Restrições da UE e Portugal para pesca de sardinhas deixam a céu aberto desgosto de pescadores

© Sputnik / Caroline Ribeiro
Europa

Depois de oito meses de defeso, a pesca da sardinha foi retomada em Portugal e na Espanha. Juntos, os dois países podem capturar, até o final do mês de setembro,10.799 toneladas do peixe. Número considerado pequeno pelos pescadores, que reclamam de dificuldades financeiras e da limitação imposta pelos governos e pela União Europeia.

O mês de junho em Lisboa tem cheiro de sardinha assada. O peixe, além de ser um histórico símbolo nacional português, faz parte da tradição das festas que celebram os santos populares. Preparadas na hora, assadas na brasa alta, as sardinhas, em geral, são acompanhadas apenas por fatias de pão. E não é preciso mais do que isso para se deliciar.

Por trás de cada churrasqueira há suor e muito trabalho, que começa bem antes das festas. Para garantir sardinha suficiente para milhares de pessoas que circulam nos arraiais de Lisboa todas as noites, dona Maria "Xuxa" do Carmo vai aos fornecedores logo no primeiro dia do mês. Isso porque "nesta altura é sempre sardinha congelada, não há fresca em lado nenhum", explica a vendedora à Sputnik Brasil.
 
Maria do Carmo "Xuxa" segurando sardinhas



0 comentários:

Postar um comentário