PSOE vence eleições na Espanha, mas sem maioria para governar

Coalizão de esquerda soma 165 assentos, 11 a menos que necessário

Evento de fechamento de campanha do PSOE em Valência, com Pedro Sanchez como protagonista.

 Evento de fechamento de campanha do PSOE em Valência, com Pedro Sanchez como protagonista.

Publicado em 28/04/2019 - 20:01

Por Agência Brasil* Brasília

Com 99,41% dos votos contados na Espanha, o Partido Socialista Operário da Espanha (PSOE) soma 123 deputados. A legenda Unidos Podemos conquistou 42 assentos. Ambos têm 165 deputados, longe da maioria absoluta de 176. A coalizão de esquerda precisará do apoio de outros partidos para governar.
O bloco da esquerda venceu a coalizão de direita e extrema-direita, que ficou ainda mais longe da maioria, com 147 deputados. O Partido Popular (PP) obteve o pior resultado da história, com 66 cadeiras. O Ciudadanos, partido de centro-direita, conseguiu 57 assentos. A legenda de extrema-direita Vox estreou no parlamento, com 24 deputados.

No discurso da vitória, o atual primeiro-ministro e líder socialista, Pedro Sánchez, deixou recados. Ele afirmou que trabalhará por liderança pró Europa e uma Espanha unida sob a Constituição.

Sánchez só poderá governar com alianças. O líder do Unidos Podemos, Pablo Iglesias, quer ser vice-presidente do governo. O Podemos foi o maior apoiador dos socialistas na legislatura anterior

O peso dos independentistas e nacionalistas moderados catalães será determinante. Isso porque diversos membros do PSOE deixaram claro que não desejam aproximar-se de Albert Rivera, presidente do Ciudadanos.

O presidente do Ciudadanos, Albert Rivera, felicitou Sánchez e deu como fato consumado que os socialistas e o Podemos de Pablo Iglesias formarão governo.

Fragmentação

Pablo Casado, líder do PP, falou ao mesmo tempo que Pedro Sánchez e afirmou que o resultado do seu partido foi “muito mau”, culpando a “fragmentação da direita”. Ele citou “ataques recebidos nos últimos dias de campanha”.

O líder popular afirmou ainda que iniciou uma “reflexão sobre os resultados”. “Sou uma pessoa que não foge às responsabilidades, o resultado foi muito mau”, afirmou. “Ao PP, agrada-lhe ganhar e gostar de vencer sempre e há várias eleições que o nosso resultado eleitoral tem vindo a piorar. Vamos pôr-nos a trabalhar desde já.”.

“O eleitorado de centro-direita deve perceber que um voto fragmentado beneficia apenas um governo de Pedro Sánchez”, concluiu Casado, numa referência ao Ciudadanos, que quase igualou o PP no resultado da votação.
Casado felicitou Sánchez pela vitória por telefone, antes de se dirigir aos apoiadores.

Direita derrotada

O grande derrotado foi o Partido Popular, que, em 2016, conseguiu 137 cadeiras e, agora, apenas 66. O Cidadanos, também de direita, que nasceu em 2013 junto com o Podemos, que é de esquerda, praticamente alcançou o PP. Com os resultados deste domingo, o Cidadanos se tornou o terceiro partido espanhol, já muito próximo do PP. O quarto é o Podemos, que foi o terceiro nas últimas eleições.

0 comentários:

Postar um comentário