...E ASSIM NASCEU CASTELO BRANCO










Castelo Branco
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Coordenadas: 39° 50' N 07° 28' O
Gentílico: Albicastrense
Área: 1 438,16 km²
População: 53 909 hab. (2008)
Densidade: populacional 37 hab./km²
N.º de freguesias: 25
Presidente da Câmara Municipal: Não disponível
Fundação do município:(ou foral) 1213
Região: Centro
Sub-região: Beira Interior Sul
Distrito: Castelo Branco
Antiga província: Beira Baixa
Orago: São Vicente
Feriado municipal: Quinze dias depois do Domingo de Páscoa
Código postal: 6000 Castelo Branco
Endereço dos Paços do Concelho: Praça do Município
6000 - 458 Castelo Branco
Sítio oficial www.cm-castelobranco.pt
Endereço de correio electrónico: camara@cm-castelobranco.pt

Castelo Branco O C é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Castelo Branco, situada na região Centro (Beira Baixa) e sub-região da Beira Interior Sul, com cerca de 30 649 habitantes.

É sede de um dos maiores municípios portugueses, com 1 438,16 km² de área e 53 909 habitantes (albicastrenses) (2008), subdividido em 25 freguesias. O município é limitado a norte pelo município do Fundão, a leste por Idanha-a-Nova, a sul pela Espanha, a sudoeste por Vila Velha de Ródão e a oeste por Proença-a-Nova e por Oleiros.

Ao contrário de outras cidades da região, que cresceram notavelmente devido à indústria têxtil, Castelo Branco sempre teve uma importância geoestratégica e política em Portugal. Não está por esse motivo sujeita às flutuações económicas que deslocalizaram empresas têxteis - mormente de laboração manual desqualificada - como sucedeu na região norte e na Cova da Beira. A composição sociológica predominante é por esse motivo também muito diferente de outras cidades de cultura do operariado.

História
Vila de Castelo Branco numa perspectiva de Duarte d'Armas

Castelo Branco deve o seu nome à existência de um castro luso-romano, Castra Leuca, no cimo da Colina da Cardosa, em cuja encosta se desenrolou o povoamento da área.

Da história antes de 1182 pouco se sabe. Existe, porém, um documento, desta data, de doação aos Templários de uma herdade Vila Franca da Cardosa, emitido por Fernandes Sanches, um nobre. Em 1213 recebeu foral de Pedro Alvito, cedido pelos Templários, em que aparece a denominação Castel-Branco. O Papa Inocêncio III viria, em 1215, confirmar esta posse, dando-lhe o nome de Castelobranco.

Por volta desta altura ter-se-iam mandado edificar, pelos Templários, as muralhas e o castelo, entre 1214 e 1230. No interior desta delimitação encontra-se a Igreja de Santa Maria do Castelo, antiga sede da freguesia. Aqui se reuniam a Assembleia dos Homens-Bons e as autoridades monástico-militares, até ao século XIV.

Em 1510 é concedido Novo Foral a Castelo Branco, por D. Manuel I, adquirindo mais tarde o título de notável com a carta de D. João III, em 1535. Torna-se assim em 1642 a Vila de Castelo Branco, cabeça de comarca notável e das melhores da Beira Baixa. O atual Museu serviu de Liceu Central de 1911 até 1946, abrindo como museu em 1971.

Em 1771 é elevada a cidade por D. José e o Papa Clemente XIV, que cria a diocese de Castelo Branco, que viria a ser extinta em 1881. O Paço Episcopal (anexo ao atual Museu Francisco Tavares Proença Júnior) é um dos melhores exemplos. Mandado construir pelo Bispo da Guarda, D. Nuno de Noronha, entre 1596 e 1598, foi o paço de residência dos Bispos de Castelo Branco.

A 6 de Novembro de 1954 a cidade é assolada por um tornado infligindo danos consideráveis nas infrastruturas.

