mundo! Que tal aproveitarmos esta mudança de império para fazermos nossa verdadeira independência com a participação de todos os Pereiras e Oliveiras do Brasil e de Portugal. Estas comemorações de 21 de abril e sete de setembro, são atos separatistas que poderiam ser transformadas em manifestações de aproximação entre dois povos que têm a mesma cultura e a mesma língua, através de espetáculos culturais e não como manifestações políticas carregadas de ódio separatista como aconteceu este ano.
Então vamos pensar nisso povo irmão? Vamos libertar o Brasil dessa masmorra liberal de mais de 250 anos e aliarmo-nos à nova ordem mundial socialista que bate às nossas portas?
HINO DA INDEPENDÊNCIA
0 comentários:
Postar um comentário