PARABÉNS "CIDADE MARAVILHOSA"



PARABÉNS CIDADE MARAVILHOSA PELO SEU ANIVERSÁRIO!!!

Neste dia tão importante para a comunidade luso brasileira, nossa homenagem vai para esta cidade tão rica em História e Hospitalidade.
Nesta singela homenagem nada melhor que homenagear, embora resumidamente seus heróis fundadores. São milhares, mais de 12.000, entre eles, Estácio de Sá, Mem de Sá, Nóbrega, Anchieta e o grande índio Araribóia, infelizmente tão esquecidos por nossos currículos escolares, "nossa mídia", enfim, nossas elites...
Naquele distante 20 de janeiro de 1567 a Baía da Guanabara ficou manchada de vermelho pelo sangue daqueles heróis, que, jamais se curvaram ao poderio bélico inimigo, reconhecidamente superior ao das forças luso-brasileiras. Tudo para que esta cidade fosse o que é hoje!
Sobre esta terrível e sangrenta batalha de Uruçumirim, que marca de vez o fim do domínio francês no Brasil, padre Anchieta, atuando também na mesma como cronista, descreve: - o líder tamoio Aimberê, aliado dos franceses, acaba de ser morto e o saldo de mortos sob seu comando é muito alto; ademais 160 aldeias foram incendiadas, passadas todas a fio de espada...
Que São Sebastião interceda, tal como intercedeu naquele 20 de Janeiro, pedindo a Deus que ilumine seus políticos e suas elites para que voltem a repesentar melhor os interesses de sua gente.

RIO DE JANEIRO

Fundação

1º de Março de 1565 por Estácio de Sá

Estácio de Sá morre dois anos após, 20 de fevereiro de 1567, na batalha de Uruçumirim (atual praia do Flamengo) por uma flexada tamoia.

Local da fundação

Entre os morros Cara de Cão e Pão de Açucar

Resumo

Participaram desta batalha mais de 12.000 combatentes, entre eles, Mem de Sá, padre Nóbrega, padre Anchieta, Araribóia (atravessou a nado a Baía de
Guanabara para jogar explosivos nos navios franceses) e o próprio Estácio.

Local de Fundação do Rio de Janeiro

Uma bela praia, entre o Morro Cara de Cão e o Pão de Açucar, foi o local do início da colonização portuguêsa no Rio de Janeiro. No ano de 1565, Estácio de Sá chegou ao local com a missão de fundar a Cidade e expulsar os Calvinistas.

Local de Início da Colonização Portuguesa


As fotos abaixo mostram o local onde Estácio de Sá primeiro ancorou e desembarcou no Rio de Janeiro. A praia fica em frente à esta Praça, entre o Morro Cara de Cão e Pão de Açucar.

O Local faz parte do complexo e Sítio Histórico e Fortaleza de São João, sendo área Militar, e a visitação ao local deve ser agendada previamente por telefone. No local fica o Centro de Capacitação Física do Exército.

Placa sinalização o local de fundação da Cidade do Rio de JaneiroPraça da Fundação da Cidade em sítio histórico

As fotos acima são do local da fundação. Uma placa sinaliza o local do início da colonização portuguêsa no Rio de Janeiro, e tem nome de Praça da Fundação da Cidade. A praia onde ele primeiro pisou foi a Praia de Fora, que fica à frente da atual praça.

Estácio de Sá | Fundação da Cidade e Luta pela Terra

Estácio de Sá era sobrinho do Governador Geral do Brasil, Mem de Sá. Em 1563 chegou a Salvador, Bahia, com a missão de fundar uma cidade nas terras da Guanabara e expulsar definitivamente os calvinistas franceses que ainda permaneciam na Baía de Guanabara.

Em função das dificuldades encontradas no início da colonização, somente no ano de 1565, com reforços da então Capitania de São Vicente e auxíliado pelos jesuítas, inclusive Padre Anchieta e Manoel da Nóbrega, conseguiu finalmente reunir uma força de ataque que julgava suficiente para cumprir sua missão.

No dia 1° de março de 1565, veio a fundar a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em um terreno plano situado entre os morros Cara de Cão e Pão de Açúcar. Alí então Estácio de Sá estabeleceu sua base de operações. O objetivo da fundação foi iniciar a luta pela expulsão dos franceses e reconquista das terras da Baía de Guanabara, onde os franceses já se encontravam havia mais de 10 anos.

A guerra contra os calvinistas franceses durou mais de dois anos. No ano de 1567, em 20 de janeiro, chegaram reforços de Portugal com uma esquadra comandada por Cristóvão de Barros, sendo que estes reforços ficaram sob o comando de Mem de Sá, que , partindo de Salvador, veio ao local, mas contando também com a ajuda dos padres jesuítas José de Anchieta e Manuel da Nóbrega.

Estácio de Sá comandou e lançou-se ao ataque contra o inimigo, travando combates no local então chamado de Uruçu-mirim, hoje Praia do Flamengo e ilha de Paranapuã, hoje chamada Ilha do Governador.

Durante a Batalha de Uruçumirim, Estácio de Sá foi ferido por uma flecha indígena no rosto, e faleceu em 20 de fevereiro desse mesmo ano de 1567, ou seja um mês depois, em decorrência dos ferimentos.


Fonte: riodejaneiroaqui.com

0 comentários:

Postar um comentário