...E ASSIM NASCEU LAGES

Lages

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.





Município de Lages

"Princesa da Serra"

Bandeira de Lages








Brasão de Lages









Aniversário: 22 de novembro
Fundação: 22 de novembro de 1766 (244 anos)
Gentílico: lageano
Prefeito(a) Renato Nunes de Oliveira (PP)
(2009–2012)
Localização no Brasil
27° 48' 57" S 50° 19' 33" O27° 48' 57" S 50° 19' 33" O
Unidade federativa: Santa Catarina
Mesorregião: Serrana IBGE/2008
Microrregião: Campos de Lages IBGE/2008
Região metropolitana: Lages
Municípios limítrofes: Bocaina do Sul, Bom Jesus (RS), Capão Alto, Campo Belo do Sul, Correia Pinto, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, São Joaquim, São José do Cerrito, Vacaria (RS)
Distância até a capital: 224 km
Características geográficas
Área: 2 644,313 km²
População: 156 737 hab. Censo IBGE/2010
Densidade: 59,27 hab./km²
Altitude: 916 m
Clima: subtropical Cfb
Fuso horário: UTC−3
Indicadores
IDH: 0,813 elevado PNUD/2000
PIB: R$ 2 361 980,037 mil IBGE/2008
PIB per capita :R$ 14 145,03 IBGE/2008

Lages é um município brasileiro da região sul, localizado no estado de Santa Catarina. A cidade possui 156.737 habitantes, conforme o Censo IBGE/2010 e faz parte da mesorregião (política) e região (geográfica) serranas do estado. Lages é o maior município em área do estado e cidade-sede da Região Metropolitana de Lages, além de ser o 8º município mais populoso do estado.

História

Fundada em 1766 pelo português Antônio Correia Pinto de Macedo, bandeirante de São Paulo.
Lages, servia inicialmente como estalagem para a rota comercial entre o Rio Grande do Sul e São Paulo, principalmente na passagem do gado dos campos gaúchos para abastecer os trabalhadores da extração de ouro em Minas Gerais.

Correia Pinto batizou-a assim, devido à abundância da pedra laje na região; o nome original era Nossa Senhora dos Prazeres dos Campos das Lajes de Pedra.

Instituída vila pelo governador de São Paulo Luís António de Sousa Botelho Mourão, Lages teve seu território transferido da capitania de São Paulo para a capitania de Santa Catarina, por D. João VI, por alvará de 9 de setembro de 1820.

Durante a Revolução Farroupilha, Lages pertenceu ao Estado do Rio Grande do Sul. Décadas após o fim da revolta, teve seu primeiro paço municipal edificado entre 1898 e 1902. O prefeito na ocasião era Vidal Ramos Júnior, e a prefeitura foi projetada por um desenhista da Diocese de Lages.

Com arquitetura neoclássica romana, tem os detalhes das aberturas em estilo coríntio; todas as estruturas em madeira são de araucária. Quando reformada pelo arq. João Preto de Oliveira, recebeu um pavimento superior.

Geografia

Lajeado dos Correias, na Coxilha Rica (interior de Lages), deságua no Rio Pelotinhas, que por sua vez deságua no Rio Pelotas.


Lages é o maior município do estado de Santa Catarina em extensão territorial com 2.651,4 km².

O município localiza-se na Bacia do rio Canoas, cujos principais rios são: Pelotas, Canoas, Lava-Tudo, da Divisa, Vacas Gordas, Pelotinhas, dos Macacos, do Pessegueiro, Caveiras, Piurras, Dois Irmãos e Limitão. O principal curso de água urbano é o Rio Caraá.


Lages também caracteriza-se por ter altitude bem elevada, que varia de 850 a 1500 metros acima do nível do mar. O terreno do perímetro urbano de Lages é bastante acidentado, os bairros mais altos estão localizados na região denominada "Cidade Alta", que permite uma vista panorâmica de 360º da cidade. A vegetação predominante é a de campos e de Mata de araucária. No interior, pode-se observar a presença da coxilha, campo cheio de elevações baixas ou altas (menores que um cerro).

Clima

O clima é subtropical, com temperatura média de 14,3°C.

* Temperatura máxima absoluta: 36°C.
* Temperatura mínima absoluta: -7°C
* Umidade relativa do ar: Média anual de 79,3%.

