VIOLÊNCIA EM PINHEIRINHOS

Manifeste seu apoio aos lutadores e lutadoras que enfrentam o Massacre do Pinheirinho!

Na madrugada do dia 22 de janeiro de 2012, um contingente de 2000 policiais militares da tropa de choque e da rota, utilizando helicópteros, carros blindados, cavalaria, armas letais, bombas de gás e efeito moral e sprays de pimenta iniciaram a expulsão violenta de cerca de mais de 6 mil pessoas, que moravam há mais de 8 anos na ocupação Pinheirinho em São José dos Campos.

Essa ação foi totalmente ilegal pois a reintegração de posse havia sido suspensa por pelo menos 15 dias, na última sexta-feira dia 20, pela Justiça Federal, pois colocava em risco a vida de muitas pessoas. A juíza regional Márcia Loureiro ignorou a decisão da instância equivalente à sua e autorizou a ordem de reintegração, permitindo que uma tragédia anunciada acontecesse. A desocupação está sendo feita com requintes de crueldade e violência que estão chocando as pessoas que estão no local e por que não dizer, a opinião pública em geral.

Segundo as informações de militantes de diversas organizações que se encontram no local em solidariedade às famílias, já são contabilizados 7 mortos, dentre eles, uma criança de quatro anos. Uma mulher foi baleada pela polícia em frente ao local onde as famílias desocupadas estão confinadas. Um militante do MTST, Guilherme Boulus, foi cruelmente espancado por diversos policiais e em seguida detido pela PM, sem qualquer justificativa. Além disso, esses fatos tem sido omitidos pela imprensa, assim como os feridos e mortos foram encaminhados para locais desconhecidos, para esconder a situação real da opinião pública. Vários direitos dos trabalhadores estão sendo violados e a maior parte dos brasileiros nem sabe o que está acontecendo.

Em informações de outras fontes, pelo menos 18 pessoas também foram detidas. A polícia reprimiu também os moradores do bairro ao lado, o Campo dos Alemães, chegando até mesmo a jogar bombas de gás nos quintais das casas da região. Há poucas horas as famílias assistiram do lado de fora suas casas de alvenaria e barracos serem derrubados por tratores. Qualquer grito de ordem ou manifestação da população eram respondidos com balas de borracha e bombas de gás e efeito moral.

Desde o domingo, várias manifestações importantes foram realizadas em solidariedade à ocupação Pinheirinho, duas na Avenida Paulista em São Paulo, uma em frente a casa do prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury e outra em Campinas, no Largo do Rosário. Outros estados também estão se mobilizando contra as atrocidades promovidas pela polícia a mando da Justiça do Estado de SP, pelo Governo de Geraldo Alckmin e pelo prefeito Eduardo Cury.

Mas precisamos continuar nos mobilizando em defesa dos lutadores e lutadoras do Pinheirinho. Essa ação é apenas uma demonstração de como o Governo do Estado tem tratado as lutas populares e as necessidades do povo trabalhador.

As famílias e os militantes que se encontram no local relatam que os desabrigados estão em condições muito precárias, sem saber para onde irão e os conflitos com os abusos da ação da polícia continuam.

Conclamamos a todos e todas a se manter alerta, participar das futuras manifestações, divulgar a luta do Pinheirinho e assinar

a Moção de Apoio abaixo enviando email com
RG, ocupação e instituição o mais rápido possível para: farolemar@yahoo.com.br

Para ver links com notícias sobre o Massacre do Pinheirinho acesse:http://comunicadorespopulares.org/2012/01/links-artigos-sobre-o-pinheirinho/

MOÇÃO DE APOIO ÀS FAMÍLIAS DO PINHEIRINHO

Nós, abaixo-assinados, atuantes nos meios acadêmicos e fora dele (professores do ensino médio, jornalistas, advogados, profissionais da saúde etc.) – comprometidos com as causas justas e historicamente necessárias da classe trabalhadora e dos setores populares – manifestamos nossa mais plena solidariedade aos lutadores da Comunidade Pinheirinho (São José dos Campos – SP).

Frente ao fato de que a hegemonia exercida pelos especuladores imobiliários impõe uma condição de miséria a milhões de trabalhadores e trabalhadoras que sequer têm onde morar, consideramos que a OCUPAÇÃO desses territórios segue sendo um instrumento necessário e legítimo para a luta dos trabalhadores.

Por conta disso, consideramos justa a reivindicação das famílias pela permanência no local e absolutamente injustificável a ação de terror violenta e ilegal da Polícia Militar, apoiada pelo poder judiciário e pelo governo do Estado, praticada no dia de hoje, domingo, 22/01/12, que resultou em diversos mortos e feridos. Estamos atentos à forma pela qual estão sendo conduzidas as ações do Estado e a perseguição a todos que se encontram no local. E prontos a denunciar todo e qualquer tipo de violência física ou moral cometida contra as famílias.