A 16 de Agosto de 1858 inaugura-se a linha telegráfica Abrantes - Castelo Branco e em 14 de Dezembro de 1860 a cidade inaugura a sua iluminação pública, passo importante para o desenvolvimento da cidade. Com efeito, a cidade viria a tornar-se capital do distrito em 1959.

Evolução demográfica

A população do concelho de Castelo Branco tem vindo a envelhecer ao longo das últimas décadas. Segundo o INE, cerca de 22% da população, o que corresponde a cerca de 12000 pessoas tem 65 anos ou mais. Em contrapartida, apenas 13% da população se situa na faixa etária dos 0 aos 14 anos de idade. A corroborar este fato, o índice de envelhecimento localiza-se nos 168% o que, apesar de ser um dos valores mais baixos da Beira Interior, é elevado quando comparado com a médica nacional (102%). Por outro lado, e não menos preocupante é o fato da taxa de mortalidade superar a taxa de natalidade. Enquanto a primeira se situa nos 10,3 (óbitos por cada 1000 habitantes no espaço de um ano), a segunda atinge apenas os 8,8 o que se traduz num saldo populacional negativo. Apesar de todos estes valores, a população do concelho de Castelo Branco têm-se mantido aproximadamente constante nas últimas décadas.

Geografia

Localização

A cidade de Castelo Branco localiza-se no interior de Portugal, a cerca de 50 quilómetros da fronteira com Espanha. A oeste da cidade passa o rio Ocreza e que origina a Ribeira da Líria. A este corre o rio Ponsul.

Relevo

Foi edificada inicialmente na encosta de uma monte mas cresceu e atualmente estende-se numa zona plana que ladeia a colina do Castelo. No extremo oposto da cidade ergue-se o Monte de São Martinho.

Clima

O clima no concelho de Castelo Branco é temperado mediterrâneo influenciado pela continentalidade pelo que apresenta pouca humidade ao longo do ano. A localização da cidade, numa zona transitória entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico, confere-lhe muitas das propriedades climatológicas que apresenta. A temperatura média do ar ronda os 15,7 °C, atingindo o seu mínimo em Janeiro (com temperaturas médias próximas dos 8 °C) e o seu máximo em Julho (onde a temperatura se situa, em média, na casa dos 25 °C). A precipitação é mais abundante de Outubro a Janeiro com valores acima dos 100mm. Em contrapartida, em Julho e Agosto, a precipitação é residual sendo estes os meses mais secos que a cidade atravessa anualmente.

Freguesias

O concelho de Castelo Branco é composto por 25 freguesias. De todas elas, uma é Predominantemente Urbana (a freguesia de Castelo Branco), duas são Medianamente Urbanas ( Alcains e Cebolais de Cima) e as restantes são freguesias Predominantemente Rurais.

1. Alcains
2. Almaceda
3. Benquerenças
4. Cafede
5. Castelo Branco
6. Cebolais de Cima
7. Escalos de Baixo
8. Escalos de Cima
9. Freixial do Campo
10. Juncal do Campo
11. Lardosa
12. Louriçal do Campo
13. Lousa
14. Malpica do Tejo
15. Mata
16. Monforte da Beira
17. Ninho do Açor
18. Póvoa de Rio de Moinhos
19. Retaxo
20. Salgueiro do Campo
21. Santo André das Tojeiras
22. São Vicente da Beira
23. Sarzedas
24. Sobral do Campo
25. Tinalhas

Cultura

Um dos produtos típicos da região são as colchas de linho bordadas com fio de seda natural, conhecidas como bordado de Castelo Branco, de inspiração oriental, que se tornaram conhecidas a partir de meados do século XVI. São conhecidos pela suas cores vivas e pelos elementos que retratam, normalmente relacionados com a natureza, destacando-se o frequente uso de árvores e pássaros.

Têm semelhanças com as colchas de Toledo e Guadalupe, na Espanha. Representaram, durante séculos, a dignidade do enxoval de qualquer noiva da região, quer fosse plebeia ou nobre.

