A EUROPA ESQUECEU DE APRENDER

25/01/2012 13h17 - Atualizado em 25/01/2012 13h17

A EUROPA ESQUECEU DE APRENDER

'A Europa esqueceu de aprender', diz sociólogo português no FST2012.
Boaventura de Sousa Santos participou de conferência em Canoas.
Seminário internacional de cidades de periferia vai até sexta-feira (27).

Cristiane Silva Da RBS TV, em Canoas

Comente agora

Um dos principais temas do Fórum Social Temático de 2012, o debate sobre sustentabilidade, reuniu em Canoas prefeitos de cidades da periferia na manhã desta quarta-feira (25). Em conferência no evento, o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos criticou o que chama de "capitalismo verde" e disse que a Europa não pensa na ecologia.

"A Europa ditou o que o mundo fazia por cinco séculos. De tanto querer ensinar, esqueceu de aprender. Só se fala em crescimento, mas um crescimento insustentável", disse o sociólogo durante a abertura do Seminário Internacional de Cidades de Periferia.

O sociólogo também defendeu, que as empresas transnacionais façam investimentos em energias renováveis e falou em denúncia a um novo tipo de capitalismo. "As empresas adquiriram um poder enorme sobre os estados para transformar as leis e toda questão climática numa questão comercial, que chamamos de capitalismo verde". O sociólogo português ainda elogiou o Brasil e disse que o país pode ser modelo de economia popular e solidária.

O seminário vai até sexta-feira (27) e tem a participação de prefeitos da Região Metropolitana de Porto Alegre e painelistas da França, da Suíça, de Portugal e da Espanha. Outro participante do debate desta manhã, o francês Jean Paul Le Glou, vice-presidente da Plaine Commune, lamentou a falta de consciência mundial sobre a sustentabilidade. "Não é possível falar de desafios se as pessoas não têm consciência da importância de abordar o tema", frisou.

O Seminário Internacional de Cidades de Periferia está sendo realizado no Salão de Atos do Unilasalle, em Canoas, e no Centro de Eventos da Prefeitura de São Leopoldo. O evento é uma preparação para o 3º Fórum de Autoridades Locais de Periferia (Falp) para Metrópoles Solidárias, que Canoas sedia em junho de 2013.

* Canoas,
* Porto Alegre,
* Rio Grande do Sul

0 comentários:

Postar um comentário