CHARQUE ACEBOLADO E ARROZ CARRETEIRO TÍPICO

CULINÁRIA GAÚCHA

O minuano que atravessa o Rio Grande do Sul no inverno, é tão forte que congela os pampas e castiga os gaúchos, somente com uma alimentação rica em calorias, repletas de carnes gordas, carreteiros bem fortes e sopas quentes, dão animo para enfrentar um frio tão intenso.

O churrasco é o prato típico do gaúcho, presente nos finais de semana e em dias festivos. O arroz "carreteiro" também compõe a tradicional cozinha gaúcha. Outros pratos, como o feijão mexido (feijão misturado com farinha de mandioca), o quibebe (purê de moranga), a "roupa velha" (sobras de carne com ovos mexidos), o "espinhaço de ovelha", o charque com mandioca, a paçoca de pinhão com carne assado, a couve refogada, o arroz com galinha, o "puchero" (cozido de carne com legumes) e o peixe, fazem parte da culinária rio-grandense. Além disso, os pratos feitos por gaúchos caçadores envolvem perdizes, patos e animais de médio porte, como a cutia e o capincho.

Charque acebolado

Ingredientes:

500g de charque
2 cebolas graúdas fatiadas
100 g de bacon
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:
Lave a carne e deixe de molho em água fria por 12 horas. Escorra, corte em cubos grandes e cozinhe em uma panela de pressão para que fique macia, cerca de 40 minutos. Deixe esfriar, escorra e desfie grosseiramente. Corte o bacon em cubos e coloque em uma frigideira juntamente com o azeite. Doure os pedaços de bacon e escorra-os, reservando para outra finalidade. Na gordura que ficou na frigideira frite bem as cebolas. Adicione a carne desfiada e frite por mais alguns minutos. Tempere com pimenta-do-reino e regue com o vinagre. Misture e sirva salpicando com salsinha picada.

Arroz carreteiro típico

Ingredientes:

- 500 g de charque ou carne de sol
- 1 cebola média
- 1/2 maço de cebolinha verde
- 1/2 pimentão verde
- 1 tablete de caldo de carne
- 1 copo americano de arroz
- 4 tomates sem pele
- sal
- alho
- óleo
- queijo ralado

PARA 4 PESSOAS

PREPARO:

Corte em cubinhos o charque. Coloque em uma panela com água para ferver. Lave-o bem em água fria, escorra e reserve.
Em uma panela, de preferência de ferro, frite a cebola bem picadinha e o pimentão. Junte o charque, a cebolinha verde, o alho e deixe fritar mais um pouco. Coloque os tomates picados e, em seguida, o arroz. Refogue e junte água o suficiente. Acrescente o caldo de carne e corrija o sal.
OBS: Não deixe secar totalmente o arroz, pois o gostoso é deixá-lo suculento. Junte o queijo ralado e sirva ao aprontar. Agora é só você se deliciar! Bom apetite.

1 comentários:

Anônimo disse...

adorei essa receita vou fazer mais vezes

Postar um comentário