Alguns dos elementos destes bordados são o lar e a árvore da vida, os desposados (representados por pássaros juntos), os cravos e rosas representando o homem e a mulher, respectivamente, os lírios, a Virtude, corações para o Amor, gavinhas para a Amizade, entre outros.

Museus

O Museu Francisco Tavares Proença Júnior é o mais conhecido da cidade de Castelo Branco. Fundado em 1910 é já um museu centenário embora nem sempre tenha estado aberto neste período de tempo. Guarda muitas peças identificativas da cidade e da região como achados arqueológicos, tapeçarias do século XVI e arte primitiva portuguesa.

Há também o Museu Cargaleiro, onde é possível apreciar um notável conjunto de obras, que integram o acervo da Fundação Manuel Cargaleiro: pintura, cerâmica, escultura, azulejaria, tapeçaria.

Património

Monumentos e Património Imobiliário

Castelo

Pensa-se que o Castelo da cidade tenha sido construído na Idade média, embora existam vestígios mais antigos nessa zona. É um obra dos templários pelo que é também conhecido como Castelo dos Templários. Com ele, foram também construídas em volta da cidade uma muralha e um conjunto de torres, tudo isto num período compreendido entre 1214 e 1230. E 1648, devido à Guerra da Restauração sofreu bastantes danos causados pela ofensiva espanhola. Mais tarde, na Guerra Peninsular, voltou a ser assolado pelas tropas francesas lideradas por Jean-Andoche Junot. Na zona do Castelo existe ainda a Igreja de Santa Maria do Castelo, que foi classificada recentemente como Imóvel de Interesse Público e que contém diversos túmulos, entre eles o de João Roíz de Castelo Branco.

Palácio dos Viscondes de Portalegre

Construído em 1743, o Palácio dos Viscondes de Portalegre apresenta uma arquitetura renascentista com cobertura de quatro águas e quatro chaminés rebocadas. A frontaria simétrica apresenta sinais barrocos, com reminiscências maneiristas. É desde finais do século XIX sede do Governo Civil do Distrito de Castelo Branco. No seu interior, além de um quadro a óleo de um dos proprietários, deve visitar-se a sala da música.

Cruzeiro de São João

Edificado no século XVI juntamente com uma capela que foi demolida no início do século XX e da qual não restam vestígios. É um cruzeiro manuelino granítico com um Cristo Crucificado. Localiza-se no Largo de São João e é classificado de Monumento Nacional.


Casa do Arco do Bispo

Com uma arquitetura residencial, quinhentista e seiscentista é constituída por um arco sobre o qual se ergueu uma casa. Pensa-se que foi em tempos uma das entradas na muralha que circundava Castelo Branco.


Outros

* Muralhas da cidade
* Torre do Relógio
* Banco de Portugal

Igrejas, Conventos e Capelas

Sé de Castelo Branco

A Igreja de São Miguel, Igreja Matriz ou Sé Catedral de Castelo Branco, situa-se em Castelo Branco, Portugal. Originalmente de traçado medieval, foi construída e sofrendo alterações ao longo de vários séculos, sendo hoje maioritariamente visível os elementos da arquitetura barroca e rococó.



Outras

* Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Missionários Redentoristas)
* Igreja do Valongo
* Igreja do Cansado
* Igreja de São Tiago
* Capela de Nossa Senhora da Piedade
* Convento de Santo António

Turismo

Jardim do Paço.

Os estabelecimentos de alojamento e a restauração não têm apenas turistas como clientes. As sociedades destes ramos mais directamente ligados ao turismo sediadas no concelho representavam pouco mais de 2% do volume de negócios do mesmo.




