LOCUTORES QUE MARCARAM NOSSA INFÂNCIA

Logo Observatório da Imprensa
 Terça-feira, 24 de Janeiro de 2012 | ISSN 1519-7670 - Ano 16 - nº 678
Apoio: Fundação Ford
Marcha do Tempo
PIMBA NA GORDUCHINHA

OS LOCUTORES DE FUTEBOL
Por Luís Nassif em 01/02/2005 na edição 314

Milésimo gool de Pelé em 1969 no Maracanã narrado por Waldyr Amaral



Oduvaldo Cozzi


Estava ouvindo um CD de Morengueira da Silva, e em um dos sambas de breque ele menciona Oduvaldo Cozzi. Não sei se você se lembra dele. Eu nunca o ouvi, mas era uma lenda no futebol de rádio na minha infância. E aí me dei conta de que, naqueles tempos de rádio rabo quente, sem acesso à televisão – pelo menos lá no interior – os radiolocutores de futebol eram semideuses para nós.

Quando entrei na idade da razão, lá pelos 6 ou 7 anos de idade, as rádios do Rio de Janeiro ainda pontificavam em todo o Brasil, especialmente a Rádio Nacional e a Rádio Globo. A gente acha que o Sistema Globo começou com a televisão ou com o jornal, mas naqueles tempos o grande veículo do grupo era a Rádio Globo.

Em toda emissora havia a dobradinha comentarista-analistas. Os mais famosos, naquele meu início de aprendizado, eram os da rádio Nacional, Jorge Cury (irmão de Ivon Cury) e, acho, Oswaldo Cordeiro. Eram famosos por conta da Rádio Nacional, mesmo, porque sua lembrança se perdeu no tempo.




JORGE CURY

Sobreviveu muito mais forte a de Ary Barroso e sua "gaitinha", que nem sei em qual emissora se apresentava.

O grande locutor da história do rádio talvez tenha sido Pedro Luiz, que narrou o primeiro tempo do jogo Brasil e Suécia na final da Copa de 1958. No segundo tempo o locutor foi Edson Leite. Foi uma dupla de fazer história. Pedro Luiz tinha uma capacidade de descrever detalhes que só vi, anos depois, em José Silvério, da Jovem Pan. Os especialistas dizem que foi o maior da história.

Mais tarde, fez dupla memorável com o comentarista Mário Moraes, um ranzinza autor de imagens clássicas, como o famoso "aquele jogador só usa a perna esquerda para subir no ônibus". Mário Moraes se deu bem com a televisão, Pedro Luiz, menos. Como já tinha o suporte da imagem, a televisão precisava de mais show e menos detalhes. Por isso mesmo, o primeiro grande nome exclusivamente de televisão foi Geraldo José de Almeida, o "pai" do Galvão Bueno, com seu estilo retumbante, fundamental na consolidação da TV Globo naquele início dos anos 1970.
PEDRO LUÍS
Show de bola

No rádio, o grande nome que surge nos 1960, para nós lá do interior, foi o de João Saldanha, um ídolo imbatível, tanto no rádio quanto, mais tarde, na televisão. Ainda mais depois que deu a garra à seleção que conquistou a Copa de 1970. Como técnico das eliminatórias criou a imagem das "feras de Saldanha" e acabou com o início de complexo de inferioridade ao qual estávamos sendo jogados depois do desastre da Copa de 1966.
JOÃO SALDANHA
Conheci o mestre em meados dos anos 1970, quando o Juca Kfoury convocou um grupo de jornalistas, a maioria do antigo Partidão e uns independentes, como eu, para auxiliar o prefeito de Piracicaba, João Hermann, que estava sendo massacrado pela burguesia da região. Além do Saldanha, na reunião estavam ainda o Henfil e o Frei Betto, se não me engano. Quando foi solicitado que o Hermann descrevesse o teor da campanha insidiosa que lhe moviam, sacou um jornal com a manchete bombástica: "Prefeito morde a omoplata da secretária em festa de réveillon". "Aconteceu?, indagou Saldanha. E o acusado, cabisbaixo: "Aconteceu". O grupo achou que era caso perdido.

A carreira de Saldanha encerrou-se quando comentou o jogo Brasil e Holanda, na Copa de 1974. De tão nervoso com a qualidade do adversário, Saldanha comentou o jogo de pileque. Está desculpado. Ninguém agüentaria aquela tensão de cara limpa.

O rádio permaneceria dividido entre os locutores-narradores e os locutores-show. No segundo grupo, Fiori Gigliotti foi um nome portentoso. Mas o grande nome de locutor-show mesmo foi Osmar Santos. Suas transmissões ainda hoje ecoam nos ouvidos de todos aqueles que tiveram o prazer de viver os últimos momentos de predomínio dos locutores de futebol no rádio.

Atenção! Veja em breve em: "A história de seu Clube" Alguns gools (golos) narrados por estes locutores...

0 comentários:

Postar um comentário