Bruxelas reconhece esforços de Facebook, Google e Twitter
| Europa-Comissão Europeia
A Comissão Europeia reconheceu no passado 17/05 os esforços desenvolvidos pelas plataformas Facebook, Google e Twitter para combater as notícias falsas (`fake news`) e ajudar a proteger a integridade das eleições europeias, que se realizam na próxima semana.
"Reconhecemos os progressos contínuos alcançados por Facebook, Google
e
Twitter nos seus compromissos para aumentar a transparência e proteger a
integridade das próximas eleições. Saudamos as medidas robustas que as
três plataformas adotaram contra comportamentos manipuladores nos seus
serviços, incluindo operações de desinformação coordenadas", lê-se numa
declaração conjunta de vários comissários, hoje divulgada em Bruxelas.
A declaração conjunta dos comissários Andrus Ansip (vice-presidente com a
pasta do Mercado Único Digital), Vera Jourova (Justiça, Consumidores e
Igualdade de Género), Julian King (União da Segurança), e Mariya Gabriel
(Sociedade e Economia Digital) é uma reação ao mais recente relatório
mensal de análise às medidas adotadas, em abril, pelas três plataformas,
signatárias do Código de Conduta contra a desinformação.
Apontando que as plataformas "também forneceram dados sobre medidas para
melhorar o escrutínio de posicionamento de anúncios", os comissários
notam, no entanto, que "é preciso fazer mais no sentido de fortalecer a
integridade dos seus serviços, incluindo os serviços publicitários".
"Além disso, os dados fornecidos ainda carecem do nível de detalhe
necessário que permita uma avaliação independente e precisa sobre de que
modo as políticas das plataformas contribuíram efetivamente para
reduzir a difusão de desinformação na UE", lê-se na declaração.
Lembrando que a luta contra a desinformação é para ser mantida e
desenvolvida depois das eleições europeias, Bruxelas defende que todos
os signatários do Código de Conduta "devem redobrar esforços para
alargar a cooperação com verificadores de fatos em todos os
Estados-membros".
"Em particular, as plataformas em linha precisam de pôr em prática o
leque mais alargado de compromissos no quadro do Código de Conduta,
designadamente ao associarem-se a órgãos de comunicação social
tradicionais para desenvolver indicadores de transparência e
credibilidade para fontes de informação, de modo a que seja
disponibilizada aos utilizadores uma escolha justa de informação
relevante e verificada", defendem os comissários.
O Código de Conduta é um instrumento de autorregulação para combater a
desinformação `online`, que grandes plataformas digitais subscreveram e
comprometeram-se a implementar, e faz parte do Plano de Ação Conjunto
lançado no final do ano passado pela Comissão Europeia para combater a
desinformação.
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