Hotel Rainha Dona Amélia (***)

Alguns dos locais a visitar são o Jardim do Paço Episcopal (1725), o Parque da Cidade, o castelo dos Templários e o Museu Francisco Tavares Proença Júnior, sedeado no antigo Paço Episcopal rico em peças arqueológicas, tapeçarias, numismática e pintura quinhentista Portuguesa. Note-se também o crescimento de bastantes zonas de lazer, destinadas aos mais novos. O Programa Pólis criou novas piscinas municipais, novos parques para a prática de desporto e renovou o Parque da Cidade. De especial importância é também a sua vida noturna. Perfeitamente integradas no centro cívico da cidade, a Devesa, estão as "Docas", um conjunto de novos bares e cafés, de ambiente calmo, para todas as idades, que proporcionam momentos únicos a quem as visita. Sendo maioritariamente frequentados pelos naturais, também as frequentam jovens da zona de Portalegre, das zonas mais rurais do concelho e, até de Lisboa e Porto.

Espaços Públicos

* Biblioteca Municipal
* Piscina Praia
* Cine-Teatro Avenida

Espaços Verdes

* Jardim do Paço * Parque da Cidade Espaços Comerciais

* Fórum Castelo Branco
* Centro Comercial Alegro
* Centro Comercial Nuno Álvares
* Centro Comercial São Tiago

Economia

Acessibilidades

Castelo Branco, cidade, é servida por uma estação ferroviária da Linha da Beira Baixa. O concelho é servido por mais estações, predominantemente nas freguesias mais rurais. Em termos rodoviários, possui um terminal de camionagem, com carreiras para todos os pontos do País, nomeadamente Lisboa, Porto e Algarve e, também para Espanha. A cidade é servida por uma auto-estrada, a A23 (Torres Novas - Guarda) tendo três saídas; saída sul, com acesso direto à zona industrial, a saída centro, com acesso mais dirigido à zona histórica e, a saída norte, para as zonas mais habitacionais e, também já para as zonas mais rurais. Tem outras saídas para as freguesias mais rurais.

De Lisboa: Pela A1 até ao nó de Torres Novas/A23 e nesta até uma das três saídas (Norte, Centro ou Sul)

Do Porto: Pela A1 até Albergaria-a-Velha/A25, nesta até à Guarda/A23 e nesta até à saída mais conveniente.

Do Algarve: Embora existam várias alternativas, a melhor é pela A22 até Faro/IP2, esta até à Variante de Portalegre e depois A23.

Ensino

Ao nível do ensino secundário, Castelo Branco dispõe das escolas Escola Secundária Nuno Álvares (antigo Liceu), Escola Secundária Amato Lusitano (antiga Escola Industrial). Ao nível do ensino superior, o Instituto Politécnico de Castelo Branco tem diversos Campi de ensino instalados na cidade.

Ensino Secundário

* Escola secundária com 3.º ciclo do ensino básico de Amato Lusitano
* Escola secundária com 3.º ciclo do ensino básico de Nuno Álvares
* Escola secundária com 3.º ciclo do ensino básico Prof. Dr. Ant. Sena Faria de Vasconcelos

Ensino Superior

A este nível, a cidade conta com o Instituto Politécnico de Castelo Branco do qual fazem parte a Escola Superior Agrária, a Escola Superior de Educação, a Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, a Escola Superior de Artes Aplicadas, a Escola Superior de Tecnologia e o Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional. Para além destas, também faz parte do Instituto Politécnico a Escola Superior de Gestão que se localiza em Idanha-a-Nova.

Desporto

O Sport Benfica e Castelo Branco é o clube mais emblemático da cidade. Atualmente disputa a série D da terceira divisão mas já marcou presença na Liga de Honra, tendo estado muito perto de subir ao escalão máximo do futebol português. Foi fundado em 1924 e disputa os seus jogos no Estádio Municipal Vale do Romeiro com lotação para 15000 pessoas. Existem também o Desportivo de Castelo Branco e a Associação Recreativa e Cultural do Bairro do Valongo que se dedicam apenas aos escalões mais jovens.