22/01/2012

Signatários:

CAMARÁ – Comunicação e Educação Popular

Coletivo de Comunicadores Populares de Campinas

Movimento Mães de Maio

Núcleo de Pesquisa em Participação, Movimentos Sociais e Ação Coletiva (NEPAC)/ Unicamp

Grupo de Estudos de Política da América Latina, GEPAL – Londrina/PR

Diretório Central dos Estudantes Odijas Carvalho de Souza (DCE-UFRPE)

Diretório Acadêmico de Física da UFRPE

Rebele-se na UNE e União da Juventude Rebelião (UJR)

Fábrica Ocupada FLASKÔ

Coletivo Miséria

Diretório Central de Estudantes da Universidade Católica de Brasília – DCE/UCB

Núcleo Discente de Diálogo em Gênero e Diversidades de Brasília – Div’Gê

DCE Unicamp

Coletivo Domínio Público

Coletivo de Formação da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/UNICAMP)

Coletivo Universidade Popular – UNICAMP

Instituto Caio Prado Jr.(ICP)

Conselho Federal de Serviço Social – CFESS

Consulta Popular – Núcleo Roseli Nunes/Campinas

CPV – Centro de Documentação e Pesquisa Vergueiro

CCLB - Centro Cultural Luso Brasileiro - cclbdobrasil.blogspot.com.

O QUE PENSA O FUNDADOR DESTE BLOG...

Acho o Brasil de hoje muito parecido com o Brasil dos primeiros anos, quando piratas e aventureiros de todos os cantos da Europa confundiam nossos indígenas com falsas promessas, atirando-os contra os portugueses e fornecendo armas para que eles se degladiassem entre si. Tudo para poderem usufruir de seu trabalho e de suas riquezas.
Hoje essa estratégia é usada pela direita, pela esquerda e pelos partidos intermediários de centro esquerda e centro direita e porque não falar, de outros movimentos inspirados no estrangeiro, tais como Ongs, Direitos Humanos, Religiosos etc., etc., tendo sempre como objetivo maior, não os direitos do povo, mas o enfraquecimento da nossa ainda invejável "Unidade Nacional", com constantes ataques ao nosso povo e suas raízes.
O Brasil, graças à sua cultura universalista e integracionista tem resistido, só que pelo andar dos acontecimentos não sabe até quando...
Esse episódio de Pinheirinhos e tantos outros atentados contra a cidadania nacional, são bem o exemplo de quanto nosso povo não tem participação na "Economia Nacional", uma Economia quase toda controlada por pessoas que nascem aqui, mas que não têm nenhuma identidade com a cultura luso-afro- brasileira!
Esse sistema perverso é muito eficiente na defesa dos interesses dos monopólios, dos latifundiários e das grandes transnacionais e cruel muito cruel com o nosso povo.
Mas isso é outro assunto!!! Voltando à violência de Pinheiros, seria bom que a Justiça Federal, agisse com firmeza e promovesse a volta desse povo sofrido e trabalhador aos seus lares, resolvendo o seu grave problema social e humano e depois resolvesse então o problema econômico, talvez até com título de propriedade mediante suaves prestações mensais.
E quanto a esses senhores endinheirados a quem a justiça estadual deu direito de posse, eu sugiro que abram seu coração e pensem naquelas crianças inocentes, que poderiam ser seus filhos e deixem de lado um pouco sua ganância e facilitem a solução do problema destas criaturas, cuja angústia comove até esta indiferente sociedade consumista! Ou então entrar em negociação com a Prefeitura para que os moradores saldem os débitos fiscais desses senhores para com esta.
Enfim, o CCLB, peocupado com o sofrimento desta gente e destas criancinhas, só espera Justiça, mas adverte a esta população aflita e angustiada! Cuidado com certos movimentos infiltrados em seu meio, muitos de inspiração separatista, vindo de países estrangeiros, inclusive infiltrados em nossa Igreja Católica, que aproveitam estas situações para incentivar a discórdia entre si e jogar irmãos contra irmãos. Se estes separatistas fossem realmente amigos de nossa gente, os Pinheirinhos de todo o Brasil nunca teriam acontecido, pois sua estratégia principal não é defender os pobres, mas criar ódio, enfraquecer a "Unidade Nacional", destruir nossa luso-afro-brasilidade, barreira intransponível para suas conquistas.
Feito este alerta, baseado em fatos históricos do começo do Brasil, quando estes senhores já usavam esta tática, jogando tribos contra tribos, tamoios contra Tupis e toda
sorte de separatismos, fica aqui a sugestão do CCLB (Centro Cultural Luso Brasileiro). Continuem lutando, mas cuidado com estas infiltrações, que nesta situação de desespero são até carinhosamente bem recebidas, mas lembrem-se, que só vocês, com a ajuda de toda a verdadeira sociedade brasileira, serão capazes de resolver o problema de Pinheirinhos...

Jorge p. de Lima - O fundador do: - cclbdobrasil,blogspot.com


0 comentários:

Postar um comentário