Durante o inverno o clima é bastante frio, onde as temperaturas podem chegar a -4°C e sensação térmica de -10°C. Na região ocorrem fortes geadas e também queda de neve. Já no verão, o clima torna-se quente e as temperaturas chegam a 35°C, podendo haver secas.

Bairros

Lages conta com 73 bairros:

* Araucária
* Área Industrial
* Bates
* Beatriz
* Bela Vista
* Bom Jesus
* Boqueirão
* Brusque
* Caça e Tiro
* Caravágio
* Caroba
* Centenário
* Centro
* Cidade Alta
* Conta Dinheiro
* Copacabana
* Conte
* Coral
* Cristal
* Cruz de Malta
* Dom Daniel
* Ferrovia
* Frei Rogério
* Gethal
* Gralha Azul
* Guadalupe
* Guadalajara
* Guarujá
* Habitação
* Ipiranga
* Jardim Celina
* Jardim Cepar
* Jardim Panorâmico
* Maria Luisa
* Morro do Posto
* Morro Grande
* Nossa Senhora Aparecida
* Nova Petrópolis
* Novo Milênio
* Passo Fundo
* Penha
* Petrópolis
* Pisani
* Popular
* Pró-Morar
* Restinga Seca
* Sagrado Coração de Jesus
* Santa Catarina
* Santa Cândida
* Santa Clara
* Santa Helena
* Santa Maria
* Santa Mônica
* Santa Rita
* Santo Antonio
* São Cristóvão
* São Francisco
* São Luís
* São Miguel
* São Paulo
* São Pedro
* São Sebastião
* Triângulo
* Tributo
* Universitário
* Várzea
* Vila Comboni
* Vila Maria
* Vila Marisa
* Vila Nova
* Vila Preá
* Vila Militar

Economia

A economia lageana é basicamente sustentada pela pecuária, agricultura (com destaque para a vinicultura), indústria madeireira (com destaque na produção de papel e celulose) e turismo rural. O parque industrial de Lages consiste, em grande parte, de empreendimentos ligados à cadeia produtiva da madeira, como madeireiras, fábricas de grampos, fábricas de portas, soleiras, batentes e congêneres.

Todavia, empresas ligadas ao setor metal-mecânico têm papel importante na geração de emprego e renda do município. Em Lages existem empresas que são sede de multinacionais no ramo de peças de tratores e outros veículos terrestres. Ademais, algumas grandes indústrias têm filiais no município, tais como uma grande cervejaria (Brahma/AmBev), uma exportadora de alimentos à base de frango (Vossko) e empresas de papel e celulose.

Lages também é um centro regional de comércio. A população de muitos municípios vizinhos encontra um ambiente propício para negócios na cidade. No inverno, o comércio é bastante incentivado com o turismo rural e com a Festa Nacional do Pinhão, o segundo maior evento gastronômico e cultural de Santa Catarina (ficando atrás apenas da Oktoberfest de Blumenau).

A economia de Lages sofreu um forte declínio com a redução sistemática da pujança do ciclo da madeira, que teve seu auge até a década de 1950. O município, outrora o maior e mais rico do Estado, teve sua fatia do PIB estadual bastante reduzida. Novos projetos industriais, desenvolvimento regional sustentável e investimentos no município têm contribuido para que a arrecadação volte a crescer.

Educação

Lages é um centro regional de educação, recebendo alunos de vários estados brasileiros. Estas são as instituições de ensino superior na cidade:

* UDESC/CAV: Lages abriga o campus III da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), o Centro de Ciências Agro-Veterinárias (CAV), de ensino público e gratuito, e que possui excelência reconhecida nos cursos de graduação em Medicina Veterinária e Agronomia. Atualmente conta também com os cursos de graduação em Engenharia Florestal e Engenharia Ambiental. Em se tratando de pós-graduação stricto sensu oferece cursos de mestrado em Ciência Animal, Manejo de Solos e Ciências Agrárias; oferece, ainda, doutorado na área de Manejo de Solos e Ciências Agrárias área de concentração Produção Vegetal.
* UNIPLAC: a Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) oferece um grande espectro de cursos em diversas áreas do conhecimento, tendo recentemente incorporado os cursos de Engenharia Civil, Biomedicina, Odontologia e Medicina. Alguns cursos, como o de Direito, são bem referenciados a nível nacional. A universidade também possui alguns campi em cidades vizinhas, promovendo o desenvolvimento não só da cidade, mas também da região.
* (UNIVESC) é uma universidade que reúne vários cursos de graduação, em um leque bastante abrangente. Recebe alunos de várias cidades circunvizinhas, contribuindo para a profissionalização e melhoria da qualidade de vida da região.
* (UNIASSELVI) : O Centro Universitário Leonardo da Vinci tem um campus de educação à distância localizado em Lages com vários cursos de Graduação, Graduação-Tecnológica, e Pós-Graduação. www.nead.com.br.

