MARCELO REBELO DE SOUSA COMPLETA SUA VIAGEM DE UMA SEMANA À CHINA




China

Marcelo diz adeus à China com uma viagem curta e intensa a Macau. “Saio com a Flor de Lótus no coração”
163
Em menos de 12 horas, Marcelo passeou pelo centro histórico, contactou portugueses e elite política. Sai com a promessa de voltar em breve e deixou boas notícias para a Escola Portuguesa de Macau.



 Marcelo trazia boas notícias para dar na visita à Escola Portuguesa de Macau. Depois de ter posto alunos e professores a gritar “EPM” (a sigla da escola), voltou a levar a plateia ao rubro ao decretar que “é a melhor escola do mundo”.
Sendo assim, continuou o Presidente, “uma grande escola merece um grande presente”, e Marcelo fez o anúncio: a ampliação das instalações tinha finalmente luz verde do governo da Região Administrativa Especial, as obras do novo polo arrancam ainda em 2019, o que significa que está a chegar ao fim uma espera já com 14 anos.

Frequentam esta escola 577 alunos, na grande maioria portugueses. Mas há no total 24 nacionalidades representadas nesta instituição de ensino que faz agora 20 anos e que recentemente introduziu também o ensino do mandarim num currículo que segue o modelo português.

A visita do Presidente da República acontece alguns meses antes de se assinalarem os 20 anos da entrega da administração do território à “mãe-pátria“. Nessa data, 20 de Dezembro, tomará também posse o novo governo, o que representará a chegada de um ciclo novo ao pequeno território que está hoje praticamente irreconhecível para os portugueses que saíram em 1999 e nunca mais regressaram. Macau cresceu e enriqueceu, 












0 comentários:

Postar um comentário