A ORIGEM DO SOBRENOME BOLSONARO

Durante 14 anos me dediquei ao estudo e pesquisa na area da Antroponimia ( parte da onomástica dedicada ao estudo e à etimologia dos nomes próprios de pessoa).
E particularmente os sobrenomes de
origem judaica das famílias brasileiras.
Todos os sobrenomes são de origem estrangeira, com excessao de sobrenomes indígenas.
Os sobrenomes sempre remetem lugar(toponimicos), profissão, patronimico(pai), religiao.
E me veio a curiosidade de saber a origem do sobrenome Bolsonaro.
Pois bem,
Bolson ou BOLSO é um sobrenome encontrado em lápides de cemitérios judaicos inclusive no cemitério israelita de São Paulo. Na associação Golda Meir da mesma cidade, antigos membros tinham este sobrenome.

A família BOLSO segundo um livro antigo dos registros dos judeus na Espanha escrito em Madri, saíram do Cairo no Egito e da Grécia atravessaram o mar mediterrâneo e foram morar na Espanha e Itália. Na Espanha continuaram a usar o mesmo sobrenome BOLSO ou BOLSON que tem em espanhol vários significados como os listados abaixo:
bolsón · primera · lengua · española · molinos · aceite · tablón · madera · forra · suelo · alfarje · desde · solera · superficie · otro · abrazadera · hierro · barrón · vertical · este · metal · donde · fijan · tirantes · barras · también · abrazan · horizontalmente · bóvedas · para · mayor · firmeza.

Era muito comum entre judeus associar seus nomes a lugares, ao pai, A profissão, A terra de Israel, É PRA isso usavam um artifício ES, no final do nome( ES= ERETS PALAVRA HEBRAICA PARA TERRA DE ISRAEL). Tudo devido a perseguição implementada contra os judeus pela “Santa Inquisição”. Então o “ES” encontramos em família como Guedes, pontes, Mendes…
 

Todos estes sobrenomes contam com várias pesquisas em acervos documentais do Governo de Portugal, Espanha e em muitos países do mundo. Sabendo que o povo judeu se espalhou para mais de cem países durante a perseguição católica que durou mais de 300 anos.
OS BOLSOS se fixaram em vários países, Mas na Espanha está o primeiro registro documental que trata-se de uma família judia que fugia da Inquisição. Na Itália este sobre nome ganhou um acréscimo no final, BOLSON +ARON. Levando-me a crer que além de ser um sobrenome judeu é especialmente da família sacerdotal cohen. Cohen ( sacerdote em hebraico) ARON(Aarão) foi o primeiro sacerdote irmão de Moisés.

O processo migratório sofrido por está família tem várias suposições podem ter origem na Itália e fugido para o Egito e depois ido para a Espanha, ou de forma inversa, Espanha Egito e depois Itália. Como Espanha e Itália tinham inquisição, muitos dessa família se converteram ao catolicismo e outros preferiram fugir e mantiveram -se judeus. No caso da família Bolsonaro(Itália) são convertidos ao catolicismo e Até hoje continuam católicos.
Conclusão: A família Bolsonaro é o que chamamos de “cristãos novos” ( convertidos a força a partir de 1492 através de um édito real ou conversão ou expulsão da Espanha) “cristãos velhos”( convertidos antes de 1492, estes se converteram pra escapar da perseguição e assim serem tratados como cidadãos como os cristãos).
Davi Ben Avraham.

1-A península Ibérica* Portugal, Espanha e Sul da França) era a região que tinha mais judeus depois de Israel na época( Judeia, Galileia e Indumeia)

2-Santa Inquisição * Cruzada implementada contra hereges pela Igreja Católica , principalmente judeus, já que 80% dos processos eram contra judeus.
Fonte:
Davi Ben Avraham.

1-A península Ibérica* Portugal, Espanha e Sul da França) era a região que tinha mais judeus depois de Israel na época( Judeia, Galileia e Indumeia)

2-Santa Inquisição * Cruzada implementada contra hereges pela Igreja Católica , principalmente judeus, já que 80% dos processos eram contra judeus.
Fonte:
Dicionário de sobrenomes sefaraditas.

 
Obs. Esses sobrenomes em sua maioria são de origem portuguesa e ibérica, mas eram usados pelos cristãos novos para se defenderem dos castigos da Inquisição. Hoje em dia fica difícil saber, se quem tem esse sobrenome é realmente descendente de judeus, pois, só para dar um exemplo, o nome Almeida é de origem árabe e todos os nomes que começam com "AL" o são.
De qualquer forma agradeço o artigo acima, muito importante e esclarecedor em seu conteúdo ao sr. Davi Ben Avraham, que muito contribui para a aproximação e a paz entre todos os povos do mundo... 
JPL   

0 comentários:

Postar um comentário