Espaços Desportivos

* Estádio Municipal Vale do Romeiro
* Estádio da Associação R. C. Valongo
* Estádio da Escola Superior Agrária
* Campo n.º 1 da Zona de lazer
* Campo n.º 2 da Zona de lazer
* Campo n.º 3 da Zona de lazer
* Pavilhão Municipal
* Pavilhão Municipal da Boa Esperança
* Pavilhão Escola Afonso de Paiva
* Pavilhão Escola Superior de Educação
* Pavilhão da Escola Faria de Vasconcelos
* Pavilhão da Escola Faria de Vasconcelos
* Pavilhão da Escola Dr. João Roiz
* Pavilhão da Escola Cidade de Castelo Branco
* Campos de Ténis do Albi Sport Clube
* Campos de Ténis do Hotel Colina do Castelo
* Campo de Ténis da Quinta Dr. Beirão
* Campo de Ténis do Albi Sport Clube
* Piscina Municipal
* Piscina do Centro Social Redentoristas
* Tanque de aprendizagem
* Piscina Hotel Colina do Castelo
* Eurocircuito de Autocross
* Pista de Kartcross
* Pista de Ralicross

Eventos

* A 6 de Janeiro e a 30 de Agosto - a Feira Franca
* A 4 de Outubro e 18 de Dezembro - a Feira do Gado Suíno

Quinze dias depois do Domingo de Páscoa é festejada a Feira da Senhora de Mércules. No entanto, o feriado municipal ocorre na terça-feira a seguir ao Domingo. Parte da tradição é também a Procissão dos Passos.

Imprensa

Jornais

Existem três jornais, todos semanários, que servem a cidade:

* Reconquista
* Gazeta do Interior
* Povo da Beira

Rádios

As rádios regionais são:

* Rádio Beira Interior (92.0 MHz)
* Rádio Juventude (101.8 MHz)
* UrbanaFM (97.5 MHz e 100.8 MHz).

Televisão

A Beira TV e a Localvisão são as duas televisões que transmitem, através da Internet, notícias da cidade de Castelo Branco e de toda a Beira Interior.

Organização política e administrativa

O atual presidente da Câmara é Joaquim Morão (2005), eleito pelo Partido Socialista.

Geminações

A cidade de Castelo Branco está geminada com as seguintes cidades:

* Espanha- Cáceres
* Espanha- Plasência
* Brasil- Umuarama
* Brasil- Petrolina
* Angola- Huambo
* República Popular da China- Zhuhai
* Venezuela- Guanare
* Polónia- Puławy

Estátua a Amato Lusitano no centro da cidade.
Albicastrenses ilustres

* Amato Lusitano - Famoso médico Renascentista que se notabilizou por ter descoberto as válvulas venosas e por ter escrito as «Centúrias das Curas Medicinais». Foi ainda professor universitário e médico pessoal do Papa Júlio III. Por todo o seu trabalho, é considerado o príncipe da medicina portuguesa.


* Marçal Grilo - Foi Ministro da Educação do XIII Governo Constitucional liderado por António Guterres

* Afonso de Paiva - Explorador português nomeado para recolher informações no Oriente aquando do reinado de D. João II

* João Roíz de Castelo Branco - Poeta do século XV. Um dos seus poemas mais famosos encontra-se inscrito no Parque da Cidade, em Castelo Branco.

* Vasco Lourenço - Militar português que pertenceu à Comissão Política do Movimento das Forças Armadas na época da Revolução dos Cravos.

* Ana Hormigo - Judoca que compete nas categorias de -48 kg e de -52 kg tendo já conquistado várias medalhas em provas nacionais e internacionais.

Heráldica

Agremiações culturais e desportivas

* Orquestra Típica Albicastrense
* Agrupamento nº 160 do Corpo Nacional de Escutas
* Grupo nº 67 da Associação dos Escoteiros de Portugal
* Conservatório Regional de Castelo Branco
* Sport Benfica e Castelo Branco
* Desportivo de Castelo Branco
* Orfeão de Castelo Branco
* Estudantina Académica de Castelo Branco
* Quercus- Associação Nacional de Conservação da Natureza - Núcleo Regional de Castelo Branco

0 comentários:

Postar um comentário