Esportes

Na área esportiva, Lages é a cidade-sede do Lages e do Internacional de Lages.

No esporte, Lages descobriu Joana Viana Garcia, tetracampeã brasileira de Xadrez (1996,1997,2000 e 2004). Representou o Brasil no Campeonato Mundial de Xadrez, em Cannes (1997) em companhia de outra enxadrista lageana, Kelly Heidrich Heinzen. Joana nasceu em 22 de agosto de 1987 (em Lages) e conquistou seu primeiro título estadual (de Santa Catarina) em 1995, aos 7 anos de idade. No ano de 2010, Joana sagrou-se campeã por equipes dos Jogos Abertos de Santa Catarina, representando Rio do Sul e foi medalha de ouro no tabuleiro. Kelly Heidrich Heinzen nasceu em 6 de dezembro de 1984 (em Lages) e foi hexacampeã estadual, entre 1996 e 2001. Foi medalha de bronze no Campeonato Brasileiro para jogadoras até 14 anos em 1997 e conquistou o direito de representar o Brasil no Mundial, em Cannes-França.

Ainda na modalidade de Xadrez, Alfeu Junior Varela Bueno, nascido em 18 de fevereiro de 1987, é o primeiro lageano a conquistar uma titulação definitiva pela FIDE (Federação Internacional de Xadrez), como MF - Mestre FIDE. Foi três vezes vice-campeão Brasileiro Universitário e Campeão Brasileiro Juvenil em 2007.

A equipe de xadrez de Lages tem como treinador Marco Aurélio Zaror Cordeiro, tricampeão estadual absoluto de xadrez (1993,1994 e 2002).

O Xadrez Lageano é mantido pela Prefeitura de Lages e pela Fundação Municipal de Esportes, que desenvolve o projeto nas categorias de base e nos bairros da cidade.

Fontes: CBDU - Confederação Brasileira de Desporto Universitário (www.cbdu.org.br) CBX - Confederação Brasileira de Xadrez (www.cbx.org.br) FCX - Federação Catarinense de Xadrez (www.fcx.org.br) FESPORTE (www.fesporte.sc.gov.br) Fundação Municipal de Esportes de Lages-SC
Histórico

Catedral de Lages.

Data do início do século XVIII a chegada dos primeiros europeus que se fixaram no município. O povoamento dos “Campos de Lajens” decorreu da necessidade de abrir caminhos para atingir as Campinas do Rio Grande do Sul, ricas em gado, o que despertava nos paulistas e mineiros a ambição de estabelecer intenso comércio com os estancieiros gaúchos.

Os documentos primitivos mencionam a paragem chamada “Lajens”, um pouso de tropeiros, que viajavam para São Paulo ou Sorocaba (conhecida desde 1661), levando mulas, cavalos e bovinos. Correia Pinto, fundador do povoado, era tropeiro, e conduzia tropas de bois de Lajes para São Paulo. Os tropeiros primitivos, mesmo os residentes no povoado, não eram lageanos, mas na sua maioria, portugueses e açorianos. Somente mais tarde foi que tropeiros, já nascidos em Lajes, exerceram esta tradicional profissão.

Lages foi fundada em 22 de novembro de 1766. Em 1820, a vila é desanexada da província de São Paulo para fazer parte de Santa Catarina. Em 25 de maio de 1860 é elevada à categoria de cidade. Em 1960, ficou estabelecida o topônimo de Lages com “G”. (Aliás, impróprio segundo o nosso léxico).

Economicamente Lages ficou conhecida inicialmente pelas suas tradições na pecuária.
Seus primeiros ciclos econômicos, no princípio do século, foram os do couro, da carne e da erva-mate. Hoje ainda o município tem o maior rebanho bovino do Estado, com cerca de 76.000 cabeças.

O ciclo econômico que se seguiu foi o da madeira, cujo auge ocorreu entre 1950 e 1960.

Fonte: Prefeitura do município de Lages

0 comentários:

Postar um comentário