O MOVIMENTO BRASIL LIVRE ESTÁ PREOCUPADO COM A REPERCUSSÃO NEGATIVA DO FILME DE PETRA COSTA SOBRE OS GOLPES CONTRA LULA E DILMA




Em vídeo em produzido em inglês, o MBL (Movimento Brasil Livre) critica a cineasta Petra Costa e diz que o filme Democracia em Vertigem não pode vencer o Oscar 2020. O longa é dedicado à crise política que culminou no impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, e sugere ter havido uma quebra nas regras democráticas durante o processo que depôs a petista.

“É 1 filme baseado em mentiras, onde ela tenta nos dizer que o impeachment da Dilma na verdade foi 1 golpe e início da ascensão do fascismo em nossa história. Nada poderia estar mais longe da verdade”, diz o locutor do vídeo de 06min divulgado no YouTube do MBL na 6ª feira (7.fev.2020).


Petra pode se tornar 1ª mulher brasileira com uma produção do país a ganhar Oscar. A indicação dela à premiação reacendeu os embates entre defensores da esquerda e da direita sobre os argumentos sustentados no filme.

O MBL produziu o vídeo com o objetivo de contrapor a narrativa de que houve 1 golpe no Brasil. O movimento foi fundado em 2014 e ganhou tração durante a realização de protestos pela queda de Dilma.

Diversos apoiadores do movimento elogiaram a iniciativa. “Finalmente, a verdadeira história do impeachment de Dilma. É realmente triste que esse “documentário de ficção” esteja no Oscar. Vergonha! Parabéns equipe MBL”, escreveu 1 dos internautas.

Petra não se manifestou sobre a gravação do MBL em si. Ela vem sendo bastante criticada por grupos de direita nos últimos dias. A cineasta escreveu em seu perfil no Twitter, na 5ª feira, que vem recebendo solidariedade de diversas pessoas.


0 comentários:

Postar um comentário